sábado, 10 de setembro de 2011

Um alerta... Por que estamos cada vez mais perdidos?

          O tempo faz o registro dos fatos que ocorrem sem cessar, distribuidos no infinito espaço. É impossível para a mente absorver tudo, processar, guardar na memória. Muitos fatos passam despercebidos, principalmente porque não estamos com a consciência desperta. Muitas coisas acontecem automaticamente e não nos damos conta.
          É muito complexa a vida mental, são muitos os diálogos internos, uma cadeia de acontecimentos. Por isto tantos transtornos, tantas dificuldades nos relacionamentos, tantos desentendimentos.
          Me preocupa demais a quantidade de pessoas tomando antidepressivos, perdidas na vida, sem nenhum rumo. É urgente uma tomada de consciência a nível individual e a nivel interpessoal. Há como ajudar a tanta gente acometida deste desequilíbrio? O que fazer?  Como fazer?
         
          

Uma graça diz que não estou só...

Os dissabores nos deixa tristes, nos comovem, parece que falta alguma coisa.
Não sei o que é, mas está aqui, me arrasta lentamente para a margem da estrada.
Falta algum sabor, o sabor da vida, o prazer de viver. Tudo fica sem sentido.
Sem sabor a vida desmorona, observo, vejo tudo desabar.
Não é bom se deixar levar por este sentimento.
Abrir um espaço naquilo que há de bom em mim é o melhor remédio, um alento, uma saída.
Uma leveza sutil vai aos poucos se chegando, abrandando o dissabor, mudando o rumo.
Um prazer logo se apossa, marca presença e a vida retoma sua caminhada.
Tudo muda, na vida nada é permanente, esta é a verdade maior, me surpreendo.
As palavras dizem quase tudo do que se passa comigo, isto é muito bom, posso compartilhar.
Uma graça diz que não estou só.

B O M D I A !

Bom Dia!
          Gosto de botar conversa fora, falar besteiras, tocar o que há de mais simples nas pessoas. Ser Livre foram duas palavras que me vieram no momento de criação do blog, exatamente para expressar esta minha vontade.
          Estar com você todas as manhãs para te desejar um bom dia, levar um pouco de alegria quando meu coração está sorrindo, expressar o que se passa aqui dentro, é o suficiente, me dou por satisfeito.
          Um sábado de muita paz e muita luz, de bem com a vida.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O eterno que habita em nós...

Ontem fui até aquele bosque junto do rio.
Fiquei lá por algum tempo.
Sozinho, queria conversar um pouco comigo,
com as árvores, sentir a passagem das águas, abraçar o silêncio.
Dias assim, onde se vai ao encontro de si mesmo,
onde se reserva momentos para se chegar à natureza,
nos deixa mais vivos, mais conscientes da nossa passagem por este paraíso.
Nos faz conhecer um pouco do eterno que habita em nós.

Me recolho só...

Me recolho só.
Na cama dou descanso ao corpo,
espero os sonhos, abrigo de minh'alma.

O caos maior...

Nos escondemos no barulho dos sons,
volume em toda altura.
Tentamos esquecer o caos maior,
aquele que nos atormenta,
 quando o barulho se vai.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Um sonho, me impressionou muito...

          Tive um sonho esta noite. Como foi um sonho que nunca me aconteceu antes e que me impressionou bastante, compartilho com você do Ser Livre e, quem  sabe, receber uma dica do seu significado ou significados.
          Estava com minha mãe na margem de uma piscina, na casa dela não tem piscina mas no sonho tinha. Água azulada, brilho intenso, muito viva. Uma criança de colo, pequenina, nadando com uma desenvoltura natural. Mergulhava e vinha à superfície da água como se fosse um peixe. Identificava como se fosse meu pai, ele faleceu em Março passado e no sonho eu tinha consciência de ele havia falecido e estava ali de volta. Sabia também que ele não ia ficar ali, ia retornar e isto era muito natural. Nenhuma necessidade de tê-lo de volta me veio no sonho. Depois, uma segunda criança aparecia nadando da mesma forma.
          Passado alguns instantes, começava a observar mais crianças saindo de baixo, como se fossem brotando do solo da piscina. Me veio uma compreensão que estas crianças eram pessoas que haviam sido enterradas no cemitério e estavam vindo, por debaixo do chão e chegando até a piscina. Ficamos eu e minha mãe a observar as mesmas achando tudo aquilo muito natural.
           O lugar era muito bonito, muito verde em volta da piscina. Era como se os mortos voltassem como crianças para ficarem um pouco conosco e retornassem para seu mundo naturalmente.
           

B O M D I A !

          Um ser pacífico, mesmo diante de uma grande tormenta, é uma necessidade para se viver bem. Um controle do estado mental e dos sentimentos. Isto só é possível com a observação, a tomada de consciência, sem nenhum julgamento. Simplesmente observar.
           A respiração também tem muito a ver com a paz interior. Observar a respiração, se dar um tempo, o mínimo possível e acompanhar o ar que entra e o ar que sai. Em qualquer lugar que você esteja. Mesmo fazendo alguma tarefa. Como estou agora, digitando esta mensagem e observando a respiração. Fica tudo muito calmo. O cansaço vai embora, a raiva vai embora, a depressão desaparece. São todas coisas ilusórias da mente.
           Observar o que se passa dentro de você e observar a respiração são duas técnicas de meditação muito simples e milagrosas. Não precisa de nenhuma postura especial. A que você está agora já é suficiente. O importante é a observação. Continuo insistindo e relembrando a você do poder que você tem de viver melhor consigo mesmo e com o próximo...
           Tenha um Bom Dia...

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A música faz milagres...

A música faz milagres, ouça uma agora, que lhe inspire e faça mudar algo em você, para melhor, é claro.
A música viaja por dentro de mim, percorre todas as células, elas são musicais também.
Uma vibração sutil, amorosa, de um sabor indescritível vem até meu ser, presente da música que chegou e me fez receptivo.
A música faz milagres, cura, transforma a dor, me diz do que a vida é feita.

Orquestre seu bem estar...

Cuidar para que tudo se equilibre, não pese para um lado nem para o outro.
Deixar que os acontecimentos se articulem com o seu viver sereno, calmo.
Caminhar a passos lentos, a tudo observando, cada detalhe como parte do seu mundo.
Não dar asas à pressa, observe sua chegada e se dê um tempo, ela não gosta, se retrai.
Assim a vida vai acontecendo no seu compasso, no ritmo de sua batuta.
Orquestre seu bem estar.

Esta tarde é única...

          O entardecer para mim era carregado de tristezas, há uns anos atrás, quando as sombras pesavam sobre o céu de minha existência. Hoje, a alegria do final de tarde, me diz da beleza da noite que está chegando, seus mistérios.
          O céu está azul, nebulosidade quase zero, algumas pinceladas de um branco alaranjado próximo do horizonte. Uma tarde se despedindo do dia que se entrega, se recolhe, depois de tantos burburinhos.
          Esta tarde é única, jamais se repetirá, esquecida nos milênios que se seguirão...


Sinais dos tempos...

          O calor humano, esta necessidade de se estar juntos, a proximidade das pessoas, a troca, o compartilhar... Energia em forma da sentimentos, sentir um ao outro.
           Uma novidade nos relacionamentos  na atualidade são as redes sociais. Elas fazem circular esta energia sentimental, mesmo sem o contato físico, principalmente quando as trocas se dão de forma descontraída.
           Rsrsrsrsrs, kkkkkkkkkkk, apenas letras repetidas numa determinada ordem abrem no outro uma risada, uma gargalhada, de qualquer forma faz circular a energia da alegria. A química interna muda completamente, no geral.
            Um álbum fotográfico online circula rapidamente atravessando longas distâncias e muitos são transportados no tempo, revivendo épocas, reencontrando amigos que há muito não se via, lugares do passado, em fim, a foto não fica amarelada, muito menos esquecida no fundo do baú.
                  Mensagens são veiculadas fazendo gerar as mais variadas reações sentimentais e até casamentos são articulados num piscar de olhos, movimentado algumas teclas e com apenas alguns cliques.
                   São os sinais dos tempos, como se diria e o tempo sinaliza muitas mudanças nas formas de relacionamentos entre as pessoas. A Internet está só começando, mas já fez uma diferença enorme nesta abordagem.
            

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

BOM DIA!

Bom Dia!
Uma dica de Eckhart Tolle que me ajuda muito a viver melhor e que pratico com regularidade. Vai ajudar muito a você.
"Quando você estiver sofrendo, quando estiver infeliz, fique totalmente com o Agora. A infelicidade e os problemas não conseguem sobreviver ao Agora. Veja o que acontece quando você simplesmente permite que um sentimento exista".

domingo, 4 de setembro de 2011

Despertar assim nos faz mais vivos...

Todos os dias desperto com o cantar dos pássaros. Aliás, acordo antes deles e fico sentindo o corpo, de olhos ainda fechados, sem nenhum contato com a claridade. Viajo por todos os recantos da morada da alma. dou aquela espreguiçada, solto uns bocejos, que chegam naturalmente com o espreguiçar e começo a me sentir mais vivo.
Uma noite bem dormida deixa o corpo repousado e logo que desperto ele está bem pesado, sobre o colchão, como se estivesse morto. A morte traz o descanso para o corpo, assim é o dormir. Osho diz que todas as noites morremos, acho que é um pequeno treinamento.
Meu pai, já na idade avançada, sentava-se na cama antes de dormir e não tinha quem fizesse ele se deitar. Quando o sono se apoderava do seu corpo uma pessoa sem nenhum esforço o deitava de lado. Ele achava que poderia morrer se dormisse.
Quando ressuscito da pequena morte, vou aos poucos tomando consciência do corpo e quando os pássaros começam a cantar sinto seu canto vibrar em meu corpo. Vibra na barriga, no coração e em qualquer parte que a consciência determine, esteja ligada.
Despertar assim nos faz mais vivos.

BOM DIA!

Bom Dia!
O domingo é sempre bem recebido. Deus, depois de criar o mundo descansou. E foi num domingo. Se fomos feitos à sua imagem e semelhança, devemos descansar também no ültimo dia.
Uma tormenta, destas que fazem um arraso no seu estado de espírito, cansa um bocado. Depois de uma coisa assim é bom também se dar um tempo para se recompor. A paz aos poucos vai se chegando e tudo vai tomando seu devido lugar.
Há uma felicidade rondando meu sentir, se chegando, dou boas vindas. Um sorriso, mais dentro do que fora, me diz. Meu bom dia é para lembrar a você que a felicidade é o nosso estado natural. Pode ser abalado, como aconteceu comigo, mas, logo logo, retorna.
Muita luz para todos.