sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Segui-Lo é muito fácil, obedecê-Lo é quase impossível...

          O Homem de maior sucesso na história da humanidade está completando mais um aninho - 2011 velinhas. Expresso o tempo verbal no presente porque Ele continua vivo em cada coração, é só uma questão de consciência, de tomar chegada, olhar na direção certa.
          Comemorar o Natal, o nascimento do Cristo é uma oportunidade de renovar em cada um de nós a consciência por um mundo feliz. Assim queria Jesus, aquele que tomou uma atitude corajosa, enfrentando a força dominadora da época, unicamente para nos mostrar o caminho do amor, tão difícil de ser trilhado nos dias de hoje, onde a violência impera em todos os sentidos.
          Imagino que o retorno deste Homem, já profetizado na atualidade, não seria bem vindo pela grande maioria dos que se dizem seus seguidores. Ainda hoje é muito difícil seguir apenas um de seus dizeres - "amai-vos uns aos outros" ou tentar aplicar a máxima de sua autoria - "não julgueis". 
          De qualquer maneira, ouso apelar para o que há de mais sagrado em cada ser vivente, sua consciência, sua verdadeira consciência e aguardar com esperanças o dia em que todos possam entender o que nos disse o Senhor Jesus. E Ele nos disse o suficiente para fazermos deste planeta o Verdadeiro Paraíso.  
          Segui-Lo é muito fácil, obedecê-Lo é quase impossível.
          


           

Teu olhar...

Alegria, puro existir, efêmero instante, olhos nos olhos teus, 
meu coração desperta, o amor acontece,
brota.
Oh imensa luz! Todas as manhãs juntas!
Brilho de todos os sóis! 

Flor de vida...

Flor de vida, campo espalhando pétalas douradas, 
o sol desponta, banha o vale imenso.
Eu aqui sobre uma pedra, silente, coração aberto à paisagem, 
bebendo o frescor da manhã que aponta.

Travesseiro do sentir...

Debruço minha cabeça nas tuas pernas macias, quentes, travesseiro do sentir.
Tuas mãos repousam sobre meus cabelos, fios deslizando entre os dedos.
O orgasmo brota, cada célula festeja, celebra, se entrega, vibra com a sutileza da tua presença.
É mais um perfume, flores deixando os ramos, chuva sobre o lago, canto da cachoeira, mãos se entregando.

Fomos feitos à imagem e semelhança do Amor Maior.

Sou com a vida e a vida é comigo. Com uma parceria desta natureza tudo se traduz em paz , alegria e uma onda de felicidade que permeia a alma. Sentir o pulsar vital e se enveredar por um caminho pleno de prazer é a nossa natureza primitiva, nosso legado.
Um Ser Divino é o que somos, um pequenino toque interior e tudo se integra, não estamos só. É como se o dia se fizesse noite e o sol brilhasse em plena madrugada.
Uma flor se abre em cada coração e o amor preenche cada espaço do nosso planeta e tudo de unifica pela graça divina que habita em nós.
Fomos feitos à imagem e semelhança do Amor Maior.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Apaixonar-se, mergulhar no desconhecido...

Apaixonar-se, mergulhar no desconhecido sem nenhum retorno.
Aventura vivida por uns poucos corajosos, corações  sedentos, sem medo da dor.
O orgasmo maior, um desmanchar-se em tudo que é, um dissolver-se, se perder sem qualquer sentido.
A vida nos presenteou com tamanha emoção, para em canto encontrar o ser divino, este esquecido num canto qualquer sem nenhuma expressão.
Morremos cedo, muito cedo mesmo, no instante em que decidimos fechar as portas do nosso coração.

A noite silencia meu pranto...

A noite está calma, o silêncio traz bem forte o sussurro das ondas.
A noite silencia meu pranto, as últimas lágrimas deitam suave na face cansada.

Uma dádiva, é merecimento seu...

          Há um espaço de felicidade dentro de cada um de nós. Está sempre ali e não depende de nenhuma condição externa para se manifestar. Simplesmente está a espera de uma quietude de sua parte, para poder se chegar e tomar conta de você.
          Agora ela se expressa através de mim, ilumina meu coração e se expande em todas as direções. Uma calma suave banha a face e se manifesta através de um sorriso em forma de brisa. Trata-se de um sentir muito  frágil, muito sutil, muito silencioso.
          Direciono a você esta abundância de prazer e faço deste momento uma forma de abrir o lotus presente em seu coração. Aceite como uma dádiva, é merecimento seu.

Meditando com o Mestre...

          Osho nos deixou uma infinidade de métodos de meditação. Tem algumas que faço com freqüência e que me fazem muito bem, me deixa mais centrado, mais calmo e abre um espaço de felicidade sem tamanho. 
          Pratico e gosto da Meditação do Hara. Posso fazê-la a qualquer hora do dia, em qualquer lugar, principalmente quando estou sentado, sem nada para fazer. Como sei que pode ajudar a muita gente, compartilho com o público do Ser Livre este método muito simples de meditação.
          MEDITAÇÃO DO HARA
  Método: Sempre que você não tiver nada a fazer, simplesmente sente-se silenciosamente e vá para dentro do espaço do hara, duas polegadas abaixo do umbigo, e permaneça lá.
 "Tornar-se consciente desse centro vai ajudá-lo tremendamente. Assim, quanto mais você permanecer lá, melhor - isso criará um grande centramento nas suas energias de vida. Você simplesmente tem de começar a olhar para dentro dele e ele começará a funcionar. Você começará a sentir que a vida como um todo move-se em torno daquele centro. É no hara que a vida começa e é no hara que a vida termina. Todos os nossos outros centros do corpo estão muito longe; o hara está exatamente no centro - é lá que estamos estabilizados e enraizados. Dessa forma, quando nos tornamos conscientes do hara, muitas coisas começam a acontecer.
           Por exemplo, haverá menos pensamentos, porque a energia não se moverá para a cabeça, ela irá para o hara. "Quanto mais você pensar no hara, quanto mais você se concentrar lá, mais você perceberá uma disciplina surgindo em você. Isso vem naturalmente; não tem de ser forçado.
     Quanto mais consciente do hara você estiver, menos medo da vida e da morte você terá - porque o hara é o centro da vida e da morte. Quando você se torna sintonizado no hara, você pode viver corajosamente. A coragem surge de lá: menos pensamentos, mais silêncio, menos momentos descontrolados, uma disciplina natural, coragem e enraizamento, uma conexão com a terra".
OSHO, This is it, # 8

Conversando com o Mestre...

          Gosto de conversar com meu Mestre. O faço através de suas palestras, seus livros ou mesmo através do coração. Quando ele deixou o corpo nos falou que iria estar mais perto de seus discípulos e é isto que eu sinto. Nós estamos mais próximos.
          Guardo comigo exemplares do Osho Times Internacional, edição em português. Fiz uma consulta ao volume 2, número 10, dezembro de 1991 e compartilho com vocês uma Pepita de Ouro onde ele diz:
          "Uma das leis básicas da vida é que tudo o que é mais elevado é vulnerável. As raízes de uma árvore são muito fortes, mas as flores não. As flores são muito vulneráveis - simplesmente uma brisa forte e a flor pode ser destruída. 
          O mesmo é verdadeiro a respeito da consciência humana. O ódio é muito forte, mas não o amor. O amor é exatamente como uma flor - facilmente esmagada por qualquer pedra, destruída por qualquer animal.
          Os valores mais elevados da vida devem ser protegidos.
          Os valores mais baixos têm uma proteção própria.
          Uma pedra não precisa ser protegida, mas, bem a seu lado, a rosa na roseira tem que ser protegida. A pedra é morta, não pode tornar-se mais morta. Ela não precisa de proteção.
          Mas a rosa é tão viva, tão linda, tão colorida, tão atraente. Esse é o perigo - é a sua força, mas é também um convite ao perigo. Alguém pode colhê-la. Ninguém apanhará a pedra, mas a rosa pode ser colhida".
          

Crescer por um lado, regridir por outro...

Caririaçu já oferece alguns serviços à população próprios de cidade grande. Temos duas academias de ginástica muito bem aparelhadas. Três vezes por semana, logo cedinho, às seis horas da manhã, faço minha hidroginástica na Academia do Isaac. Água aquecida, bem confortável, com a presença de amigos conterrâneos e contemporâneos, todos procurando qualidade de vida.
Na primeira aula me surpreendi rindo, me lembrando dos tempos que tomava banho nos açudes do Flor, da Macaúba e açude Velho. Atolava os pés na lama ao entrar na água, saía nadando ajudado por um cavalete feito do tronco da bananeira. Na piscina é bem diferente, tudo muito limpo, piso firme, água aquecida e tudo obedecendo regras. Mesmo que eu quizesse por os pés nas águas dos açudes hoje, não deveria, todos estão poluídos pelas águas dos esgotos que em nossa cidade correm a céu aberto, pelos riachos que nascem na área urbana.
Se por um lado a cidade cresce em qualidade de vida, por outro lado perde muito no quesito saneamento básico.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

          Recebi hoje, das mãos do Diretor da Escola de Ensino Médio Plácido Aderaldo Castelo, Professor Alberto Pinheiro, um certificado por minha participação como palestrante no III Seminário Caririaçuense de Meio Ambiente, "Solos:  Fonte de Vida, Eqüidade e Sobrevivência do Planeta". Aconteceu pela manhã, no Auditório da Secretaria de Educação de Caririaçu, com a presença de professores, alunos deste estabelecimento de ensino e convidados.
          Quando criança estudei no estão Grupo Escolar Plácido Castelo e fiz saber aos presentes da honra que foi para mim falar para os estudantes que agora têm assento naquela casa do saber. Fiquei impressionado com a recepção que me fizeram e com a forma como se comportaram ouvindo minhas palavras, compartilhando meus sentimentos. 
          Falei sobre a Ecologia Interior, com base nos preceitos adotados pela Unipaz - Universidade da Paz, com sede em Brasília e me espelhei também nos Mestres Osho e  Eckhart Tolle, através dos quais vivi minhas experiências de meditação e centramento. O silêncio vivido durante o acontecimento permitiu que eu transmitisse com sucesso a necessidade de se conhecer a si mesmo antes de tentar conhecer o meio ambiente. Ou quem sabe deixar que estas duas facetas da vida caminhem juntos.
          A vivência me deixou muito sensível, me fez ver o quanto é possível uma virada na vida das pessoas, para melhor, através do conhecimento da sua vida interior. Estar presente conscientemente em tudo que se faz, observar a sua própria casa, como os pensamentos vagueiam, como os sentimentos muitas vezes atrapalham e o que se pode fazer para cuidar do ambiente pessoal, no sentido de se poder viver com qualidade. Tudo de forma simples, de fácil compreensão, com técnicas meditativas ao alcance de todos.
           Fico muito agradecido a Alberto Pinheiro, aos professores, alunos e a todos os presentes, neste dia muito especial para mim.