sábado, 1 de outubro de 2011

BOM DIA !

Bom Dia!
A beleza é uma busca interior e ela acontece para você através da meditação. O belo é um estado da alma. Como apreciar a beleza se não há um referencial interno? A prática da meditação remove as impurezas, os lixos, faz uma faxina interna e o diamante volta a brilhar. O diamante reflete toda beleza exterior. A vida assim tem um grande significado e um agradecimento à Existência vem naturalmente, como resultado de uma grande integração.
Muita luz é o meu Bom Dia.

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Cuidado! Não confie em todo mundo!

      É bom estar com você e confidenciar o que se passa nas profundezas de minha alma. Apesar da expressão, meus sentimentos mais nobres estão à flor da pele, não escondo nada, para que? A beleza deve ser compartilhada e da conta de todo mundo, só assim poderemos ajudar a construir um mundo melhor.
           Dizer da minha alegria, abrir o meu sorriso, mergulhar em você através do olhar, alma com alma, me faz mais vivo e só assim sinto vida em você também. Falo do olhar porque as pessoas, em geral, têm medo de se dar através deste sentido. É mais fácil se dar as mãos. Mesmo no se dar as mãos somos muito econômicos. Uma mão fria, folgada, sem qualquer calor humano. Também não apertar demais, sentir a mão um do outro de forma carinhosa. 
             Como é difícil estar com o outro, é quase impossível um verdadeiro encontro, natural, distante dos tabus que assimilamos no decorrer da vida. Não somos seres naturais, negamos até um sorriso, nos escondemos por trás de uma máscara que nos custa muito conduzi-la na face e mostrar para os outros, mas é o que nos foi ensinado. Cuidado! Não confie em todo mundo! Foi assim, com estas simples palavras, que nos afastamos um do outro e de nós mesmos.

B O M D I A !

Bom Dia!
      Gosto de conversar com você logo bem cedinho. Infelizmente, estou com minha vida dividida entre duas moradas - Caririaçu, minha residência definitiva e Juazeiro do Norte, onde meus filhos estudam. Infelizmente minha cidade natal continua com o nível educacional muito baixo, não temos escolas de qualidade. Quem quer o melhor para seu filho, uma educação formal mais sólida, tem de buscar recursos nas cidades maiores do cariri.
      Hoje amanheço em Caririaçu, aliás, estou aguardando o dia clarear dando o meu recado matinal. "O significado da Vida", editora Thesaurus, é um livro famoso do escritor hindu Rabindranath Tagore, Prêmio Nobre de Literatura. Gosto dos indianos, estive com eles por duas vezes, convivi seis meses com aquela gente. A prática da meditação me levou até à Índia para conhecer de perto seus métodos, suas vivências. É deste autor o trecho que transcrevo abaixo, de muito significado para nossa vida.
      Na Índia antiga, a concepção era diferente. O homem e seu mundo estava absorvidos por uma única e grande aspiração: conseguir a harmonia entre o homem e o universo. Este pensamento estava acima de tudo, já que não seria possível uma autêntica comunicação com o orbe circundante se antes não lhe fosse este inteiramente familiar.
      Para o homem hindu, o essencial é encontrar-se em plena harmonia com a natureza. O pensamento é possível porque o espírito está em boas relações coma as coisas que o cerca. Se as forças naturais nos ajudam é porque o poder do homem está em harmonia com os poderes universais.
      No ocidente, essa finalidade pertence aos animais e aos seres inanimados, como se existisse uma estranha solução de continuidade no princípio de toda natureza humana. Para o homem ocidental, tudo o que é inferior é natureza e o que leva o selo da perfeição é o humano. É como se colocassem o botão e a flor em duas hierarquias diferentes, como produto de forças distintas.
       Brindo a você, nesta manhã, com palavras de tão elevados significados. Um grande abraço.
      

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Caminhada meditativa...

Assim vou ficando mais calmo e pronto para ir adiante. 
Cada passo vem atrás do outro e me diz da caminhada, do quanto estou consciente, só precisa atenção.
O pé toca o solo bem devagar, sentir a pisada, o peso sobre o piso, a pressão.
Soltar o passo, folgar o pé, suspendê-lo bem devagarinho, muita atenção, viver a passada.
Caminhar assim traz tranquilidade, suavidade, sintoniza com a paz interior.

Entender Osho ... É quase impossível...

          Entender Osho dentro dos nossos padrões de entendimento da vida, dos padrões que  recebemos dos nossos pais, dos nossos educadores, da sociedade em que vivemos, é quase impossível. Um Mestre nos mostra o caminho da liberdade, da realização do ser na sua natureza mais primitiva, mais original. Isto é muito difícil de se conceber. A verdadeira liberdade é conhecida de muito poucos, dos mais ousados, dos que foram além do estabelecido.
         Num dos assuntos mais polêmicos, o sexo, onde nossa natureza foi mais violada pelos velhos costumes, ele surpreende por tratar este tema com muita naturalidade, e o sexo natural foi muito condenado. Compartilho com você leitor do Ser Livre uma Pepita de Ouro do Mestre Osho.
         Por que não criar uma vida em que o sexo não traga experiências amargas, ciúmes, fracassos; em que o sexo se torne simplesmente diversão - nada mais do que qualquer outro jogo, simplesmente um jogo biológico?
         Você joga tênis; isto não significa que por toda a sua vida você tenha que jogar tênis com o mesmo parceiro.
         A vida deveria ser mais rica. Somente um pouco de compreensão é necessária, e o amor não será um problema, o sexo não será um tabu.(Osho Times Internacional, vol.2, número 10, Dezembro 1991).

Vamos criar a CCMEF, sugere Ruth de Aguino...

         Às vezes não quero mais ler revistas, ouvir noticiários, vê os jornais televisivos, melhor me alienar. São tantas notícias ruins, tanta violência, desvios do dinheiro do contribuinte, desmandos políticos. Isto tudo me assusta, quero sair de perto, viver um outro mundo, o mundo feliz do meu imaginário.
        Mesmo assim, ainda assino algumas revistas semanais, faço uma filtragem daquilo que mais me interessa. Na revista Época de 5 de setembro último, vi, na coluna Nossa Antena, de Ruth Aquino, um apelo seu para criação da CCMEF e achei interessante.
           Assim ela se expressa, logo na chamada inicial: 
        "Quem falar que resolve a saúde sem dinheiro é demagogo.  Mente para o povo" Dilma está certa. É urgente. Em lugares remotos do Brasil, hospitais públicos são mais centros de morte que de cura. Não é possível "fazer mágica" para melhorar a saúde, afirmou Dilma. Verdade. De onde virá a injeção de recursos? A presidente insinuou que vai cobrar de nós, pelo redivivo "imposto do cheque". Em vez de tirar a CPMF da tumba, sugiro criar a CCMEF: Contribuição dos Corruptos Municipais, Estaduais e Federais.
           Vale a pena ler toda matéria. É muito bem bolado.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Agradecer à vida...

               Gosto de consultar o Tarô Zen de Osho. Hoje ele me deu uma dica bem de acordo com o momento que estou vivendo. Quero compartilhar com meus amigos e agradecer à vida...
              

             "Observe as ondas no oceano. Quanto mais alto a onda sobe, mais fundo é o sulco que a segue. Em um momento, você é a onda, no outro, você é o sulco que se forma atrás. Aproveite ambos -- não fique apegado apenas a um deles. Não diga: "Eu gostaria de estar sempre no auge!" Isso não é possível. Encare simplesmente o fato: não é possível. Isso nunca aconteceu, e nunca irá acontecer.   É simplesmente impossível -- não faz parte da natureza das coisas.  Então, o que se pode fazer?
Desfrute o pico enquanto ele durar, e depois desfrute o vale, quando ele vier. O que há de errado com o vale? O que há de mal em estar em baixa? É um relaxamento. O pico é uma excitação e ninguém pode viver o tempo todo em estado de excitação."
Osho Returning to the Source Chapter 4.
http://www.osho.com/Main.cfm?Area=Magazine&Sub1Menu=Tarot&Sub2Menu=OshoZenTarot

Os dois num só...

 Quero estar com você neste momento,
quero te dar as boas vindas, te tomar nos braços...
Quero somente estar, com você, te sentir, me sentir.
Assim, com as presenças se encontrando,
tudo vai acontecer e seremos os dois, num só.

 

B O M D I A !

Bom Dia!
               Amanhecer é mais uma qualidade interna do que um tempo físico. Amanhecer no tempo começa com a terra expondo sua face para o lado do sol, uma claridade chegando aos poucos, se definindo logo mais com os primeiros raios solares banhando o lado do planeta onde nos encontramos. O amanhecer interior segue junto, vibra com a chegada suave da luz, clareando nossas ideias, despertando o novo dentro de cada um. Há uma vibração em toda natureza, um despertar coletivo, os pássaros cantam de alegria, assim fazem os outros animais, cada um à sua maneira. Tudo é um só despertar, um só amanhecer, sempre renovado.
                É bom quando estamos abertos à alegria do amanhecer.


domingo, 25 de setembro de 2011

Você é uma delas...

Um Ser Livre, nunca vai estar livre na totalidade, é mais uma caminhada em direção a. Enquanto houver uma prisão a nível mental, a liberdade não atingiu sua plenitude. Um Ser Livre real não vai sair clicando cada letrinha para passar para você uma mensagem, contar uma piada, falar sobre coisas mundanas. Isto casa bem comigo, que na busca do silêncio interior, vou fazendo um barulho danado, com palavras ditas com o fim de divertir a mim mesmo, achar uma ocupação e quem sabe, divertir mais alguém que está no mesmo barco.
O que é Ser Livre, não sei, não cheguei lá. Cultivo a intenção da verdadeira liberdade, caqueando no escuro, quem sabe não foi lá que perdi a agulha! A caminhada é divertida e tenho encontado pessoas interessantes ao longo do caminho. Você é uma delas.

Jovens, é tempo de Rock in Rio... Curtam!

          É tempo de Rock in Rio, a segunda edição. Meu pai era músico, e muito conservador. Gostava das músicas da velha guarda - samba, chorinho, valsa... Não aceitava a modernidade musical dos anos sessenta, a MPB, a revolução jovem da música. Detestava Roberto Carlos, dizia: isto não é música. Ele insistia para que ouvíssemos chorinhos e eu gostava muito. Até já falei deste tempo para vocês, do tempo da Bandinha de Altamiro Carrilho.
         A chegada do rock para ele foi então um arraso, como se fala hoje. Um verdadeiro crime musical. Importação de um lixo musical. Coisas de americanos. Americanizaram a nossa música, dizia. Nunca aceitou. Eu concordava com ele e gostava mais de dançar juntinho com a garota, também era uma grande oportunidade de dar uns amassos nas meninas. Era gostoso. A música do meu tempo de jovem era o bolero, ritmo latino muito sensual. Uma dança muito romântica, roçando nos cabelos da amada, sentindo seu aroma. 
         O rock veio quente, mas a dança era afastada, separava os casais, dançava-se em grupo, a dança grupal. Muita energia, loucura, jogava-se para fora todas as energias negativas, as loucuras mesmo. Tenho um filho de dez anos que está muito sentido por não poder estar no Rio para este grande festival. Vivo também este tempo e sei que é bem do momento. Aos jovens de todo Brasil só tenho a dizer: vivam o seu tempo e curtam pra valer.
Bom Dia !
Nunca pensei que chegasse um tempo em que a maioria de meus amigos fosse virtual. É, mas chegou, estou aqui clicando cada letrinha para dar o meu bom dia para você.
Quando eu tinha 14/15 anos, e isto foi um dia destes, por volta de 1958, eu achava que não chegava vivo ao ano 2000. Era uma data tão distante! Não tínhamos televisão, pelo menos nos limites do meu território. Estava começando a febre do rádio a pilhas. Neste mesmo ano tenho a lembrança viva de que ouvi pelo rádio a transmissão da copa do mundo e foi neste ano que fomos campeões pela primeira vez. Minha imaginação voava a mil com os jogadores pequeninos dentro daquele pequeno aparelho. A gente era mais boba do que a juventude de hoje, um garoto de 15 anos ainda era virgem. Estava iniciando os primeiros olhares, os hormônios estavam começando a circular no corpo todo desconjuntado de um adolescente. Os peitos inchados, uma vergonha!
Amigos virtuais, fico feliz de estar vivendo esta era com vocês. Ainda conservo o velho hábito de dar as mãos aos amigos de carne e ossos e me despedir num grande abraço. Tenham um maravilhoso dia. Abçs. (acho que é assim que se abraça na internet).