sábado, 20 de agosto de 2011

Conheci uma pessoa muito especial na minha vida...

          Conheci uma pessoa muito especial na minha vida, fez parte da minha trajetória em direção à felicidade, em direção à alegria de viver. Posso dizer que depois de Osho, foi a pessoa mais importante para a minha transformação. Falo de Roberto Shinyashiki, o Beto como o chamávamos, terapeuta de mão cheia. O conheci em São Paulo, quando morei em Campinas e foi em Itapecerica da Serra que fiz o Processo de Transformação Intensiva, onde mergulhei profundamente em mim mesmo e daí para frente minha vida deu uma guinada.
          Agradeço a você Beto, através do Ser Livre, por tudo que você fez por mim. Desde o dia que saí do seu sítio em Itapecerica, a minha caminhada em busca da felicidade não teve fim. Hoje, remexendo nos meus guardados, encontro um texto seu que diz que "a felicidade não é um presente divino, mas sim uma conquista diária, que tem solidez quando realizada sobre pilares resistentes. É como uma casa que primeiro você deseja (um sonho), depois projeta (um plano) e, finalmente, constrói (uma ação)".
          Saí de Itapecerica com um plano de felicidade e até hoje estou construindo. Cada vizualizada no blog Ser Livre que diariamente é contada na página principal, me dá um retorno positivo do meu caminhar e me faz mais satisfeito comigo mesmo pelo roteiro que estou seguindo.       
          "Não deixe para ser feliz no futuro. A felicidade é construída todos os dias, nos pequenos detalhes, nos encontros e nas reflexões. Eu acredito na felicidade e sei que Deus diz sim para aquilo em que acreditamos. Se sua vida não está do modo como você gostaria, dê um jeito de transformá-la. É o maior presente que pode dar a si mesmo." Roberto Shinyashiki.

B O M D I A !

Bom dia!
Acordei mais tarde, também é sábado, a correria da semana se foi. O descanso é merecido, deve ser assim com você também.
O Bom Dia de hoje é um desejo profundo de um fim de semana de muita alegria...
Falo de alegria diariamente, insisto na alegria interior, porque este é o caminho.
Tudo se afina com a alegria. Todos os Mestres fizeram referência à alegria.
Osho diz: "A pessoa infeliz é facilmente escravizada. A pessoa alegre, a pessoa extática, não pode ser escravizada".
Uaooooooo! É isso aíiiiiii!

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

A paz que tanto almejamos...


Há muito mais vida do que se imagina para se viver.
Cantando, dançando, se encontrando,
celebrando, abrindo espaços cada vez mais claros,
repletos de luz, uma indicação de um novo tempo.
Tempo de se encontrar, de se dar,
de em comunhão encontrar a paz que tanto almejamos.

Um ser superior...


Há qualquer coisa na atmosfera cuidando
para que o coração dos homens entrem
em harmonia, se encontrem, não se percam.
Sinto a presença de um ser superior muito compassivo,
cuidando para que o planeta se harmonize,
encontre seu caminho, sua redenção.

Isto também é solidariedade?

          - Quero dizer o que você quer ouvir, aí não sei o que dizer. Que está tudo bem, é isto?
          - Não. Não está nada bem.
          - Puxa vida! Queria que estivesse. Se não está, o que fazer para que a situação fique a seu favor? A seu gosto?
          - Não sei. Se soubesse teria mudado, não estaria me sentindo assim.
          - É. Não posso fazer nada, fico triste também, me dói não poder ajudá-la.
          Agora, em vez de uma, temos duas pessoas insatisfeitas, infelizes.
          Isto também é solidariedade?
          

Comunhão com a natureza...

Começo a manhã apreciando o sol, permitindo seus raios aquecer meu dia. Um pássaro canta chamando a companheira. Parece feliz e seu canto me acalma. A natureza está todo tempo à nossa procura, solicitando nossa atenção. Sinto neste instante uma coisa assim. Me acalmo mais ainda, uma sensação que chega a invadir toda alma, me fazendo mais e mais calmo. O corpo aquecido pelo sol, a alma sorrindo com o cantar do pássaro, uma corrente viva em comunhão com a natureza.

BOM DIA!

Bom dia!
Assim começa o dia 19 de agosto,
com alegria, é claro, e a vontade de fazer
você sorrir a cada gesto seu.
Olhar para trás, não. Para frente, ou melhor,
olhar para o momento presente,
é aí que você está.
Sentiu?

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Lembranças da infância no Sítio Flor...


A casa onde nasci, no Sítio Flor, em Caririaçu.
 Meu pai construiu esta casa
antes de casar em 1942.
          Zé de Chicô era menino esperto, levado, desses que costumamos chamar de amigo inseparável. Todos os dias, bem cedinho, chegava para fazer parte da negrada que varava o dia em intermináveis brincadeiras. O Sítio Flor era um grande parque de diversões. De tudo tinha para ocupar a criançada. Das primeiras horas da manhã até o anoitecer.

Vista de quem se coloca na frente da casa.
Quando criança  me perdia em sonhos
 imaginários contemplando esta paisagem.
           Quando não se estava brincando, meu pai arranjava serviços, pequenas tarefas. Nos ocupava botando para carregar cachos de bananas de junto das touceiras até um local onde os animais pudessem encostar. Fazíamos mandados, principalmente quando faltava alguma coisa em casa e havia necessidade de se ir até a cidade. Minha mãe ainda cuspia no chão e o retorno tinha de acontecer antes que a saliva evaporasse. Muitas vezes íamos no lombo de um jegue, era bem mais rápido. A cidade ficava a 1500 metros de distância do sítio.
          Zé de Chicô tinha como tarefa diária botar água na casa da minha avó antes de começar a brincadeira, num jumento de propriedade de seu pai. Quando estava com preguiça, amarrava o jegue na noite anterior num ramo bem fino e o animal soltava-se com facilidade. No outro dia cedo dizia para o pai que o jumento havia sumido e que ia dar umas buscas pelas redondezas. Que nada! Ele passava direto para o Flor e de lá só voltava ao escurecer.

Açude onde a criançada tomava banho todos os dias.
           Ao chegar em casa seu pai o esperava com um chicote de couro cru, desses usados para chiquerar o bezerro por ocasião da ordenha. Uma surra na certa. Naquela época a peia era o pior castigo que uma criança recebia, justificada como uma forma de disciplina necessária para corrigir o menino. Não existia o Conselho Tutelar. Cabia unicamente aos pais conduzir os filhos pelo caminho da retidão. Na falta dos pais, os padrinhos ou um parente mais próximo. A madrasta e o padrasto eram muito temidos.
          No final do dia os amigos voltavam para suas casas e nós íamos se assear, ou seja, lavar os pés, pernas, braços e passar água no rosto e no pescoço, molhava o cabelo para pentear, ficar arrumado. Em seguida era servido a janta, já a luz de lamparinas. Logo mais dormir, cada um na sua rede. Havia o quarto das meninas e o quarto dos meninos. A casa era grande, bem espaçosa.
          Recolhia-se muito cedo no sítio, não havia energia elétrica e os adultos estavam muito cansados com a luta do dia e a criançada com as brincadeiras. Tirava-se a noite de um sono só.

Parabéns Caririaçu!

Hoje Caririaçu está aniversariando. Elevou-se à categoria de Município através da Lei número 1.727, de 18 de agosto de 1876. Completou portanto 135 anos. Gosto muito da minha terra, meu berço natal. Ficaria muito agradecido a todos que residem neste município que procurassem melhorar a auto estima deste município, hoje divulgado mais pelas manchetes de violência que aparecem na mídia falada e escrita.
Somos a maioria pessoas de bem, pacíficas, procurando aqui o que nos faltaria em outras cidades como um clima maravilhoso, amizade verdadeira, berço familiar e um bate papo descontraído na Praça Padre Augusto, na esquina de João de Maza, nos degraus da Igreja de São Francisco no final da tarde. Causos os mais variados vividos por pessoas simples da comunidade.
Parabéns Caririaçu!

Dá no mesmo, vocês todos são meus filhos!

São seis filhos, todos bem perto de mim. Fisicamente o mais velho dos homens está em Belo Horizonte, é Médico Oftalmologista caminhando para o sucesso, uma pessoa de grande coração. A filha mais velha é Engenheira Civil, reside em Brasília, me deu duas netinhas, é uma flor. Tenho uma orquídea, uma flor de pessoa, também mora em Brasília, me deu um netinho, é advogada, tem um coração de seda. Tenho mais uma filha em Brasília, cursa Física na UnB, é brilhante, uma pérola. Vive comigo um casal, representam junto a mim os que fisicamente estão distantes. Troco muito de nomes e de vez em quando chamo as meninas me referindo à garota e o filho de BH me referindo ao garoto. Dá no mesmo, digo, vocês todos são meus filhos!

Não é bom julgar os outros...

          Estamos constantemente julgando as pessoas. É muito triste julgar o outro. É de uma inclemência sem medidas. Fico triste comigo mesmo quando me vejo praticando ato tão impiedoso.
         E o hábito já está tão arraigado que a gente o faz sem nem perceber. Quando se dá conta, já infringiu a lei maior do relacionamento humano. Neste momento cabe uma reflexão, uma tomada de consciência. Não julgar a si mesmo, apenas parar a conversa no meio e observar o que acontece consigo mesmo. Introspecção e aceitação.
          Aos poucos este hábito vai perdendo as forças e, muitas vezes, quando o pensamento do julgar vem à sua mente, volta dali mesmo e não se converte em ação. O pecado já é bem mais brando.
           Roberto Shinyashiki costumava dizer que o pecado tem três pesos. Quando a gente só pensa(peso 1), quando a gente pensa e arquiteta a ação, planeja (peso 2) e quando a gente pensa, arquiteta a ação e age, realiza o ato (peso 3). Com a prática da tomada de consciência você pode ficar só no peso 1, no pensar. É muito bom por em prática. Experimente! Isto é meditação.
          Osho diz: " Julgamento é um fenômeno feio. Eleve-se no seu próprio ser - o mais alto que puder. Não destrua esta oportunidade rebaixando as outras pessoas. Você está ofendendo a você mesmo".

A meditação transforma...

          Quando comecei a meditar, isto tem um pouco mais de vinte anos, eu o fiz com uma fé muito grande de que minha vida tomaria um rumo diferente.
          Eu era muito nervoso, impaciente, reclamava de tudo, muito pessimista. Olhava para as pessoas mais velhas e via que estas pessoas, à medida que envelheciam, eram mais infelizes e pareciam me dizer que a morte era o fim de tudo, via muito medo da morte em suas fisionomias.
           Dizia para mim mesmo: não quero ser um velho assim, se eu tiver que ficar mais infeliz do que sou hoje, acho que não vou aguentar chegar até o fim. Tenho que fazer alguma coisa.
           Será que a felicidade existe? Será que é só isto o que chamam de vida? Se é, não vale a pena ser vivida, dizia.
           Aí, um certo dia eu encontro Osho, um guru indiano, e fui até ele, lá na Índia e aprendi com ele a arte da meditação. Minha vida mudou e mudou para melhor. Conheci a felicidade, uma forma melhor de viver a vida, a única forma possível.
           Posso agora dizer para você que viver vale a pena e que envelhecer com Sabedoria é caminhar para a vida eterna de braços abertos, sem medo da morte, nossa última liberdade.

Caririaçu, tempos de criança...

          Quando eu era criança, há uns sessenta anos atrás, minha cidade era bem pequena também. Para você ter uma ideia, quando chovia  a criançada brincava de fazer açudes no meio da rua, um pouco abaixo de onde hoje é a loja de Gedalva. A Rua Carlos Morais não era calçada, o barro batido era seu pavimento original.
          A água corria sobre a terra vermelha abrindo canais bem fundos e a meninada tapava a passagem da água com o barro cavado com a ajuda de um pedaço de pau. Ninguém para reclamar, crianças donas da rua. Nenhum automóvel, um ou outro jumento, cavalo, passando sem atrapalhar.
         Hoje este quarteirão é movimentado demais, perigoso para crianças e idosos que tentam atravessar de uma calçada à outra. Motos em disparada pondo em risco a vida das pessoas. Asfalto fazendo correr depressa as águas das chuvas. Brincar de açudes no meio da rua, nunca mais...

B O M D I A !

Bom Dia!
         Silencioso meu bom dia...
         De paz e harmonia.
         Bebo do instante presente...
         E levo até você.

Somos um, eternamente unos...

          Um afeto é o que mais queria. Através de palavras, através de um simples gesto, um toque de mãos, um aperto bem suave, terno. O coração é só agradecimentos.
          Um afeto me deixa mais vivo, faz mostrar a mim a presença do outro. Nos damos, nos sentimos, compartilhamos nossos momentos. Somos um, eternamente unos.

A natureza sarando minh'alma...

          A manhã está em mim. Ela é muito frágil ao nascer, me faz lembrar um pequenino broto surgindo de uma semente há muito tempo adormecida. É assim minha manhã, aquela que me desperta de um sono mal dormido, dos pesadelos da noite.
          Ainda bem que você me chega assim, me despertanto lentamente, cuidando para reparar os sofrimentos sonhados por uma noite inteira. O sol despertando junto é muito reparador e ao tocar minha pele o milagre acontece. A natureza sarando minh'alma.  
          

Felicidade é isto, Ser Livre...

          A luz que está comigo, minha companheira de todas as horas, me abre um espaço de compreensão que não tem tamanho. Os momentos de escuridão são imediatamente afastados tão logo a luz reflete seus raios milagrosos.
          Todos nós temos uma luz assim, é tão somente e necessário se lembrar onde está o interruptor. Quando falo assim, um cantinho de mim bem junto do lado esquerdo do peito se apresenta como tal, e me diz é aqui que você tem de apertar para que a luz se faça presente. Um sorriso suave confirma e logo a luz ilumina tudo em volta... Felicidade é isto, Ser Livre... 

Deixei as marcas do passsado para trás...

          Deixei as marcas do passado para trás. E elas eram muito profundas, me atormentavam demais. Perdia a calma com a maior facilidade, deixava a todos perdidos à minha volta. Esperavam tanto de mim! Eu perdido, nem me dava conta.
         Sofria eu, sofriam meus filhos, minha companheira se atormentava. O que fazer? Me perguntei várias vezes, não tinha respostas. Até que um dia, movido não sei por que, não sei por quem, resolvi dar um basta nesta situação. Quero ser feliz, pensava... Quero ser feliz, dizia em voz alta para mim mesmo. Tanto expressei esta vontade que ela foi aos poucos fazendo parte de mim.
          Ainda hoje tenho momentos assim, bem mais raros percebo, mas a consciência da presença deles dentro de mim logo os afasta e nenhum estrago tem causado a mim nem aos meus. Sou muito grato.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Sabe mãe, a vida é uma brincadeira...


Mãe, você brinca comigo, me conta
histórias, canta lindas canções.
Me surpreendo, às vezes chego a
não entender, quando meu dedinho
ponho na boca e você não
entende, esconde seu sorriso.
Sabe mãe, a vida é uma brincadeira,
você me jogou nela.
Só quero contar com teu gesto
carinhoso, em cada passo
que eu der.

BOM DIA!

O dia traz algo do novo, do inusitado. O desconhecido está por vir, como será? A novidade é o dia, está chegando, e como vamos vivê-ló? Fazer deste novo não uma coisa velha, já vivida, já experimentada, mas vinte e quatro horas de prazer. Faça tudo para alegrar o coração, mesmo que as circunstâncias lhe mostre o oposto. Saia do sério, conte uma piada.
A mulher de Seu Lunga acorda no meio da noite.
- Lunga! Tá me dando uma coisa!
- Receba! Disse Lunga.
- É uma coisa ruim!
- Devolva!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

O sol se levanta bem calmo...

As nuvens estão mais brancas ainda,
o sol se levanta bem calmo,
quase não se percebe seu caminhar.
Às vezes quero crer que ele vai nos dar um dia mais longo,
onde possamos nos demorar mais tempo juntos.

Brinco com as coisas da natureza...

Brinco com as coisas da natureza porque sei que ela gosta.
Já imaginou se todos fizessem assim?
Tenho certeza que se o amor rolasse dessa forma,
ainda hoje os rios estariam transbordando águas cristalinas,
peixes aos montes, saltando para pegar os frutos da figueira.
As mãos levando aos lábios sedentos
um pouco desta água que a natureza nos dá ...

Estou sozinho no mundo...

Sinto que estou sozinho no mundo,
ninguém mais mergulhará neste espaço que me encontro.
Sei também que há  em você um mundo só  teu,
gostarias que eu estivesse   também.
Impossível um encontro, às vezes sinto
que somente o coração pode fazer
esta viagem, esta alquimia...

Felicidade é curtir cada detalhe da vida...

          A tarde terminou muito calma, senti pelo sol que se escondeu bem lentamente no horizonte que se descortina da varanda da minha casa, que dá para o quintal. É bom terminar o dia de forma prazerosa e receber a noite de braços abertos.
          Felicidade é curtir cada detalhe da vida ancorado no agora, no instante presente. O mundo perde seu tamanho e se esconde dentro de nós, mostrando-nos o nosso verdadeiro tamanho.
         

Perdoa MÃE, eles não sabem o que fazem!

Já fui à padaria comprar os pães, quentinhos. Começou o meu dia, cheio de esperanças, uma brisa vem da área encostada à cozinhha e posso ver no horizonte o velho morro que está ali há milhares de anos sendo mirado por frágeis e passageiros seres humanos que lhe admiram e outros até o cruzaram em longas caminhadas.
Minha paisagem começa no meu quintal com a folhagem densa de uma mangueira e um abacateiro em flor no quintal vizinho. O vento da manhã balança as folhas que se agitam no seu despertar. Imagino, celebrando a chegada dos primeiros raios solares. É provável que o fenômeno da fotossíntese esteja acontecendo e logo mais pequenos frutos verdes apareçam entre os ramos, nascidos de de tão silencioso milagre.
Não me canso de admirar a presença divina nas pequenas coisas, nos aproximando mais e mais de um poder sobrenatural que naturalmente acontece a cada instante. De um solo sem qualquer sabor, até desagradável ao paladar, e que a planta se alimenta, vem para nós humanos como presente, delicosas frutas, verduras... O doce da cana de açúcar nem se compara com o gosto da terra que envolve suas raízes!
Este milagre a ciência ainda não o realizou. Acho quase impossível ao homem imitar a natureza e o mínimo que poderíamos fazer em agradecimento seria respeitá-lá, não magoá-lá com o nosso machado e com a nossa ignorância. Uma reverência a tão misterioso fenômeno é o merecido. A ganância tem cometido um crime imperdoável à MÃE NATUREZA.
Perdoa MÃE, eles não sabem o que fazem!

B O M D I A !

Bom Dia!
Um chorinho, estou ouvindo agora, é o meu Bom Dia para você. Gostava de ouvir este gênero musical com o meu pai. Waldir Azevedo, Altamiro Carrilho, Domingos Pecci, Abel Ferreira, Raul de Barros,Severino Araújo até Paulo Moura. Ases da boa música popular brasileira. Lembro-me de um LP de um saxofonista, Luiz Americano, que meu pai ouvia muito numa radiola à pilhas, no Sítio Flor, em Caririaçu, onde morávamos. Antes da expansão da energia rural. Lembranças, belas recordações, um pouco das minhas saudades, uma viagem através do velho baú de um passado logo ali, nos idos de 1950 é o meu cumprimento para você, um aperto de mãos nesta linda manhã que está nascendo agora.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

É o melhor que faço...

          Não sei o que escrever aí me perco totalmente. É uma besteira muito grande que me vem à cabeça, melhor calar, não dizer nada. Mas ao mesmo tempo algo me pede para voltar às teclas e começo a digitar sem me preocupar com qualquer assunto.
          Uma palavra, mais outra, uma terceira, perco a conta... Um artigo, um verbo, um possessivo, um adjetivo... três pessoas, no singular e no plural, construindo frases que desenham um "besteirol" sem qualquer significado e importância.
          Basbaquice, dizem uns... Asneiras, dizem outros... Coisas de quem não tem o que fazer, digo eu. Não tenho mesmo, graças a Deus, porque já fiz todas as minhas tarefas, deveres de casa e o ócio agora é minha única companhia.
          Sendo assim, me despeço por hoje e deixem-me calar, é o melhor que faço.

O sério ficou para traz...

Viver as bobagens do cotidiano,
papo jogado fora e muitas gargalhadas.
O sério ficou para traz,
agora é só diversão.
Não ter um sentido pra vida
é de certa forma libertador.

Um vazio sem qualquer significado...

          A vida é pura simplicidade. Um ser simples é tudo, não precisa mais.
          Depois da luta pela vida, de ter trilhado o caminho dos bancos escolares, conquistado uma profissão! Depois de ter ajudado a plantar inúmeras árvores nas áreas verdes de Brasília, ensinado à juventude da UnB as técnicas de arborização e a conhecer a vegetação do cerrado! Após a conquista de um Mestrado, um Doutorado, o reconhecimento pelo trabalho realizado, um sentimento de realização neste plano da vida terrena é tudo. Não há mais o que fazer.
          Agora, um novo rumo. Uma virada de cento e oitenta graus, levando para novas descobertas, a vida interior. Um vasto campo experimental se apresenta como uma grande possibilidade. Possibilidade de que? De nada... Um vazio sem qualquer significado.

Renovado ser. Um Ser Livre...

          Sendo assim não há como ser diferente. Será que não há? Acho que sim, são tantos os caminhos! E as veredas? As ruelas? Os contornos? Não me espanta viver o inesperado, gosto de trilhar pelas sinuosidades da vida. Nenhum aonde chegar.
          De repente tudo muda, nenhuma bússola, se deixar seguir sem rumo. O descortinar de uma nova paisagem. É vida vivida em plena liberdade. Não há como se cansar longe da rotina, do previsível. Renovado ser. Um Ser Livre.

B O M D I A !

Bom Dia!
Me agrada muito desejar um bom dia carinhoso para você. Gostaria que você o recebesse com muito carinho também e procurasse, por todos os meios, fazer do seu dia um festival de muita alegria e prazer. É mais uma forma de olhar a vida, cuidando de cada momento, acertando as coisas, dando um jeitinho em tudo. É uma questão de por consciência em tudo que faz, prestar atenção. Um dia diferente do ontem já é um bom começo. Esperar e fazer com que seja sempre melhor.

domingo, 14 de agosto de 2011

É bom viver. Experimente!!!


É fácil a vida.
Os momentos difíceis são apenas
passagens estreitas, um aprendizado.
as lágrimas nos aprofunda mais
e mais nos sentimentos.
É simples viver,
se dar as mãos e trilhar
suavemente pelos caminhos mais difíceis.
É bom viver.
Experimente!!!

Meu amigo, amigão...


Hoje olho para Você através de uma foto
grande na parede, ouço Tua voz em
fitas e vídeos, leio Teus livros.
A profundidade do Teu olhar me penetra,
abro mais espaço, mergulho no
silêncio, Teu presente...
Me destes quando Te vi pela primeira
e última vez, na Tua efêmera visita
a este planeta terra.
Osho, meu amigo, amigão, chego até
Você, agradecido.

O espaço silencioso é você...

          Trilhar cada palmo do caminho, sentir a sola dos pés tocar o chão, viajar por cada sentimento. Nenhuma rejeição, nenhuma aprovação, simplesmente observar. Nuvens passando no céu azul de sua consciência.
          A meditação é um dar-se conta de tudo em volta, é uma percepção sem nenhum julgamento. Como numa tela de cinema, nenhum envolvimento com a cena, o cenário, o acontecimento em si.
          O espaço silencioso é você. 

Os olhos da consciência...

          Por tudo que me acontece nasce em mim um ser integrado, mais calmo. Não sou de me afastar das dificuldades, também não sou de bater de frente. Procuro tomar consciência e observar o que se passa.
          Uma dificuldade vista pelos olhos da consciência perde força e abre espaço para a compreensão. Aí se desfaz trazendo um conforto interior e a paz que cura. O estado pacífico da alma transforma tudo e um novo ser aparece pronto para novas descobertas.

BOM. DIA!

Bom Dia!
Quando criança, nos idos de 1950, minha mãe me ensinou a pedir a bênção a papai do céu. Eu o fazia bem cedo ao acordar e à noite ao deitar. Uma ligação com o Divino, uma forma de se manter unido à fonte. Eu não entendia mas obedecia. Não nos foi explicado o porque. Só agora, quando tomei consciência desta força maior, posso compreender a beleza de tamanho gesto. Compartilho com você neste dia dos pais uma lembrança viva na minha memória de uma reverência a um Ser Maior que nos alimenta a alma e está "no céu, na terra e em toda parte". Foi assim que aprendi.