sábado, 25 de fevereiro de 2012

Toinho - Chega de Saudade.

                 "Vai minha tristeza e diz a ela que sem ela não pode ser"... Ouvi ainda garoto esta linda melodia, recém-gravada por João Gilberto, cantada pela alegria de dois jovens recém-chegados a Caririaçu, vindos do Rio de Janeiro. Apaixonados, via-se pelos olhares e a alegria do estar juntos. Falo de Toinho e Myriam, meus tios, casal de namorados, era o que mostravam ser.
                As férias dos dois enchiam de alegria os corações de meu pai e de minha mãe, que os recebiam com toda nobreza que os dois mereciam.
                Agora estou no Sítio Flor, era aqui que eles ficavam sempre que podiam, Toinho matando as saudades da sua infância. No açude de baixo pescava e nas matas do Taquari se adentrava portando uma espingarda em busca de caça. Apenas uma forma de pisar o chão que o viu nascer, beber da frescura do ar que varria suave seu coração de menino saudoso.
                Fiquei sabendo pela voz de Tevinha que você partiu cara amiga Myriam e a primeira lembrança que me visitou foi a que você viveu aqui no Flor, numa das primeiras visitas à nossa terra. Voltei-me para o quintal da minha casa e sob os ramos do pé de oliveira comecei a cantar vai minha tristeza e diz a ela que sem ela não pode ser... Você de vestido branco, rodado, rindo, só alegria, dançando este samba que aprendi com vocês num tempo lá atrás. Cantei até o final, vamos deixar este negócio de você viver sem mim...
                Foi esta a prece que te ofereci. Um buquê de Cana Fístula amarela, cor de ouro, numa árvore logo ali na cerca que chega até o açude das queimadas é um presente que te ofereço neste instante. O canto de uma rolinha “fogo pagou” toca meu coração e me faz lembrar as saudades vividas por Toinho, do Flor e agora de você também...

Um comentário:

  1. CARO WAGNER, ACABEI DE ENTRAR NO FACE E TOMEI CONHECIMENTO DO OCORRIDO. LAMENTO PELO AMIGO, E TENTO COMPREENDER O QUE VOCÊ ESTÁ PASSANDO, POIS, COMO VOCÊ BEM REGISTROU NA SUA HOMENAGEM O FLOR DEVE SER O LUGAR ONDE VOCÊ MELHOR PODIA RENDER A BONITA HOMENAGEM AQUELA CATIVANTE MULHER QUE TIVEMOS OPORTUNIDADE DE CONHECÊ-LA. AGORA ELA É MORADORA DOS LUGARES QUE O PAI RESERVA PARA OS FILHOS QUE ESTÃO VOLTANDO.

    ResponderExcluir