sábado, 13 de agosto de 2011

O ego atrapalha um bocado...

          Gosto das coisas de Osho, aprendi muito e continuo aprendendo com o Mestre. É difícil se entregar a um Mestre porque ele fala pra você aquilo que você não quer ouvir, palavras que machucam o ego e você investiu tanto neste ego! Ele manda você sentir a dor até ela ir embora, porque ela não faz parte de você. Mas a gente acha que faz e não quer obedecer ao Mestre.
          O discípulo tem de ser obediente. A pessoa que já sabe de tudo dificilmente procura um Mestre, para que? Um erudito, uma pessoa culta, aquela pessoa que pensa que domina tudo, não vai procurar um Mestre. Ela se acha um mestre. Estas palavras são uma introdução a um pequeno texto de Osho, que compartilho com você.
          
          Lembre-se de que Jesus disse: "Os últimos serão os primeiros no meu reino de Deus". Ele estava falando sobre essa maneira de ser do rio, do Tao -- sem mencioná-la, mas falando a respeito dela. Quanto a você, seja o último, seja sem ambição. Ambição significa subir morro acima. A água vai para baixo, procura o terreno mais baixo, quer ser uma não-entidade. Não quer proclamar-se especial, excepcional, extraordinária. A água não tem qualquer noção de ego.
Osho Take it Easy, Volume 1 Chapter 14


Choro a dor que não é minha...

          Faço as pazes comigo mesmo, é preciso, não posso viver assim. É o primeiro passo para que eu possa viver bem. Não pode ser de outra forma.
          A calma se chega quando não estou de mal comigo mesmo. Me sinto bem, mas às vezes esta paz demora acontecer e uma coisa chamada "fossa" se instala. Menino! Não é mole não. Dá um trabalho danado.
          São momentos que chamamos de infelicidade. Uma bobeira qualquer e lá vou eu de ladeira abaixo, sem rédeas, descontrolado, rumando não sei para onde. Um desembestar,  não sei porque.
            O difícil é controlar, dar um basta, sair da "fossa". Uma situação assim pode levar a pessoa a perder o controle e é neste momento que precisamos de uma presença consciente para encontrar uma saída. Costumo observar os sentimentos que passam e para isto fecho os olhos. Olhar para dentro é o primeiro passo.
             Muitas vezes, ao fechar os olhos, uma lágrima, mais uma outra, um choro, acontecem e chegam a molhar o rosto que muitas vezes não entende. Um carinho vindo não sei de onde, não sei de quem, me abraça e me diz que não estou só. Mais lágrimas, copiosas, algumas escapando pelo lado esquerdo dos olhos são minhas companheiras. Permito que saiam e cuidem de mim. Me entrego.
             Deixo acontecer e uma suavidade me envolve afastando de mim todos os dissabores, as discordâncias, os fracassos, as incompreensões e algo novo me refaz. Me conforta. Agradeço...
              

Abro as janelas do ouvir...

          A música me transporta para além de mim mesmo, deste mim mesmo chato, inconveniente, que às vezes me tira do sério. É bom então ouvir uma música suave, dessas que toca o coração. Aí muda completamente o estar do momento.
          Viver bem consigo mesmo é compreender todas esta manhas e viajar por onde o caminhar possa ser mais leve. Por que enveredar por trilhas onde o escurecer da alma nos leve a momentos de infelicidade? Não posso firmar meus passos em lugares pantanosos. Impossível.
          Abro as janelas do ouvir e deixo entrar a sonoridade de um violino, saboreando cada melodia e sendo com a música que me faz mais vivo, em paz comigo mesmo. Sinto. 

BOM DIA!

Bom dia!
       Tive uma visão entre o sono que estava se indo e o despertar muito interessante. Uma nuvem de alegria despertou antes de mim e era bem maior do que eu, pairava sobre a cama e eu apenas um se dar conta sem qualquer expressão. Me assustei e aí tudo se desfez.
       Um momento assim é único, não se repete, é apenas uma amostra do que podemos ser. Do insignificante para a totalidade há uma enorme diferença. Ser a totalidade passa por um caminho de muita instrospecção, de consciência profunda, constante. Uma eterna vigilância.
       A divinização do humano, a humanização do divino é uma questão de sobrevivência da espécie. Será o apogeu da experiência do homem neste planeta. Se  não acontecer o fracasso estará garantido. 

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Uma semente de paz...


Há uma paz, alguma coisa guardada,
uma semente adormecida num canto do coração.
Sou grato a tudo, mesmo às dores,
às lágrimas, a tudo que me fez
aprofundar nos sentimentos
e chegar mais perto.
Uma semente de paz e este mundo
se torna mais bonito, um paraíso,
berço da harmonia maior,
aquela sonhada por todos nós.

O silêncio é um prazer...


A estrada que me leva de volta traz você também.
Não sou mais o mesmo,
algo novo aconteceu.
O silêncio é um prazer,
uma bem-aventurança.
Sigo o caminho mansamente,
de braços dados com tudo que me cerca.
A estrada de volta traz o teu sorriso e a suavidade do teu olhar.

Assim faz a flor...


Mulher, uma linda mulher,
vejo nascer a cada instante.
Assim faz a flor, abrindo pétala por pétala,
se despedindo do botão,
agradecendo aos espinhos.



Sei que a fonte está aqui...


Perdido sigo, juntando cada pedacinho de mim,
é muito dolorido, o sofrimento fica e machuca sem nenhuma piedade.
Meu Deus! Este cálice é por demais doloroso, afasta de mim!
Não me deixes sucumbir!
Agora todas vocês  se afastaram, estou só, me desespero.
Choro e procuro dentro de mim o conforto.
Sei que a fonte está aqui,
tenho medo de não me encontrar também e aí me desespero.
Vou até Você , único porto onde posso ancorar esta dor e buscar repouso.
As lágrimas copiosas me dizem que há um alento,
que alguma coisa virá ao meu encontro e uma vida nova me levará seguro a mim mesmo.

Toda escuridão desaparece...


Pegar a pena, o prazer de soltar as palavras
sem nenhum nexo, deitar e rolar, compor, 
deixar fluir, as emoções expressar.
As palavras cuidam de tocar o coração,
as emoções dão o compasso.
 A felicidade é uma luz que brilha,
toda escuridão desaparece.

Foi assim que aprendi a nadar...

        Este é o espaço que me foi destinado quando cheguei ao planeta terra. Meu avô havia plantado muitas árvores frutíferas regadas com a água deste reservatório. Nós chamamos de açude, era a nossa piscina, foi aqui que aprendi a nadar. Estava agarrado num cavalete de bananeira, minha bóia, quando de repente escapou das minhas mãos. Tive de bater muito com os braços e com as pernas para não afundar e me afogar. Quando me dei conta estava nadando, aí comemorei. Foi um dos maiores prazeres da minha vida. Daí para frente fiquei usando o cavalete como segurança, mas de vez em quando o soltava para experimentar ficar mais leve que a água. 

Por que é assim?

          A casa está vazia. Ninguém para escutar o chamado. Apenas um espaço, muito amplo, aberto. Uma morada assim abriga a todos, sem exceção, é bastante abrir a porta com muito cuidado e procurar assento.  Se chegar.
         É assim quando chegamos de visita ao planeta. A casa está à nossa espera, com tudo posto à nossa disposição. Somos filhos desta terra, não há como não sermos bem recebido. A fartura da natureza é para cada filho que chega.
       Isto parece uma utopia. E é, na mente comum dos que aqui estão e se apossaram de um quinhão maior do que o ofertado pela mãe terra. Ela é uma mãe generosa e sofre com a desobediência dos filhos que tomaram para si em excesso, deixando faltar para os demais. E são todos filhos da mesma mãe.
         Por que é assim?

BOM DIA!

Bom Dia!
Uma felicidade brotando todo tempo, uma fonte perene é a nossa natureza, digo nossa porque experimento em mim agora e está disponível a você também. É só observar, num cantinho de você ela está. É mais como um sorriso suave, frágil. Observar com muito cuidado, é uma jóia preciosa dentro de você. Cuidar dessa jóia é o seu caminhar. Suavemente...O amor é uma coisa assim. É muito simples, nossa natureza mais profunda. Digo profunda porque está enraizada no Ser mais profundo. Mas o acesso é fácil porque está bem aí pertinho. Um simples toque no sentir e pronto. É todo seu. É você.
email:jw.machado@terra.com.br

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Você me acompanha...


Há muito tempo venho caminhando só.
Não sabia da Tua existência,
dormia, esqueci até de mim.
Agora que me encontro e Te encontro,
o caminhar é mais confortável,
uma confiança em mim e em nós dois, me dá a direção.
É um rumo certo, tudo acontecendo no devido momento,
sorrio, brinco, Você me acompanha.

Meu corpo, com amor te cuido...


Meu corpo, com amor te cuido.
Danço, espalho você no ar, em harmonia me entrego.
Quando canso meu corpo no dia-a-dia,
me deito, respiro fundo, vou até a barriga,
percebo que ele agradece.
Quero ter uma relação assim com você meu corpo!
Observar melhor o que te dou, como te dou.
Viver com você meu corpo, experimentar cada momento,
mergulhar nas emoções, sentir por onde elas viajam através de você .
Obrigado meu corpo!
Agora sei que em você está enraizado um ser masculino,
um ser feminino, que se amam.

Se dar as mãos é isto!

           Uma alma feliz agradece ao corpo bem cuidado, sua morada. É interessante quando se percebe esta íntima relação entre os dois. A gente não se sente completo quando algo está faltando a qualquer um deles.
            Cultivar hábitos saudáveis para o corpo, traz um prazer que muitas vezes não se sabe de onde vem e nem porque está acontecendo. Não é o mesmo prazer que se sente quando se recebe um presente, quando se adquire um bem desejado ou qualquer objeto sonhado. É mais um bem estar natural, brotado do fundo da alma. É mais como um agradecimento. Afinal, a alma também se beneficia quando o corpo é bem tratado.
            Acho bom falar dessas coisas porque tenho me beneficiado quando me comporto assim. Se acontece comigo, tenho certeza que vai acontecer com você também. Por isto o compartilhar. Às vezes a força de uma palavra faz uma grande diferença no nosso bem estar e uma dica de um bom viver produz milagres. Nós é que fazemos o milagre, o santo lhe dá um toque, abre um espaço dentro de você para que o milagre aconteça. Para que aconteça é necessário que você esteja receptivo.
            Se dar as mãos é isto!

Meditação é a medicação da alma...

               Fico chateado por coisas à toa. A gente costuma chamar contrariedade. Ouvi muito minha mãe reclamar de suas contrariedades. Ela, uma mulher nova, seus trinta anos, já com uma família grande, quase todas crianças. Davam muito trabalho. Ela com um rebento na barriga, um outro de colo, mais um aprendendo a andar e os demais fazendo traquinagem.
            Mesmo muito ocupada, não gostava quando algo não saía como ela queria. Se sentia contrariada, não aconteceu segundo suas expectativas. Assim é comigo, algo não me satisfez, ainda não consigo identificar.
              Naturalmente meu corpo começa a respirar mais devagar e começo a perceber o ar entrando e saindo das narinas. Fecho os olhos, percebo o fluir da respiração e o corpo todo agradece, uma paz invade cada espaço de meus sentimentos. Aos poucos a contrariedade vai perdendo o brilho, vai se distanciando e desaparece por completo. Não está mais aqui. Também não preciso mais saber sua origem.
             Meditar é isto. É muito simples e é o melhor remédio para os males do sentimento. Apazigua o coração, remove todo mal estar. Cura. Meditação é a medicação da alma.

BOM DIA!

Bom Dia!
               Fico feliz por mais esta manhã que contemplo. Os pássaros me alegraram muito cedo e fiquei deitado mais um poço me deliciando com as notas musicais de cada um deles. Fico imaginando como seria se entre nós humanos a comunicação acontecesse em forma de melodia...
             Não sendo assim, poderíamos pelo menos deixar ao coração o entendimento entre cada um de nós. Que se deixasse a mente para resolver as coisas práticas da vida.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Gente como a gente...

Há em cada canto uma alma feliz se derramando no prazer de se dar, de tudo contemplar. Imagino um ser natural, permeado das bênçãos da Existência que a tudo permeia com Seu amor, pois Ela é amor. Beber da Fonte, se abastecer e cuidar para que todos se curem de suas feridas com Sua benevolência.
Viver o cotidiano afinado com o divino existir, o outro lado de nossa natureza. Matéria sendo moldada por mãos divinais, se tornando gente como a gente.

Meu peito chora de alegria...

          Meu peito chora de alegria. Se derrama agora em sua direção. Suavidade é o que ele diz. Um encontro acontecendo entre almas, habitando pessoas humanas presentes neste Plano Terreno. Sou só agradecimentos.
          Meu transbordar quer preencher a todos, indistintamente, em todos os recantos da nossa terra mãe. Água cristalina correndo sobre os rochedos distribuindo o canto do seu caminhar. Toca com muita calma cada ser vivo à margem do seu leito.
         Das montanhas ao vale imenso, dizendo da graça, da alegria, da paz, sua natureza.
        

Obrigado! Obrigado! Obrigado!

          Sempre ouvi falar que é dando que se recebe e neste instante estou recebendo uma benevolência sem tamanho. Só em saber que você está lendo o que dita meu coração ele não para de sorrir, agradecer, se desmanchar em bemaventuranças.
         Você é a pessoa mais importante neste agora que acontece comigo. São graças abençoadas que me visitam e me fazem pleno de felicidades. Este amor incondicional, uma fonte cristalina onde tudo é um só, AMOR.
         Obrigado! Obrigado! Obrigado!

O amor é nosso compartilhar...

           A primeira visualização do Ser Livre hoje cedo, por volta das seis e meia da manhã aconteceu nos Estados Unidos da América, no outro hemisfério no nosso Planeta, da minha casa atual. Fico feliz e admirado como a gente pode dar um Bom Dia e no mesmo instante ser recebido por alguém tão fisicamente distante. Por que espiritualmente estamos bem pertinhos.
          Quero presentear esta pessoa com uma rosa aberta neste instante no roseiral do meu coração. É nele que cultivo lindos jardins, semeio a todo instante uma planta conhecida como "alegria de viver". Receba também uma muda desta espécie que se encontra em risco de extinção e cultive no seu jardim, do lado de dentro do peito. Se você sintonizou com o Ser Livre é porque tem um ser assim dentro de você. O que falo é apenas o reflexo do seu viver interior.
           Muita paz, abundância de felicidades e um dia maravilhoso para você. O amor é nosso compartilhar.

O meu Bom Dia hoje é o meu compartilhar...

Bom Dia!
          A vida me presenteou com a alegria, me deu liberdade, pôs a simplicidade nas minhas mãos. 
          Agradeço por tudo que a Existência insistentemente me ofertou desde que cheguei ao planeta, para empreender esta viagem.
         Sei que fui ingrato com Ela, virei as costa muitas vezes, dei-Lhe o desprezo, mas uma dia, algo maior do que eu mesmo, fez as pazes com Ela e aí o caminhar ficou mais leve.
         Agora eu convido você a me dar as mãos e receber junto comigo as dádivas tão generosamente ofertadas por Ela.
         O meu Bom Dia hoje é o meu compartilhar.

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Um pestanejar...


Assentar o cansaço, deixar que o corpo se acomode,
um repouso merecido depois do cambalear sem nenhum sentido.
A cabeça tonta, muita turbulência.
Deixar passar cada pensamento, acalmar,
diluir-se nesse imenso mar da vida.
Um pouco do prazer de se estar vivo,
ouvir os pássaros, se chegar suavemente
à sombra de uma árvore, adormecer.
Sonhar, se deixar levar nas asas da imaginação a cada lugar,
se aventurar no desconhecido.
Um pestanejar...

Musa minha...


Musa minha. Inspiração, fonte de um viver diferente,
repleto de brincadeiras.
Riso teu mexendo na intimidade do meu ser,
abrindo portas e janelas do meu coração.
Rio junto, corre do lado do teu, rompendo o solo,
descobrindo as margens.
Banhas a mim, me aqueces,
me entrego ao sol que corre solto no meio da folhagem.

Há sempre uma luz...


Há sempre uma luz, um brilho diferente,
toda vez que Você se chega, percebo.
Ilumina a rua, o quarto de dormir,
lá dentro é tudo incandescente.
Você se vai, a luz recua.
Um brilho forte, um único ponto,
é minha companhia.

O riso que sinto agora não tem nada a ver comigo...

O riso que sinto agora não tem nada a ver comigo, simplesmente passa por aqui, me visita...
Deixei a porta aberta, não tomei cuidado, aí entra qualquer um.
O riso que entrou pela porta escancarada do meu sentir saiu de você, se deu conta?
Pois é assim mesmo... emoções viajando pelas ruas da vida, visitando incautos corações, entregues ao sentir sem qualquer barreira divisória...
Cuidado!!!


Um orgasmo, uma explosão...

Há uma luz, de brilho intenso, tocando a todos...
Um prazer sem fronteiras acolhe o brilho desta luz, se dispersa, desmancha-se num riso eterno...
É vida... a imortalidade visitando o efêmero, uma conexão.
A leveza do prazer banhando de alegria cada célula, inebriando  meu viver...
Sou tão pouco, um quase nada, nem mesmo uma vírgula...
Um orgasmo, uma explosão...
É o que sou.
Ou não?

BOM DIA!

Bom Dia!
A agitação do mundo é reflexo da nossa agitação. A mente perturbada abre espaço aos desentendimentos e o resultado é uma insatisfação geral. Alguns pontos de paz nos corações mais calmos é o que se precisa para se manter acesas as chamas amorosas sempre vibrando. O meu bom dia é uma corrente de paz passando pelos mais longínquos recantos do nosso planeta. Você que está sintonizado com o Ser Livre carregará permanentemente esta tocha vibrando em uníssono, só assim poderemos minimizar o sofrimento das pessoas atingidas.

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

É preciso muita coragem para ser feliz...

               O ser feliz passa por momentos os mais controversos. É preciso muita coragem para ser feliz. Não é uma questão de determinação, muito menos de acreditar. Ser feliz é mais do que um sentimento casual de instantes de felicidade.
               A profundidade do ser feliz beira a margem do silêncio eterno, um espaço visitado por uns poucos Buddas. Há muito que se viajar para se encontrar este mundo encantado da alma...

O caos é a nossa natureza...

               A vida com lampejos de consciência é um caos. É provável que a vida em consciência não o seja.
               O sentir sem escolhas passa por altos e baixos, pelo topo da montanha e pelas profundezas do vale.
               Não se tem uma identidade, não se vive uma coerência. Os sentimentos viajam sem um rumo certo. Se perdem, se encontram, se encantam e se desencantam com a mesma facilidade.
              Viver o caos é a perfeição descobrindo o imperfeito, vivendo todo matiz de um arco-íris, o fluir de um rio arrebentando-se e contendo-se à mercê das margens.
               O caos é a nossa natureza, a matéria do que fomos feitos. Entender o caos dentro de nós é entender a vida. O sentido do estar vivo...

Reflexo do momento presente...

               Sabendo o que estava acontecendo me reservei o direito de sonhar, esperar o melhor. É tão estranho este mundo! O mundo que construimos não parece saudável, poderia ser melhor. Sonhar o improvável pode até levar o mundo a uma reviravolta. A força de um sonho é tão potente assim?
               Às vezes não quero acreditar e um desânimo me leva para baixo, perco as esperanças. Fico neste estado por alguns instantes, observo, sinto a emoção com toda intensidade, quase entro em pânico, observo, observo...
               Um respirar profundo me acalma, a paz se chega, aos poucos o sossego retorna ao coração que simplesmente se entrega, pulsa suavemente. Mais uma respiração profunda... mais outra...
               O mundo agora é outra coisa, posso entender melhor. É um lugar mais agradável de se habitar, reflexo do momento presente...


BOM DIA!

Bom Dia!
Um pássaro canta no quintal vizinho, me alegra, toca meu coração. Compartilhar com você este momento é alimentar a esperança de um dia longe da tristeza. Se ela vem, observar é a conduta certa. Olhar em direção à tristeza. Ela desaparece e o sentir natural, alegre, retoma seu lugar.
Você tomando de conta do seu viver.

domingo, 7 de agosto de 2011

Fico muito grato a todos vocês...

               Seres humanos, é o que somos. Estabeleceram limites, traçaram contornos territoriais. Nos enclausuraram em mapas com inúmeras divisórias.
               A internet fez o milagre: varreu todos os traçados, baniu falsos patriotismos, nos deixou mais perto um do outro, irmãos.
              As cores das emoções nas palavras escritas no Ser Livre está colorindo o mundo. Pintou de verde a Romênia, a Ucrânia, a Índia, Alemanha, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Argentina, França, Itália e o Brasil.
             Fico feliz por estar ajudando a fazer este Planeta mais verde, semeando sentimentos no coração fértil de cada amigo, espalhados pela imensidão deste nosso mundo, tão pequeno quando se trata de compartilhar sentimentos.
              Fico muito grato a todos vocês.

Vamos brindar?

A emoção não tem pátria, é universal. Viaja pelo mundo saindo dos limites da alma, chegando até você...
Também não está limitada à palavra, vai muito mais além. Fico imaginando como bate no seu coração e o reflexo que produz...
Ah a emoção! Agora é suavidade tocando sua suavidade também, imagino a beleza que sai de você...
Agora é uma explosão de risos, e em você? Imagino multiplica-se transbordando sua taça...
Vamos brindar?

Escrever é uma delícia...

Escrever para mim é uma delícia.
As letras se arrumando uma atrás da outra,
as palavras conversando, contando uma  passagem,
expressando uma emoção...
Deixar à pena e ao coração a beleza
se abrir em singela oração.


A noite que agora vivo...

Um vento frio sacode as árvores,
          os ramos se tocando, roçando as folhas umas nas outras,
                     trazem até aqui o som das ondas revoltas.
É o mar chegando até o continente.
        vibra em mim a vida que ele me traz.
Rajadas fortes, às vezes mais suaves,
        dão um ritmo à noite que agora vivo.

Meditar amando...

Há um tempo para tudo, aliás, dizem que o tempo não existe. Aí fico todo confuso. O que fazer?
Bem, vou me organizar, começar tudo de novo.
Há um tempo para tudo, vamos supor que o tempo exista.
Que tal um tempinho para mim? Chegar perto, tomar as mãos, roçar um no outro...
Há  um tempo para tudo e para o amor também. Deixar a energia amorosa tomar de conta, observar ela se espalhando quando você fica junto da pessoa amada...
É mais uma brincadeira e é bom quando a gente brinca de amor, de amar. Chegar perto, tocar as mãos, trocar olhares...
Observe a energia se espalhando, de onde ela sai, a fonte...
Isto é meditação...
Meditar amando...

Aguardo um chamado seu...

Aguardo um chamado seu, não vejo a hora de acontecer,
uma falta no peito me diz...
Estamos unidos por um laço chamado sentimento.
É uma coisa bem maior do que eu mesmo,
não posso controlar...
É deixar acontecer e cuidar do laço...

Uma nova terra...onde o amor é o único sentimento...

               Sabendo que o outro faz parte de mim cuido para que ele viva bem, gosando de plena saúde e felicidade. Assim é com você, com os animais, as plantas, todos os reinos da natureza.
               Esta é a primeira e única lição de Ecologia. Aprendida a lição, pondo em prática este ensinamento, você recebe o diploma de Ecólogo e estará habilitado a viver no Planeta Terra e usufruir de toda Galáxia.
              Nenhum Deus para lhe proteger, não precisa, a responsabilidade de viver bem é só sua. Se cada um faz a sua parte o equilíbrio natural é estabelecido. A felicidade é abundante como o oxigênio, naturalmente abastecida, à disposição de todos os viventes, é só respirar. A alimentação natural dispensa a morte de qualquer animal e seu organismo é sábio em definir qualidade e quantidade a ser consumida. A abundância é um previlégio de todos que habitam o planeta.
                 O amor é o único sentimento .

Um Exelente Dia!

Bom Dia é um cumprimento muitas vezes formal, sentindo-se muito pouco do que a mensagem que se quer passar. Quando dou o meu bom dia a você na realidade a minha vontade é que você tenha um Exelente Dia. Bem vivido, a cada instante, sem perder um segundo. Vivendo o Agora em todas as suas dimensões. Isto significa pleno de prazer. Mesmo envolvido em resolver coisas, permaneça no momento presente. Tudo sai mais fácil.
Uma música suave, dessas que amacia o coração e o deixa puro de sentimentos é o meu momento presente e compartilho com você. Te dou as mãos, seguimos juntos. Um dia de domingo começando assim promete muita amorosidade. Espalha a tantos que se aproximarem de você. É tudo.