sábado, 30 de julho de 2011

Ser, é isto...

Ser Livre é saborear o viver em toda sua dimensão. Isto é quase impossível, mas deve ser tentado.
Abraçar o momento presente, o único possível de ser abraçado, vívido.
Fazer cada coisa observando todos os detalhes, botando a consciência no fazer.
Ser, é isto...


Viver de mãos dadas, isto é amor...

Querer viver e deixar ao outro viver também.
Uma vida assim é individualidade compartilhada, própria de pessoas inteligentes, prontas para assumir sua parte.
Estar com o outro e respeitar seu espaço, abrir-se a um viver de mãos dadas, isto é amor.

Pouso de leve no sentir que agora é...

Pouso de leve no sentir que agora é. Um instante saudável permeando tudo em volta.
Arrumo a casa, cuido para que tudo se esmere e uma paz se assenta dentro de mim.
Coisas assim me lança no alto, me sinto vivendo na última dimensão, própria dos afortunados.
Uma leveza deslizando macio me conforta, me faz uno com a paz maior que a tudo assiste.

Paródias da vida quase real...dois

          Quase passada de tanto sofrer, triste pelos cantos, Helena não sabia mais o que fazer. Até mesmo a curva da estrada foi aos poucos sendo esquecida, raramente se dava o direito de lançar seu olhar naquela direção. De coração machucado, se refazendo aos poucos do golpe sofrido, deixou que a vida fizesse dela o que bem entendesse, se entregou como se costuma dizer.
          De semblante caído, palidez estampada na face, visivelmente abatida, cuidava dos afazeres da casa, quase de forma distraída, como se não estivesse viva. E não estava mesmo, parecia mais vegetar. Comia muito pouco, beliscava apenas o suficiente para cumprir com a obrigação, o costume. Sua mãe se compadecia do estado da filha e nada podia fazer.
         - Não foi falta de conselhos, aquele sujeito não presta, é costume dele fazer mal as moças e abandonar depois. Eu te falei, você não me ouve! Dizia sua mãe passando a mão na cabeça da filha, num abraço fraternal, próprio de quem já passou pela mesma situação. Certa vez segredou com uma amiga sobre um caso vivido no passado e sem querer Helena ouviu o cochicho das duas.
         Um problema dessa natureza pode estar acontecendo do lado da sua casa, na sua casa mesmo e você, muitas vezes, nem se dá conta. Ocupada com pequenas coisas, seu mundinho particular, satisfeita com o pouco que acontece com você, passa do lado sem querer se envolver e nem mesmo uma palavra amiga sai em direção ao outro. É melhor não se envolver. É correto agir assim?
         Deixo com você a resposta.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Uma flor silenciosa é minha companhia...

Aos poucos vou ficando só,
o coração é apenas um cais vazio,
nenhuma embarcação.
Dia após dia uma emoção me tomava por inteiro,
dava conta de uma paixão, me queimava todo.
A paz me vem, me acalmo.
No canto uma flor silenciosa é minha companhia.

Dê uma virada, isto é indispensável...

          Não espere grandes coisas da vida, se satisfaça com as pequenas coisas, vá juntando cada momento de alegria, de satisfação e aos poucos você vai enchendo a cesta do prazer.
          Relembre os momentos de felicidades já vividos e faça seu coração mais vivo. Um coração vivo, vibrante, bem alimentado de prazer, dificilmente terá suas artérias comprometidas. O sangue que ali circula leva consigo o elixir da vida, capaz de remover qualquer mazela.
          Se é difícil viver como você está vivendo, procure mudar de vida, sair do sério. Se comprometa apenas com o lado vital de sua existência.
          Dê uma virada, isto é indispensável...

Paródias da vida quase real...

          
          Depois do adeus você não mais retornou. Momentos de espera, angustiantes momentos, muito sofrimento. Quantas vezes lancei o olhar esperançoso em direção à curva da estrada e um vazio me partia o coração pois sabia que tu não mais pisaria nosso chão.
        Ainda guardo o prateado luar como um manto que nos envolveu no derradeiro encontro. Eu não esperava que tão emocionantes instantes fossem os últimos momentos de um amor que parecia eterno.
        A vida nos prepara surpresas desagradáveis ao longo da caminhada. O amor não deveria ser um sentimento tão frágil, tão dependente de uma outra pessoa para acontecer na totalidade. Ainda desconheço o amor transcendental, o amor incondicional, este que só depende de mim mesmo. O amor que é só doação sem receber nada em troca. Existe mesmo um amor assim?
        Não sei não! E se existe, não dá pra chegar nesta fonte amorosa sem antes passar pelo amor carnal, o amasso, este que jorra no encontro de dois corpos se enroscando um no outro, este que vivemos nos últimos encontros que tivemos no gramado do jardim. Só nós dois e a ingenuidade da noite. Um amor assim só com você e mais ninguém, por isto meu desespero, meu sofrimento.
        Meu coração... O que faço dele agora? Se não é para te amar, pra que deixá-lo palpitar? Não, não sei. E não quero vê-lo chorar em desespero quando o seu destino é puramente amar. Me recuso, não sei o que fazer.

Só as boas, das boas.

          "Cratinho de açúcar, tijolo de buriti" diz uma canção que ouvi faz tempo na voz de Luiz Gonzaga. E ele morava aqui pertinho, subindo a Chapada do Araripe, cidade de Exu em Pernambuco a 42Km de distância.
          Crato do meu passado, garoto cursando o científico no Colégio Diocesano, nos idos de 1960/62. Tímido, com medo de tudo, sou mais feliz agora. Estou mais assentado na vida. Levando até você o que se passa comigo e quem sabe não vai bater com o ritmo do que você está vivendo agora...
          Crato dos banhos nas suas nascentes, no pé da serra, água cristalina. A gente ia num minúsculo ônibus de madeira, a caixa de fósforo, como era conhecido.  Até o Lameiro, uma subida só, bem devagar, quase parando. Oi moço! Vou descer aqui.
          Crato da Praça Siqueira Campos. À noite um passeio olhando as meninas passando de braços dados umas com as outras, distribuindo olhares, sorrisos, encontros com direito a se dar as mãos. Se desse certo, um filme no cine Moderno.
          Crato da feira. Tinha de tudo, no primeiro dia da semana, ponto de encontro de gente de toda redondeza. Piqui, goma, farinha, rapadura, frutas da estação, uma bicada com os amigos no bar em frente.
          Crato, estou aqui hoje, matando saudades, relembrando as coisas boas aqui passadas. Só as boas, das boas.

             

Que a paz no coração equilibre o seu momento...

Hoje está tudo muito lento. Ou será que eu é que estou apressado? Quase não acho o ponto de interrogação aqui do teclado. Há dias assim... É melhor parar e dar um tempo. Observar...
Esta é a atitude correta. Observar...
Tomo uma respiração profunda... mais outra... o ar entrando pelas narinas... o ar saindo pelas narinas... mais uma vez. Assentar a poeira... A calma brota e o ritmo se equilibra. Agora retomo a caminhada.
Posso dar a você o meu BOM DIA.
Que a paz no coração equilibre o seu momento, acompanhe você por todo o dia de hoje.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

E o Ser?

Havia dentro de mim alguém insatisfeito,
com muita sêde, não sabia porque.
Dentro de mim este alguém gritava,
sacudia, não me deixava em paz.
Quando tudo me bastava, me sentia realizado,
este alguém dizia não, ainda é pouco, vá adiante.
Sem saber porque fui me perguntando,
me questionando, seria só isto mesmo?
Comer, dormir, sonhar, acordar, ter...
E o Ser?

Sou todo gratidão...

                 Hoje é dia de agradecimentos, meu coração está vivendo um momento assim, gosto de satisfazê-lo porque assim ele sossega e se enche de felicidades. O agradecer é uma qualidade nobre e digna de ser cultivada por todos nós. Ser grato a tudo.
               Meu agradecimento agora é para meu primo e grande amigo Jairo Borges. Devo a ele a existência deste blog Ser Livre. Ele me incentivou muito e até pediu ajuda de seu filho Wendell, que domina bem a informática e que conduziu os primeiros passos para a criação do blog.
              Compartilhar com as pessoa o que se passa dentro de mim, postar mensagens para alegrar a vida, poemas inspirados no viver cotidiano, passagens interessantes e outra bobagens que me ajudam a passar os dias, é muito gratificante e mudou muito minha vida nos últimos dois meses e meio.
             Por tudo isto meu amigo, sou todo gratidão.

Meu pai foi músico e boêmio...

               Meu pai foi músico, teve alguns professores, entre eles o Padre David Moreira do Ginásio do Crato, hoje Colégio Diocesano do Crato. Com ele estudou violino. Era um violinista e tanto! Tocou também o Banjo, um instrumento de cordas (foto abaixo). Dominava tão bem o instrumento que ficou conhecido no Ceará, no meio boêmio de Fortaleza e do Cariri, como Pedro Banjo. Tocou também clarinete, saxofone, bandolim, cavaquinho e, nos últimos anos de sua vida, se divertia com um teclado, onde dedilhava sonoramente as melodias do seu tempo que mais gostava.
               Quando solteiro teve várias namoradas, garotas que muitas vezes se apaixonavam pela beleza das músicas que ele graciosamente executava nos mais variados instrumentos. Uma delas, que também não se encontra mais entre os seres viventes, chegou a compor algumas músicas com ele. Ela fazia a letra e ele fazia a música. Ela morava com a família em Juazeiro.
             Meu pai, já próximo dos noventa anos, me confidenciou alguns momentos vividos por ele e esta sua namorada em Caririaçu, Juazeiro e Crato. Foi uma grande paixão de sua vida. Minha mãe morria de ciúmes e mesmo na idade avançada não queria ouvir falar sobre o assunto. As nossas conversas eram às escondidas.
            Chegou a cantar para mim a música "Saudades de São Pedro" cuja letra compartilho com vocês, pela beleza do amor tão emocionantemente vivido pelos dois.

Eu e você
O luar no céu estrelado
O amor entre nós dois e depois
Só saudade ficou e nada mais
Assim, só que eu e você
Ouvindo as estrelas
E fitando para a lua
Em você ficando a imagem minha
E em mim a imagem sua.

Quando eu me for embora
Vou chorar muita saudade
Deixando esta terra
Deixo a felicidade
São Pedro é do céu
É terra do amor
Quando eu me for embora
No meu peito fica a dor.

Longe daqui eu vivo a chorar
Pedindo a Deus do céu para voltar
Terra deliciosa, bela e feiticeira
Ó vila magestosa
Em serra altaneira
Quando eu me for daqui
Chorarei de saudade
Só quando eu voltar
Terei felicidade
Meu São Pedro.

Mel com Farinha, meus agradecimentos...

Um muito obrigado ao Mel com Farinha por palavras e sentimentos tão profundos ao comentar postagens do Ser Livre.Um agradecimento por tão amáveis considerações. Costumo acordar cedo e logo que desperto, quase sempre faço minha primeira postagem do dia. Mente fresca, coração aberto à vida, pronto para estar com vocês. Quando criança meu pai acordava as quatro da matina, balançava o punho da minha rede dizendo, tá na hora! Hora do banho no açude, pertinho de casa, água morna nesta hora da manhã. Eu adorava! Madrugada ainda escura, entrava na água aos poucos, tentando acertar a temperatura do corpo com a da água. Em seguida um gostoso mergulho e daí em diante um banho pra valer. O banho dele era mais demorado com direito a sabonete e uma toalha que minha mãe já deixava no encosto da cadeira antes de ir se deitar. Depois que ele se enxugava é que eu pegava a toalha e levava comigo. Subíamos uma pequena ladeira e íamos tomar o café com leite e tapioca com manteiga da terra. Antes passávamos no curral do gado para pegar o leite e se demorar um pouco para ver o movimento. Alguns bezerros já mamando, outros aguardando num outro curral a sua vez. Badalar de chocalhos e quando a manhã começava a clarear o canto dos pássaros animava nosso novo dia. Acordar cedo para mim é um costume saudável que aprendi com meu pai. Obrigado pai... guardo boas lembranças suas... Que agora compartilho com meus amigos.

Meu bom dia... Um sorriso...

Meu bom dia está chegando um pouco mais tarde é que hoje fiquei mais tempo comigo mesmo ao despertar. A conversa com meu corpo foi mais demorada. Gosto de sair da cama com o sorriso interior desperto e a face brilhando de alegria. Só assim estarei preparado para dar a você o meu Bom Dia.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Compartilho com vocês as palavras de Osho...

               Sou abençoado por ter encontrado neste plano terreno um Mestre que me mostrou o caminho, me deu e me dá indicações e que tive a felicidade de estar junto Dele quando deixou o corpo. Isto aconteceu em 1990, em Puna na Índia. Estou me referindo a Osho, de quem sou discípulo desde 1988 e de quem recebi o nome sânias: Swami Arpana Gyan.
              Compartilho com vocês Suas palavras,

"O homem religioso sente gratidão, imensa gratidão. Pelo simples fato de ser, ele é grato.
E uma vez que você começa a sentir gratidão há mil e uma coisas para sentir gratidão.
E quanto mais você se sente agradecido mais dádivas vão chegando. Muitos presentes não nos alcançam devido a nossa mente queixosa. Se essa mente queixosa for posta de lado todas as estrelas são nossas e todos os mistérios que a existência contém são nossos." (OSHO)

Sarastes minhas feridas...

Sou agradecido aos cuidados que tivestes comigo.
Sarastes minhas feridas, carregastes comigo um pesado fardo.
Estivestes atenta às minhas vontades,
estivestes sempre ali, atendendo a todas.
Sou grato à tua presença, quando faltei com a minha.
Sinceramente, agradeço aos gestos tão amorosos que me dedicastes.

Abrir um espaço vital no ser sentir...

               Gosto de compartilhar com vocês o que se passa comigo. E o que se passa é presente, um instante eterno. Um valsear na Existência, meu lar, a morada do efêmero. As mãos passeiam suave sobre o teclado e os dedos vão apertando as teclas desenhando palavras de um sentir inexpressível.
               Quizera olhar nos olhos de cada um, mergulhar no vazio da alma, me dissolver por completo. Não ser mais, apenas um silenciar.
               Permita-me chegar até você, tocar seu coração, abrir portas e janelas do seu viver, iluminar cada espaço dentro de você, pura compaixão. Nenhum retorno, apenas um doar-se incondicional.  Uma comunhão assim nos faz um só.
             Permita-me chegar assim até você, dissolver todas as amarras, abrir um espaço vital no ser sentir.

E Deus é amor...

Deus nos deu os olhos para vê-Lo
          através dos olhos do outro.
Nos deu as mãos para tocá-Lo
          através das mãos do outro.
Os ouvidos para ouvi-Lo através
          da música criada por seus semelhantes.
Deus nos deu o outro como
          companheiro, para nos mostrar
                   uma pequenina chama amorosa.
E Deus é amor...

Toco tuas mãos, me entrego...

Olhos de criança penetrando espaços nunca visitados, me  descobrindo.
Olhar no meu, você chegando, rompendo amarras, me fazendo vivo.
Olhos assim me vira às avessas,
me deixa de pés descalços, me vejo na corda bamba.
Sem rumo, vislumbro a eternidade, o caos,
você em mim sem qualquer mistério, uma viagem no desconhecido.
Musa, flor, perfume penetrando,
me perpetuando, não me contenho em formas,
toco tuas mãos, me entrego.

Seguir...seguir...seguir... Sem retorno...

Ser com a alegria, estado da alma plena, transbordando de prazer. Um estado de ser, pura suavidade. O mundo para, se entrega, se integra ao momento presente.
Ser assim, cultivar este existir, cuidar para que se torne eterno. É o caminho de cada peregrino. Pés descalços, colados ao chão, sentindo a maciez da terra, ser com o natural que somos.
Seguir...seguir...seguir... Sem retorno...

E se eu não achar o caminho de volta?

              Não sei o que dizer, me falta palavras para expressar seja o que for, a vontade maior é simplesmente me calar, sentir o silêncio dentro de mim. Um música ecoa e me diz da beleza, do êxtase, me faz preencher o espaço silencioso de uma melodia suave, me fazendo transpirar felicidade.
             Olhos  úmidos agora, um conforto cuidando de mim, me fazendo conhecer a vida em toda sua expressão. Não há como voltar ao cotidiano, tudo me completa e me diz para seguir adiante.
             E se eu não achar o caminho de volta?

As portas de um novo dia...

As portas de um novo dia estão sempre abertas.
Um novo chegar, pouso duradouro o instante mostra,
se perde no efêmero.
Luz afastando a noite que se despede silenciosa,
após acolher o corpo,   repouso, depois de uma longa caminhada.
A água cristalina banha os pés,
lava as marcas deixadas pelo rastro que ficou na estrada.
Portas e janelas são agora meu horizonte,
se perde na distância, diz das manhãs, das tardes, das noites, da vida.


Viver para morrer, morrer para viver...

Amigo, Amigão...
Você me chamou pra perto,
me entreguei todo.
Viver com Você é vida plena, com certeza, a única possível.
Viver para morrer, morrer para viver,
Você me diz.

Um riso, uma paz, felicidade...

Um sorriso, brotou do meu rosto.
Meu convidado acaba de chegar.
Sua presença noto logo.
Um riso, uma paz, felicidade,
É o que Ele me traz.

Tua morada...

A doçura do Teu alimento é meu almoço.
Um prato branco, um garfo, uma faca...
A toalha cobre a mesa, o Teu altar.
Agradeço Senhor por mais esta refeição.
Presente Teu, presente no meu corpo,
Tua morada.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Se Toque...

* Cada palavra se desmancha. Cada dor, cada alegria segue junto

* Sorriso, é uma coisa que brota.

* A manhã, o amanhecer, em cada um, um mistério.

* Confiar, acreditar que há uma mão estendida em minha direção.

* Desço as escadas. O porão, agora iluminado, é um espaço novo.

O mundo, este nosso desconhecido, é tão misterioso!

O mundo, este nosso desconhecido, é tão misterioso!
A guerra começa dentro de nós mesmos. São tantos desencontros!
Batalhas travadas constantemente a nível mental, pensamentos contraditórios, desarrumados, descontrolados...
Os sentimentos não se afinam, são de toda natureza, cheios de altos e baixos.
Os relacionamentos se dão quase na totalidade nestes dois níveis. Imaginem!
Se são duas pessoas envolvidas, a confusão aí se estabelece. São dois pensares e dois sentires.
Vocês conseguem imaginar?
Ir além destes dois níveis, buscar um espaço novo dentro de você, livre da dualidade, é o único caminho para um relacionamento saudável. Pelo menos entender o que está acontecendo nestes dois níveis dentro de você é um bom começo.
Se você é capaz de estar consciente do que se passa no seu interior e parte para um relacionamento com o outro, mesmo que este outro não esteja consciente do que acontece consigo mesmo, o encontro pode se dá de forma mais amena, mais suave.
E se os dois são plenamente conscientes de suas verdades?
O encontro será silencioso, nenhuma palavra, um só sentir acontecerá, pleno de prazer.
Imagino...


Que caminho te agrada mais?

Coragem pra viver, coragem pra expressar a vida, coragem para ir além de si mesmo.
Um viver seguindo a mesma rotina, segura, toda certinha. Tudo planejado e cumprido dentro da risca.
Que caminho te agrada mais?

Vivo...

Um silenciar me acorda do sono inconsciente. Um momento assim preenche tudo, vivo.

Ser Livre é mesmo especial, a única forma viva de se viver...

Um bom dia carinhoso para você que nesta manhã visualiza Ser Livre e para você que é um fiel seguidor. De vez em quando passo o mouse sobre a foto de cada um de vocês e através do nome que logo se destaca, faço silenciosamente um agradecimento e me pergunto: por que você segue meu blog? O que estou dizendo, que de certa forma cativou sua atenção? No fundo, algo silencioso, sem palavras, me dá a resposta e este retorno me satisfaz plenamente. Vou continuar caminhando por esta trilha, descobrindo e fotografando para você cada instante inusitado dos meus sentimentos. Deixar sair as palavras uma a uma, letra por letra e bordar no seu coração um lençol bem bonito para agasalhar carinhosamente seus sentimentos, uma toalha bem bonita, colorida, para você se deitar sobre ela, relaxar e dizer pra você mesmo: sou feliz, mereço este descanso, Ser Livre é mesmo especial, a única forma viva de se viver.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Uma música, recordação, um tempo que se foi...

          Uma música, recordação, um tempo que se foi, se diluiu num espaço, lá atrás. Um dia que se foi e uma música que ficou guardada, lembrança viva de um grande amigo. Amigos, era o que dizíamos um ao outro, e tudo se foi.  Agora uma música me faz recordar este tempo.
         Filhos recém chegados, crianças brincando, unidas, fazendo-se amigas também. E aí o tempo nos afastou, a nós e às crianças e deixou um vazio enorme, e esta música me faz lembrar. O que é este mundo? O que é a vida? Por que estamos aqui? Por que estes encontros e desencontros? Haverá possibilidades de uma união maior? Estou desgarrado, sofrendo neste instante. Uma nuvem que passa, esta música me diz, é tudo.
       Uma lágrima solitária, assim como eu, rolando, rolando... Úmido dentro de mim também, é a música lavando recordações num espaço já visitado outras vezes quando toquei profundamente meu viver. E a vida me diz muito, quando estou a escutar.
        Oh Grande Deus! Este universo é todo Teu e me sinto agora afastado de Você. Uma luz em minha direção e minha escuridão se ia, se ia... Volto à música e ela me faz mais calmo, uma suavidade chegando, me aproximando de Você, meu Deus. Infinito é o Teu amor e me faz compreender o quão é insignificante tudo isto diante da Tua grandeza.
        Me faço pequeno, me faço uma simples gota, aquela lágrima que agora é um suave sorriso colorindo minha face. Tua luz me faz ver a nobreza do Teu Amor. Não sou mais...

A preocupação com tudo em volta...

A preocupação com tudo em volta, um cercar-se de segurança, a espera de que tudo de mal possa acontecer é um dos maiores problemas do ser humano.
Viver assim não é viver, não há como controlar tudo na vida e o medo, nestas condições se instala, minando seu estado vital.
Dor de cabeça, dor nas costas, desânimo e outras mazelas vem como convidados e fazem do seu corpo um ponto de morada.
Consultas médicas quando a auto medicação já não resolve, exames clínicos, radiografia, ultrasonografia, tomografia, tudo normal, desmentindo os sintomas que atormentam constantemente seu corpo.
Um deixar acontecer, sair do controle, uma aceitação, são atitudes necessárias e indispensáveis para restabelecer seu estado saudável. Dar um tempo, como se diz. Relaxar, melhor ainda.
Houve um tempo em que uma pessoa relaxada era vista com maus olhos, ninguém queria para si este qualificativo.
Hoje se paga uma fortuna em SPAS para restabelecer em nós esta qualidade vital.

Viver assim é viver em abundância...

Pura alegria é o estado natural da alma.
Se não está acontecendo com você cuide para que o alegrar-se seja a sua natureza.
Falo da alegria interior despertada em cada ser vivente, simplesmente como algo natural, uma fonte cristalina, jorrando constantemente.
Ao olhar para dentro você se dá conta de uma presença alegre, preenchida de paz, de bemaventuranças.
Isto é você, sua natureza original.
De vez em quando acesse este bem estar e as doenças não terão espaço para se instalar em seu corpo e a cura de algum mal não encontrará melhor remédio.
Viver assim é viver em abundância.
Não há riqueza maior.

Sonhar é preciso...

Gostaria que o mundo acolhesse a todos com igualdade, desse a cada um o seu espaço, abrigasse indistintamente cada ser humano. Num mundo assim não haveria espaço para a inveja, para a cobiça. O orgulho, a vaidade não teriam solo fértil para crescer como erva daninha no coração dos homens.
Todos vivendo de mãos dadas. Um abraço, um carinho, formas naturais de entendimento entre todos. O compartilhar a moeda corrente, disputada em todas as bolsas de valores. Quem dar mais? Quem dar mais?
Ouso sonhar um mundo assim, de alegria e satisfação. Sem cercas, sem muros, sem fronteiras. Seu espaço respeitado simplesmente como algo seu, individual, a sua identidade como parte integreada deste Cosmus.
O amor a tudo permeando, tão vital quanto o oxigênio.

domingo, 24 de julho de 2011

É vida e morte acontecendo juntas...

A vida me deu de presente um coração,
carrego aqui no peito, vai se abrindo,
se abrindo, cada vez que meus
olhos encontram nos olhos do outro um pouso suave.
O primeiro encontro é só leveza,
um arrebatar do segundo em diante,
queimando em paixões, uma loucura.
Dores, sofrimento, angústias sem fim.
É o que acontece quando o coração se entrega
e se alimenta do êxtase que a paixão me traz.
É vida e morte acontecendo juntas,
neste coração que recebi de presente
e que mantenho aberto, acordado,
vivo.

Há dias assim...

Há dias assim, de céu calmo, nenhuma
nuvem, o azul é um só,
tanto fora quanto dentro.
O prazer vem sem nenhum motivo,
é um hóspede amigo, desses a quem se oferece o melhor quarto,
um lençol macio, uma rede na varanda.
É um sossego merecido, se chegando aos poucos,
tomando cada cantinho.
Visto o pijama, me deito, me entrego por completo à paz que me chega.
É uma manhã bem calma.
Quando me acordo o espreguiçar demora,
estico uma perna, encolho a outra...
É como o bocejar de uma criança,
o olhar distante do ancião,
a semente no chão nordestino esperando a chuva.
Os pássaros cantam bem compassado,
há uma harmonia conduzindo esta manhã,
me fazendo respirar no seu ritmo.
Um tempo diferente,
o espaço já não é mais o mesmo diz o sabiá,
confirma o bentivi.
Ouço mais distante o coro alegre
dos periquitos.

Olá peregrino! Pode tomar chegada!

Olá peregrino! Pode tomar chegada!
A casa é grande, o coração maior ainda.
Há aqui um descanso para sua caminhada,
um alento para seu cansaço, um alívio
para suas tormentas.
Se chegue! Venha mais pra perto!
A estrada é longa, conheço todas as voltas.
Um pouco d'água, uma mesa farta e um leito
aquecido, te esperam.

Patos de Minas, estive lá um dia...

               Estive em Patos de Minas, em Minas Gerais, faz algum tempo. Conheci pessoas belíssimas lá, conduzido que fui  pelas mãos de Maha Lama, um Mestre, uma pessoa especial. Nunca mais refiz o contato  e ultimamente tenho me lembrado muito deles.
              Não sei como localizá-los. Ser Livre pode ser a ponte entre nós, quem sabe... Tenho postado alguns poemas que fiz nesta época e até presenteei uma pessoa com um caderno que a ela foi dedicado.    
              Este é mais um...
Um dia estive aqui, entre serras guardada.
Um amigo me levou umas sementes de mulungu,
semeei, árvores agora, em flor.
Patos de Minas, meninas me trouxeram de volta,
um amigo, uma amiga, uma criança no colo,
uma harmonia, um chamado.

De volta daquela cidade, senti muitas saudades...

Chorar mesmo gostaria que fosse no colo de vocês.
Agni tomando minhas mãos nas suas;
Shivana deitada do lado, roçando os dedos na minha cabeça;
Yasodhara com a mão pousada
no meu coração, aliviando a dor.
Assim, sob os cuidados de um buquê de rosas,
a viagem de volta seria um passeio,
com príncipe encantado, carruagem e tudo...


Ser com a chuva...

Chove lá fora, a vidraça é uma cascata,
pingos deslizando, o telhado canta.
Um chover, um novo manto,
vindo de alguma fonte, desconheço.
Ser com a chuva, ser a chuva,
o encontro há de acontecer.

Amigos dos Estados Unidos...

               Três visualizações dos Estados Unidos acontecendo neste momento. Fico feliz que Ser Livre chegue até vocês, levando um pouco da minha alma do outro lado do globo. Gostaria de saber alguma coisa sobre vocês também, é mais uma curiosidade, uma necessidade de satisfazer algo dentro de mim. Caso vocês queiram fazer algum comentário, utilizem o meu email: jw.machado@terra.com.br .
              Parece ser mais fácil do que através do próprio blog. Fico grato e muito feliz por contar com a leitura de pessoas tão distantes e ao mesmo tempo tão perto, pela identidade de almas. 
            Disponibilizo este contato a quantos queiram se dirigir a mim, independente de nacionalidade. Amigos do mundo, nosso mundo, nossa terra...
              Muita paz...

O teu respirar...

Não sinto nada.
Se nada sinto depois que a tempestade se foi,
isto é sossego, bem merecido, aí canto.
Um canto suave num canto guardado,
fruto da tempestade que se foi,
assim como uma ternura me envolvendo.
Teu olhar agora está comigo,
trouxe para bem junto de mim.
A tempestade se foi, teu
olhar é uma doçura me adoçando todo.
Depois que a tempestade se foi não sou mais o mesmo.
Ficou uma amorosidade vibrando todo meu ser.
O teu respirar.

Hoje é domingo... Cuide de você...

Um domingo na semana, um dia de descanso, acordar mais tarde. Merecido repouso depois de uma semana de trabalho. É bom também neste dia dedicar um instante para você. Um cuidar-se, olhar para dentro, fazer uma reflexão. O domingo, para os católicos, é dia de missa. Ir à igreja cuidar do lado espiritual, alimentar a alma. O prazer, a satisfação, o bem estar é um sinal da alma bem alimentada. A satisfação em si, pelo simples motivo da tomada de consciência interior. Quero começar o dia hoje lembrando a você da necessidade de olhar para bem dentro de você. Se precisar feche os olhos e inspire profundamente... expire suavemente... mais uma vez, suavemente... suavemente...