sábado, 27 de agosto de 2011

Sou noite e dia...

Claro como o dia.
Se é noite, tudo muda, o claro se vai, se vai o dia.
Se o dia se vai, eu vou com o dia.
Quando a noite se chega, me despeço do dia.
Se assim acontece, me dou pro dia, me chego pra  noite.
Sou noite e dia.

Ser assim...

Ser assim como um ninguém, nem ser, não sei...
Ser assim só se for só, melhor, nem ser, não sei.
Se não sei, melhor assim.
Me achar e achar que sem mim, não sou.

Nós dois, um só caminhar...

Vou estar comigo mesmo, depois te procurar.
Ao te procurar vou me encontrar em você...
No teu abraço, no toque de mãos. Vou me dar por inteiro, te encantar.
E assim caminhar contigo, lado a lado.
Chegar, não sei. Aonde nem pensar...
Nós dois, um só caminhar.

Menino de engenho, fui um...


Botar fogo na fornalha, lenha ou bagaço de cana seco.
Gostava de ficar olhando o subir da labareda.
Uma quintura que não tinha tamanho.
Fornalha - onde se produz a rapadura.
Bagaceira do Engenho - no final da tarde, começo da noite,
ponto de encontro dos cortadores de canas e de cambiteiros.
Muita lorota, conversa fiada, animação. Chupar cana na
bagaceira, fiz muito junto com a meninada.

          Fui menino de engenho. Meu pai fazia três moagens por ano, uma no Sítio Flor, outra no Sítio Xavier e uma terceira no Sítio São Lourenço. Era uma festa para a meninada. Bebíamos garapa na fornalha numa cuia, comíamos raspas de rapadura na gamela, tirávamos alfinins na cana (puxa-puxa) e chupávamos cana na bagaceira - era um dia todo de guloseimas doces. Para salgar a boca, uma boa farofa que minha mãe servia aos trabalhadores no meio da tarde, com café.
         Nunca vou esquecer do cheiro da fornalha, com a garapa fervendo, borbulhando no tacho de engrossar o mel. Mel despejado na gamela, mexia-se sem parar até se tornar pastoso, pronto para ser cacheada a rapadura. Depois de fria, retirada das caixas e depositada num quarto reservado ao armazenamento.





EXPOCRATO, seu Pedro representou muito bem Caririaçu...

          Meu pai, Pedro Nogueira Machado, representou muito bem Caririaçu na EXPOCRATO e com o produto mais importante - gado. Empreendeu um trabalho minucioso e bem elaborado de seleção de gado da raça Gir. Sempre gostou muito desta raça indiana, principalmente pela sua rusticidade e produção.
          Sua seleção beneficiou positivamente o rebanho bovino da região do Cariri, de todo estado do Ceará e estados vizinhos, para onde vendeu muito bem seu produto. Chegou até a introduzir a inseminação artificial na melhoria genética da seleção que ele conduziu. Trabalhou até quando sua saúde permitiu e nunca se afastou da sua luta diária, que começava infalivelmente as três horas da madrugada e terminava no final da tarde.
          Por sua participação por mais de 50 anos na EXPOCRATO, nunca tendo faltado um ano sequer, recebeu várias homenagens, entre elas, o nome de uma Alameda dentro do Parque de Exposição (foto acima) - Alameda Pedro Nogueira Machado. Seus animais foram sempre muito premiados e receberam inúmeras taças por suas qualificações.
          Seu Pedro não se encontra mais entre nós. Deixou o nosso convívio aos 94 anos de idade. Ficaram as saudades e as melhores lembranças de sua passagem pela sua terra natal.             

CNEC de Caririaçu, foi um marco na educação do município...


Primeira turma de formandos do Ginásio São Pedro - CNEC - Caririaçu-Ceará. 1965.
Da esquerda para a direita: Geraldo Alves, Jackson, Onisia, Vicência, Fátima Rodrigues, Donana, Marlene Martiniano, Adelina, Catarina Borges, Francisca de Sousa, Aspásia, Aidê, Mariá, Pedro Rodrigues e Flávio Borges.
          A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade -CNEC de Caririaçu, merece ser registrada no blog Ser Livre. Foi um marco no setor educacional da cidade. Começou com o Ginásio São Pedro, que teve como primeiro diretor o Padre Vicente Alves Feitosa. Depois foi dirigido pela professora Maria de Nazareth Nogueira Machado, e, finalmente, pela professora Maria Floscoelli Machado Lacerda.
          A foto acima é da primeira turma de formandos do Ginásio São Pedro, na praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Segundo um dos formandos, a turma foi hospedada na residência do casal Geraldo Botelho e Nolita Vitorino. Como não havia salão de beleza em Caririaçu, as formandas tiveram de se aprontar nos salões daquela cidade.
          A CNEC de Caririaçu, fundada em 1962, fez história em Caririaçu e a maioria dos professores, que atua na educação da cidade, passou pelas salas de aulas do Ginásio São Pedro e depois Centro Educacional São Pedro, que funcionou até o ano de 2003.
          Dona Floscoelli, como as pessoas da comunidade a chamavam, foi a expressão maior da CNEC em Caririaçu e lutou até os últimos dias de sua vida pela educação dos jovens do município. Ajudou muita gente a conquistar o seu diploma, incentivou outro tanto a retomar os estudos e não mediu esforços para manter a CNEC sempre atuante.

A praça principal da minha cidade mudou... E você?

A praça principal da minha cidade já foi assim. Palco de encontro e desencontros. Quantos corações aí se encontraram, quantos se despediram!
A praça principal da minha cidade mudou muito ao longo dos anos. Eu mudei também. Quantos conterrâneos aí pisaram e não mais aí puseram os pés, deixaram pegadas...
Outros fizeram da praça principal uma costumeira presença nas manhãs de sol, ao cair da tarde e passeios sossegados nas primeiras horas da noite...
A praça principal da minha cidade mudou...
E você?




Black, estou com saudades...

          Há determinadas almas que demoram pouco neste mundo. Quando partem, ainda jovens, deixam uma saudade que não tem tamanho. Meu cachorrinho  Black foi uma alma assim. Demorou pouco na nossa convivência.
          Meu amigo Black, ficou esta recordação, uma foto sua, que faço questão de compartilhar com meus amigos. Seu olhar triste ainda hoje me emociona. Não sei como é o céu dos cachorros, mas uma coisa é certa, muito amor é o que não falta. Um colo para você se deitar é tudo. E mãos macias para te acariciar... não vai faltar.

Belinha, bela menina...

Belinha, bela menina. Uma das minhas amigas.
          Gosto de estar no sítio - colher bananas, goiabas, mangas e brincar com a Belinha. É menina valente - mansa comigo, com minha companheira e com meus filhos. É uma fera e morre de ciúmes de outros bichos. Detesta gatos.
          Come banana e gosta de coco-da-bahia também. É vegetariana por opção.
          Os bichos não nos pedem nada, gostam de carinho e agradecem com uma lambida, balançando o rabo também. Minha amiga Belinha, fico feliz por ter você comigo, uma dádiva de minha filha Laelia, que te ama muito também. Ela está distante, mas seu coração está conosco.
          Estalo os dedos e você vem correndo. Você sente minha presença de longe, teu faro aguçado te diz.


Palavras...

Palavras,
podem enaltecer,
podem levar você pro buraco.
Palavras,
podem elevar teu espírito,
podem te reduzir a um nada.
Palavras,
podem ser desculpas para tuas negatividades,
podem te dizer da beleza que há em você.
Palavras,
quero uma que me faça mais feliz.
Te dou duas.
Te amo!

B O M D I A !

Bom Dia!
          Acabei de chegar do quintal onde estava cuidando dos cachorros. Arrumava o espaço deles, fiz limpeza e varri as folhas secas em volta. Eles fazem uma alegria com a minha presença! Nada pedem, apenas ficam me cheirando e com latidos de alegria expressam seus agradecimentos. Alguns mais afoitos querem me abraçar e ficam se jogando sobre minhas pernas. A pretinha é danada para fazer isto, a mais esperta e a mais exigente de carinhos. Não saio de perto deles sem antes passar as mãos em cada um. É muito difícil um carinho individual, porque são três, e todos reivindicam minha atenção ao mesmo tempo. Se passo a mão num deles os outros se jogam esperando o mesmo.
         Meu bom dia para você é o compartilhar deste momento meu com os bichinhos de estimação que a gente traz para junto da gente,  quer vê-los sempre por perto, sadios, alegres, nos ajudando a fazer desta vida um espaço de amizade em todas as direções, com todos os seres viventes.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

O Ser Livre vai longe... uma caminhada sem fim...

          A América do Sul do Ser Livre está mais verde. Agora, neste instante, uma visualização vem da Venezuela. Fico feliz. É bom ver crescer o espaço no coração do mundo, receptivo às emoções positivas que procuro compartilhar com todos vocês.
        Agora o mundo está assim: O verde do amor se espalhando e não vai parar.
    
Países onde o Ser Livre foi visualizado no último mês.
        

O que senti na Índia...

             A segunda vez que estive na Índia, Osho já não estava mais lá. Fui comemorar meus 50 anos de vida, meio século, muita coisa. Foi o presente que me dei.
          Cheguei em Puna e fiquei alguns dias no Ashram participando das meditações diárias, dos trabalhos de crescimento interior e curtindo os amigos. Certo dia me deu vontade de conhecer um outro Mestre Iluminado, para onde muitos discípulos de Osho estavam se dirigido.
          Só se falava em Papaji. Fiquei curioso e com muita vontade de ir conhecê-lo, ao mesmo tempo em que achava que estava traindo Osho. Uma dúvida tremenda! Osho jamais aceitou que o seguíssemos cegamente, as portas da busca espiritual deveriam estar sempre abertas, seja em que direção fosse.  Uma responsabilidade só sua.
          Comprei as passagens aéreas e fui para Lucknow, capital do estado de Uttar Pradesh, ao norte da Índia. Era lá que morava Papaji. Cheguei no final da tarde e procurei me hospedar próximo de sua casa. Foi fácil encontrar onde ficar`, uma casa de uma discípula do Mestre. Ela foi logo me dizendo que ele não recebia ninguém em sua casa, somente na sala de satsang e aí me deu o endereço.
          Estava muito curioso para estar próximo de um Mestre vivo. Na mesma noite da minha chegada fui até a residência de Papaji e fiquei lá fora. Muita areia em volta da casa, não havia pavimento na rua. O que me chamou a atenção foi a presença de muitos animais dormindo em volta da casa. Porco, gado, outros animais menores. Uma paz indescritível. Fiquei de pé, fechei os olhos e permaneci ali por um tempo que não consegui dimensionar. Parecia que estava do lado de seu leito. Uma felicidade que não era deste mundo. É mesmo muito importante estar junto de um Mestre vivo.
          Ainda participei de dois satsangs com Papaji. Toquei seus pés em profundo agradecimento. Uma energia extraordinária. Bebi da fonte.

O que vi na Índia...

          Numa das minhas viagens à Índia visitei uma fábrica de tecidos e fiquei impressionado com o cuidado, o esmero com que eles se dedicam à produção de tecidos característicos daquele país.
          Nesta foto este funcionário da esquerda está imprimindo um desenho com a utilização de uma espécie de carimbo, sobre um tecido branco. O carimbo tem de ser colocado com muito cuidado, criando uma padronagem toda particular. É impressionante como eles fazem isto com rapidez e a estampa vai ficando desenhada sem nenhum defeito. 
          Os tecidos neste país são muito bonitos, artesanais e de muito colorido. Os Saris usados pelas mulheres são de cores bem alegres. É uma peça enorme que dá voltas em torno do corpo e se ajusta de forma bem natural.
 

Pura fantasia? Não sei...

Não estou só. Um espaço de puro prenchimento me diz. Não diz, é.
      A alegria que ficou da busca que se foi, brota, é um conforto num fundo de paz.
As mãos aquecidas dançam, brincando, participando do êxtase.
          Tem acontecido comigo esta coisas.
Pura fantasia? Não sei.

Árvores que ajudei a plantar em Brasília.

               Estou em Brasília visitando minhas filhas, meus genros, um netinho e duas netinhas. Desço para brincar com os pequeninos no parque, logo aqui embaixo do bloco onde mora uma das filhas e reencontro árvores amigas que ajudei a plantar na cidade, tempos atrás. Presto nesta oportunidade uma homenagem a tão importantes companheiras.
             
Cambuí - Peltophorum dubium - Árvore plantada na Superquadra Norte 416, em 1978. As mudas foram plantadas com um pouco mais de um metro e hoje, trinta e três anos depois, mostram vigorosos troncos. Estão dando sombra para duas filhas, um genro e duas netinhas. Obrigado Brasília.

Pajeú - Triplaris pachau - Árvore nativa nas matas ciliares do Planalto Central Brasileiro. Plantada na SQN 416, fruto de pesquisa que realizei quando trabalhava no Departamento de Parques e Jardins, na década de 1970. Juntamente com uma equipe técnica competente e com o apoio do então chefe do DPJ, Engº Agrônomo Stênio de Araújo Bastos, de saudosa memória.

Jaqueira já produzindo, plantada na SQN 416. É comum encontrar fruteiras outras como abacate, manga, goiaba, ameixeira, nas áreas verdes da cidade.

Brincadeira de criança... num passado distante...

          Estava há pouco conversando com minha tia de 92 anos, pessoa tranquila, cabeça boa, entende de tudo e não para de falar das coisas boas que viveu. Mora aqui pertinho, ali atrás da Matriz, um pulo. Entre outras passagens de um tempo que se foi, lembrou-me das brincadeiras de crianças em frente à casa do meu avô, na rua principal, já chegando na praça. Ela e uma turma rondando os dez doze anos de idade, ficavam até nove horas da noite participando de incansáveis brincadeiras. A cidade nesta época era muito pequena e ali estava reunida praticamente toda meninada da rua.
          Quando dava nove horas da noite, e isto acontecia todos os dias, sua prima, filha do dono da casa na frente da qual a turma se divertia, subia no batente da porta, batia palmas e cantava para que todos ouvissem: Já são nove horas, quem não for de casa que vá embora, já são nove horas quem não for de casa que vá embora. E cada um saía de cabeça baixa, achando ruim, mas mesmo assim iam para suas casas, era ora de dormir. Havia uma coleguinha que não ficava satisfeita e toda noite repetia: nunca mais venho brincar com vocês.

O momento é de agradecer...



O momento é de agradecer, agradecer, agradecer...
Tanto recebi, tanto recebo,
as mãos sempre cheias, transbordando,
simplesmente agradecer.
Não estou mais aqui,
apenas a abundância,
a fartura e agradecimentos.




Despertar...

É dia, uma atmosfera diferente é minha fonte de inspiração. Ouço vozes descontentes, não consigo identificar. É mais como um sussurro, me incomoda, saio de perto.
Num dia assim é bom ficar só, se familiarizar com a sua própria companhia, fazer as pazes.
Se dar as mãos a si mesmo, um abraço, se chegar mais perto.
Despertar.

Descanso merecido...

Descanso agora depois de um dia turbulento.
Aperto cada tecla, letras se assentando, vogais e consoantes se arrumando em palavras, dizendo o que se passa dentro de mim. São forças vivas presentes no corpo cansado capazes de dar uma guinada.
O silêncio apaga os últimos vestígios do dia agitado.

As duas riquezas da vida ...

          Gosto de viver a vida de forma simples, sem muitas complicações, sem muitos compromissos, somente os compulsórios. Isto alivia bastante, abre espaço para a calma e a paz duradoura. Neste período de treinamento para se conseguir a paz permanente, estas pequenas atitudes são essenciais.
           Se você quer se conectar com a sua fonte de riqueza interior, faça exatamente o oposto do que faria para tornar opulenta sua riqueza exterior. A única atitude semelhante para se conseguir o sucesso em ambas as riquezas, é a perseverança. As duas necessitam de cuidados diários, de muita persistência.
          É bom ser rico por fora e por dentro. É bom também definir o quanto você quer ser rico por fora, qual o seu limite. Quando parti para a luta, quando saí de casa para vencer na vida, meu sonho era ter uma família, um carro, uma casa e dinheiro no bolso. Neste tempo não havia tanta divulgação da caderneta de poupança. Eu também nunca gostei de guardar dinheiro. Eu sempre achava um jeito de gastar o dinheiro da forma mais prazerosa possível. Me divertia com o dinheiro. Me tornei rico na minha medida, nunca quis mais do que isto. Há uma citação que gosto de expressar: "a pessoa rica é aquela que é satisfeita com o que tem".
          Satisfeito com a riqueza exterior adquirida, senti um vazio que não tinha tamanho, me faltava algo, não sabia o que. Só sabia que não era mais dinheiro, não era mais bens, nenhuma sede de consumo. Aí fiz uma viagem no outro rumo, para dentro, fui buscar a riqueza interior. Cada dia faço uma garimpagem nesta mina e quanto mais eu cavo, mais vontade tenho de mergulhar nas suas profundezas. É uma busca sem fim e muito agradável, o sorriso natural que me vem à face me diz. 
         

Compartilho com você uma meditação muito simples e poderosa...

          Recebi e continuo recebendo muitos presentes de Osho. Um verdadeiro amigo não se cansa de se dar. E Ele disse que quando deixasse o corpo iria estar mais perto de seus discípulos e é isto que eu sinto. A suavidade que vem ficar comigo é uma qualidade que descobri praticando suas meditações. E Ele deixou meditações muito simples e muito fáceis de se fazer.
          Uma que gosto de praticar é a Meditação do Hara. Compartilho mais esta com você.
          "Método: Sempre que você não tiver nada a fazer, simplesmente sente-se silenciosamente e vá para dentro do espaço do Hara, duas polegadas abaixo do umbigo, e permaneça lá".
         "Tornar-se consciente deste centro vai ajudá-lo tremendamente. Assim, quanto mais você permanecer lá, melhor - isso criará um grande centramento nas suas energias de vida".
         "Quanto mais você pensar no Hara, quanto mais você se concentrar lá, mais você perceberá uma disciplina surgindo em você. Isto vem naturalmente, não tem de ser forçado".
          "Quando mais consciente do Hara você estiver, menos medo da vida e da morte você terá - porque o Hara é o centro da vida e da morte. Quando você se torna sintonizado no Hara, você pode viver corajosamente. A coragem surge de lá: menos pensamentos, mais silêncio, menos momentos descontrolados, uma disciplina natural, coragem e enraizamento, uma conexão com a terra". Osho, This is it, # 8.

B O M D I A !

Bom Dia!
          Encontrei umas mensagens do Dalai Lama e escolhi algumas para despertar em você um novo dia. O meu Bom Dia.
          Gosto de guardar coisas bonitas comigo para numa oportunidade passar adiante. Não é bom guardar só para mim, pode mofar, amarelar, estragar e se isto acontece, algo dentro de mim pode amarelar também.
          "Dê mais às pessoas do que elas esperam e faça isso com alegria".
          "Quando disser SINTO MUITO, olhe para a pessoa nos olhos".
          "Em desentendimentos, brigue de forma justa, não use palavrões".
          Você  pode fazer do Bom Dia, um Excelente Dia...

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

O amor universal, sem o caseiro, é uma enganação...

          Nunca gostei de impor nada a meus filhos. Sempre gostei muito de conversar. Se errei com eles foi por excesso de liberdade, por não ter imposto limites, sempre achei que eles deveriam descobrir o mundo com sua própria luz. É bem provável que nos padrões psicológicos eu tenha cometido erros, afinal nós estamos nesta terra como aprendizes. E aprender a ser pai, para mim, foi uma tarefa muito difícil.
         Os manuais de pai que consultei não me deram respostas nos momentos que mais precisei. Fui mesmo empurrando com a barriga, como se diz. Uma coisa é certa: permaneci sempre com o meu coração aberto em direção a cada um deles e posso dizer que esta minha disposição ajudou muito nesta caminhada.
         Sei que o que eles aprenderam comigo não vai servir para conduzir meus netos. Espero que as coisas boas possam ser  aproveitadas em benefício dos mesmos. Uma coisa gostaria que eles procurassem por em prática, a busca da verdade interior, gostar de si mesmo, descobrindo seu verdadeiro amor. Uma pessoa assim está preparada para viver a vida em toda sua plenitude, enfrentar qualquer dificuldade e estas serão um eterno desafio.
         Quero deixar para eles o exemplo de uma pessoa que buscou, acima de tudo ser feliz, para poder fazer feliz a quem estivesse por perto. Amar a si mesmo para depois poder amar ao próximo. Este próximo, para mim, não está distante. Este próximo está dentro de casa, nas vizinhanças, nos relacionamentos. O amor universal, sem o caseiro, é uma enganação.
         

A Índia está no meu coração...

          Agora mesmo o Ser Livre foi visualizado na Índia, fico grato, principalmente que foi lá que encontrei o meu amigo Osho. Costumo dizer que a Índia é uma terra sagrada, berço da descoberta interior, terra espiritualizada. Se você quer fazer uma viagem para dentro de si mesma, o endereço é a Índia. Seja qual for a linha que você queira seguir.
Pessoas amáveis encontrei na Índia.
Esta criança me deu os braços.
          Na segunda viagem que fiz àquela terra, dividi o táxi do aeroporto para Puna com uma senhora que estava vindo dos Estados Unidos, para ficar por um tempo num centro de Yoga nesta cidade. Pessoa muito tranquila, com quem compartilhei momentos agradáveis e uma conversa um pouco atrapalhada pelo inglês que eu estava aos poucos melhorando.
          Isto foi na década de 1990. Vi na Índia as meninas de tranças, uniformes escolares semelhantes aos da nossa época aqui no cariri, com um suspensório por fora da blusa. Me vi uma criança e cheguei a parar de frente a uma escola, observando a meninada chegando, lembrando de uma época ali reproduzida fielmente.
Barbearia rústica, do lado da rua.
          Pessoas aos montes, ruas cheias, conversam sem parar, alegres, muito íntimos da gente. Parecendo compatriotas. Brinquei muito com eles.
Não sei se voltarei à Índia, mas guardo de lá boas recordações. 

Meus bichos queridos... gosto de falar deles...

          Os cachorros estão alvoroçados, latiram todos de uma vez, uma algazarra sem limites. São onze ao todo, ainda bem que o meu quintal é muito grande, tem espaço pra todos eles, estão bem confortáveis. Acredito ser algum gato passando sobre o muro. Os gatos gostam de desafios, andam na corda bamba, arriscando serem linchado pelos bichos.
         E é muito difícil a convivência entre felinos e caninos. As pessoas até fazem comparações semelhantes quando dois humanos não se entendem. Vivem como gato e cachorro. É o que parece acontecer no mundo de hoje, onde as pessoas estão cada vez mais intolerantes um com o outro. 
         Os bichos se calaram, o silêncio se refaz,  ouço ao longe o cantar de um bem-ti-vi. Buscando na Internet, encontrei uma foto do bichinho e uma citação interessante sobre o meu companheiro nesta manhã. 

Bemtevi.jpg"No folclore brasileiro, acreditam que canta ao sentir a aproximação de alguém, daí ser considerado o arauto de visitas. Pergunta-se: Quem tu viste, bem-te-vi? Homem ou mulher? Se o pássaro canta imediatamente, é homem e, se demorar, é mulher.
Nas narrativas populares do episódio da fuga para o Egito, foi amaldiçoado por Nossa Senhora. Seus gritos sempre denunciavam os esconderijos da Sagrada Família aos soldados de Herodes"
http://pt.fantasia.wikia.com/wiki/Bem-te-vi

Aceitação...

O que vejo no outro que não vejo em mim.
São tantas as falhas que vejo em mim, o outro parece mais completo.
Meus cabelos, não são meus. Os meus, aqueles que eu queria sobre minha cabeça, está na cabeça do outro. Fico desapontada, brigo comigo mesmo, não aceito.
Preciso esticá-lo, não gosto dele cacheado, estas ondulações me irritam.
Não gosto de mim, isto sim. O que fazer?
Nascer de novo, talvez. E se tudo se repetir? E se eu não gostar do nariz?
A insatisfação é o X da questão. Uma coisa difícil de lidar. A aceitação, esta coisa é muito complicada, passa por uma porta que não quero transpor.

B O M D I A !

Bom Dia!
          Está tudo muito calmo, há um silêncio no espaço que me envolve. Um silêncio assim é reflexo do que se passa dentro de mim. A verdadeira paz. Compartilho com vocês nesta manhã que está nascendo. Vamos todos renascer nesta atmosfera de tranquilidade e fazer do dia de hoje o melhor que estiver ao nosso alcance.
          É nossa a responsabilidade de restabelecer o equilíbrio natural das coisas, de fazer valer o projeto original que a Existência nos destinou. Fico feliz de estar com vocês.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Minha caminhada...

Deixo para trás rastros apagados. Foram momentos de dúvidas, passadas cambaleantes.
Deixo para trás, esquecidas no tempo, as angústias e todas as misérias do mundo que passaram por mim. Me machucaram, é certo, mas nem assim deixaram marcas na minha caminhada.
Olho para trás, não vejo minhas pegadas. Sei que a alegria e a suavidade que encontrei nos mergulhos mais profundos, cuidaram de apagar os últimos vestígios.

Um tempo duradouro, eterno, sem tempo...

Uma flor para vocês no fim de tarde, pétalas amarelas, da cor do ouro...
Um dourado assim é meu presente para vocês, que neste instante visualizam o Ser Livre.
Uma alegria vem me dizer que vocês estão satisfeitos, embebidos também da suavidade do momento...
Sei o quanto os buscadores conhecem este espaço e sei da suavidade que banha cada um ao se postar no agora.
Vivo a paz, vivo a alegria e tudo me diz que vão ficar comigo por um tempo duradouro, eterno, sem tempo...

Mais verde para o nosso planeta, verdejante amor...

          Uma área verde enorme foi acrescentada ao mapa mundi do Ser Livre. Alguém, lá na Russia, visualizou o blog. É bonito de vê o mundo sendo colorido por palavras de alegria, bem estar, risadas, gargalhadas, coisas simples e imprescindíveis para que possamos viver bem.
          É uma área bem mais fria que a nossa, gelada mesmo, muitos agasalhos para impedir que a temperatura baixa incomode o corpo. Mas a temperatura dos corações é a mesma, somos humanos, somos irmãos.
          Pode ter sido um discuido este visualizar, mas o Ser Livre chegou lá e vai se espalhar pelo planeta tocando corações que vibram na mesma frequencia. Uma onda de felicidade, dessas que a grande maioria ainda acha que é uma grande besteira, vai vibrar intensamente e uma mudança vai acontecer, e para melhor.
          Como me disseram a Liberalina e a Marina, a chave para a grande caminhada é perceber que os minúsculos passos, dados dia a dia, iluminarão problemas gigantescos.

Minha eterna gratidão...

          Durante minha vida profissional, recebi algumas homenagens, geralmente vindas da gratidão de colegas de trabalho e alunos dos centros de ensino por onde passei. Uma delas eu guardo comigo com muito carinho.
         Estava diretor do Centec Cariri e os alunos estavam em greve, exigindo o reinicio das obras de construção do prédio da Unidade, tão sonhada por todos nós. Duas alunas me mandaram esta mensagem que me comoveu demais e que eu guardo com muito carinho.

          Eis na íntegra, a mensagem:
         
          Juazeiro do Norte, 22 de Novembro de 2002.
Diretor Wagner
          Não se deixe intimidar pela enormidade dos problemas ou pelo passo lento da mudança. Se você achar pessoas com o mesmo pensamento e desejo, e se você estiver disposto a dedicar sua vida a uma causa, todos os seus sonhos se tornarão possíveis.
          Se prepare para um milhão de erros e decepções, mas sinta a emoção do desafio, só acreditar na possibilidade já vai lhe dar força.
          A chave para grande caminhada é perceber que os minúsculos passos, dados dia a dia, iluminarão problemas gigantescos.
          Descarte qualquer atitude negativa e sensação de impotência que tenha impedido você de entrar em ação.
          Entregue teu caminho ao Senhor, confia Nele e o mais Ele fará.
          Temos orgulho de tê-lo como nosso diretor e "pai".
                                   Liberalina e Marina.

          Minhas queridas Liberalina e Marina, nunca vou esquecer do apoio carinhoso que recebi de vocês naquele momento tão difícil que passei num dos palcos da minha vida profissional. A vocês meu eterno agradecimento. Se estas suas palavras servirem para ajudar vocês na caminhada que agora estão enfrentando eu vos devolvo com o coração carregado de emoção. Um grande abraço.


Degraus da vida...

Os degraus da vida, pisei cada um deles, ainda tem muitos por pisar.
É uma escalada sem fim, nem me lembro mais do primeiro passo.
Não gosto de olhar para baixo, tenho vertigens, gosto de curtir cada degrau.
Tomo fôlego, espero um pouco, descanso, quando sinto que estou preparado, alcanço mais um.
É uma brincadeira subir os degraus da vida, mesmo passando pelas intempéries próprias do caminhar.


Você é que sabe...

De onde você está não posso alcança-lo, por que subiu tanto? Não precisava...
Viver aqui mais perto da gente, estar mais junto, é o que importa.
Você subiu demais, excluiu tanta gente!
Vai dar para viver assim a vida toda? Imagino que não, mas você é que sabe.
 

Uma tsuname invadindo a consciência humana...

          A vida é uma dádiva especial, uma experiência dos deuses. Para que a experiência dê certo as divindades contam com você. A responsabilidade é toda sua. É bom que você não os decepcione.
          Fico imaginando que a maioria, quase a unanimidade, nem sabe disto e faz da própria vida uma viagem sem qualquer significado. Não daria para fazer melhor? Temo pelo fracasso desta experiência, tendo em vista os resultados alcançados até o momento.
         O paraíso foi completamente alterado pela ação nefasta do ser humano. A vida tem sido desrespeitada seguidamente, haja visto o nível de intolerância a que chegamos, uma violência beirando os limites do inaceitável.
         Somente uma tomada de consciência tão poderosa quanto uma tsuname, que invadisse a mente humana, poderia causar uma mudança de comportamento no homem, fazendo brotar um ser completamente renovado, voltado para uma vida mais simples, em todos os sentidos.

Se chegue e experimente!

A alegria que vem da barriga é para você...
Quero ver você alegre também, uma corrente de alegria é o que espero criar neste instante, contando com você. Vamos mudar este mundo, espalhar ao vento que há pessoas felizes caminhando sobre a face da terra.
Me dê sua mão também, aperte a minha, vamos sentir a alegria juntos, uma corrente viva...
É assim que imagino a terra prometida, por que não fazê-la acontecer agora?
Só depende de mim, de você, de você também...
Se chegue e experimente!
A vida é um campo vasto de novidades, descobertas, um paraíso acontecendo a cada um de nós.
O prazer, a alegria, o sorriso, o bem estar, é o nosso respirar, não há uma atmosfera melhor para se viver.


B O M D I A! Meu presente para você...

Bom Dia!
          Amanheci o dia me lembrando de Osho. Ele está comigo todo tempo, eu é que não percebo sua presença a todo momento. Mas hoje eu estou com ele, neste instante. Sua paz invade meu ser, nos comunicamos silenciosamente.
          Meu bom dia para você é um presente que ele me deu, uma meditação muito simples, Respirando pela Barriga. "Comece relaxando o estômago e respirando pela barriga. Faça disso uma prática. Deitado na cama, antes de dormir, por três ou quatro minutos, respire pela barriga. De manhã, quando acordar, respire pela barriga. Faça isso sempre que se lembrar. Sinta mais a sua barriga".
          Em qualquer lugar, no começo feche os olhos. De olhos fechados é melhor de perceber. Com o tempo você não precisa mais fechar os olhos. Você simplesmente percebe sua barriga enchendo e esvaziando com a respiração. Dá uma calma muito agradável ao nosso viver.
          Hoje, nesta quarta feira, é o meu presente para você.         

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uma lágrima, diz tudo...


O violino me acorda com um sonoro acorde,
o arco desliza suave, firme sobre a corda.
O som, a sonoridade, acontecendo junto do coração.
Uma lágrima, diz tudo.

Sentir...


Queria que você me ouvisse,
por isso escrevo.
Não sou eu que escrevo,
as palavras dizem do sentimento que aqui está.



Só ser...


A universalização de tudo,
é só sentir, se deixar levar,
ser com o todo.
Se despir, deixar cair todos os controles,
todas as correntes...
Não fazer mais nada, só ser.

Isto é cuidar de si...

Afrouxar todas as correntes...
Ficar livre, abrir espaço à liberdade. Começa dentro de cada um.
Um suspirar bem suave, mais outro, mais um...
Suavizar a vida é assim, muito fácil, é só começar. Uma vez, uma outra, mais uma...
Começar tudo outra vez no dia seguinte, no outro, no quarto dia.
Por toda semana, numa quinzena, por todo o mês...
Fazer do suavizar uma rotina prazerosa.
Isto é cuidar de si...

Nois sofre mais nois goza!

Gosto de vê o cabra animado, falando besteiras, de bem com a vida. Seu Tito era destas pessoas, não deixava ninguém quieto. Certa vez,arreou o cavalo e foi para um forró pé-de-serra, desses animados a fole de oito baixos, triângulo, pandeiro e um zabumba. As músicas saiam do fole com toda animação e o nego não parava de dançar. Cachaça e muié é que anima a festa, dizia Seu Tito, velho freqüentador de sambas e forrós da redondeza. Ia mais pra espiar as saias das moças levantar numa rodada sem fim. Êta bicho bom! Se animava. A Zefa de Neguim era a mais espritada, deixava os cabras de água na boca.Ô muierão! Do juei pra riba se vê muito pouco mas já dá pra animá o nego, repetia Seu Tito.
Numa das tantas, começa uma disavença. Uma dama não quis dançar com Zé Bigode, estava esperando o namorado, só dançava com ele, e de feição. Zé era teimoso e arruaceiro. Ainda segurava a mão da moça quando o noivo chegou. Foi aquela confusão! Que é que se assucede por aqui? Que negócio é este? Sorte a mão da minha muié, seu desgraçado! Levou um soco no pé do ouvido na mesma hora, Zé não quis conversa.
A sala da dança só tinha uma porta e uma janela. Tava impinhadinha de gente. Com a confusão era homem mulher e menino se apertando para sair na porta e tentando escapar pela janela. O sanfoneiro, ao tentar sair,tropeçou e caiu no pé da janela. A mulherada enganchava a perna no parapeito da minúscula saída e só se ouvia o gemido do sanfoneiro, - "nois sofre mais nois goza".

"Ante da gente si í"...

          Leve a vida mais leve, cheia de prazer, deixa de ser besta, home!
Qui diacho é dez? Num tá vendo qui tu vai se lascá!
Num se aperreia não, deixa os probrema pra lá!
Num basta o que tu já recebeu? Não tá satisfeito de tanta cacetada?
Deixe de eguagem e vá fazer besteiras, pecá desses pecadinhos tolos, sem consequença, num faz mal a ninguém, e a gente se diverte.
A diversão é a religião que salva, abre as porta do céu aqui mesmo, ante da gente si í.

BOM DIA!

Bom Dia!
Acordar cedinho, dar umas espreguiçadas, estira um braço, estira o outro, estica uma perna, estica outra, solta tudo de uma vez, relaxa...
Um prazer toma todo corpo. Repita algumas vezes, de forma bem relaxada, sem pressa. O corpo agradece, vem um riso do pé da barriga que não tem tamanho. Curta seu corpo logo cedo, antes de se levantar da cama.
Faço isto todas as manhãs e o dia para mim é mais do que bom. Experimenta!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Por que é tão difícil alegrar-se?

          Falo muito da felicidade, Ser Livre passa por uma coisa assim. Você acessando a sua fonte de felicidade. Aí você é livre para ser infeliz, se quiser. Não vou dizer para vocês que estou todo tempo feliz. Não, não estou. Há momentos de angústia também. Mas não faço da angústia o meu viver. Só observo, entro nela pra valer e, assim, logo saio ileso. Ninguém precisa ficar sabendo. Não preciso tomar remédios para os momentos de angústia. Ela vem e vai. Não demora, não deixo que ela faça morada no meu coração. Não suportaria, de jeito nenhum. A alegria é muito mais saudável e duradoura em mim, atualmente.
          Osho diz que "é difícil alegrar-se porque enorme tem sido seus investimentos em permanecer miserável. A menos que você perceba isto, poderá continuar tentando se alegrar mas você nunca será alegre. Aqueles investimentos na miséria terão de ser abandonados imediatamente. Mas todo mundo aprende, desde a própria infância, que a miséria é gratificante. Se você é miserável, os pais tornam-se mais amorosos. Quando você está doente, seus pais dão-lhe maior atenção. Se você está feliz, saudável, ninguém liga, ninguém lhe dá atenção. E a atenção é o alimento do ego. Sem a atenção, o ego não pode viver, ela é sua própria respiração. Assim como o corpo precisa de oxigênio, o ego precisa de atenção.
          Observe esses truques e estratégias da mente e você será capaz de abandoná-los. Não exija atenção, ou você permanecerá miserável. Este mecanismo precisa se tornar consciente. Esteja atento a ele, caso contrário ele destruirá todas as possibilidades de alegria na vida.
          Esteja prevenido, trata-se de uma armadilha muito antiga. Se você estiver disposto a tornar-se um ninguém, se você não estiver necessitando da atenção dos outros, não haverá absolutamente nenhum problema. Você pode se alegrar, pequenas coisas o alegrarão. Na verdade, as pequenas coisas podem lhe proporcionar a maior alegria possível".   

Olha a felicidade gente! É pegar ou largar...

          A felicidade, assim como a respiração, tem de ser lembrada de vez em quando. Ela está aí, num cantinho seu, assim como a respiração. E acontece naturalmente, como a respiração que está acontecendo sem que você perceba.
          Para saber se você está respirando, você tem de prestar atenção no ar que entra e que sai de suas narinas. Com a felicidade é do mesmo jeito, vá até o coração e preste atenção. É por isto que uma boa leitura, palavras que elevam, uma boa música, a presença da natureza, um animal de estimação, o sorriso de uma criança, nos mostram a felicidade em nós. Ela está em nós, comumente não percebemos.
          Quantos remédios deixaríamos de tomar, quantas dores de cabeça evitaríamos, quantos desgostos, se soubéssemos acessar a fonte da felicidade que há em nós! E é tão fácil! Só carece de um bom treinamento, de desenvolver uma competência em ser feliz. Faça isto no seu dia a dia. É mais fácil enfrentar os problemas estando feliz do que infeliz.
          Se Cuide!
          

Viúva para sempre...

          O camarada estava com câncer, com os dias contados. A família sofria com ele os mal tratos que a doença impõe sem qualquer piedade. Diante do final que estava por vir, resolveu dar uma festa e convidar todos os amigos. Seria sua despedida bem animada, apesar da dor que estava passando.
          No dia combinado os convidados começaram a chegar e nada entendiam. Uma festa? O homem está se acabando? É o que todos pensam num momento destes. Mas ele queria deixar a vida de bem com ela. Afinal, era apenas o corpo que estava sofrendo. A alma, eterna, de nada perecia.
          No meio da festa, manda parar o som e faz aquele discurso. Bem amigos, esta festa é uma despedida. Valeu por tudo que fiz e como fiz. Estou com Aids e sinto que meu tempo aqui na terra está terminando. Não queria partir sem ter me despedido de todos vocês. O discurso continuou e, apesar de não ser a sua intenção, muitas lágrimas foram derramadas por aqueles mais sensíveis. Muitos riram também. O certo é que a despedida aconteceu.
           Ao terminar a festa, seu filho, curioso, lhe pergunta:
          - Pai, o senhor não está com câncer? Ou é Aids mesmo?
          - Que nada filho, é câncer mesmo. É só pra ninguém querer ficar com sua mãe quando eu morrer.

BOM DIA!

Bom Dia!
Segunda feira com a alegria de uma sexta feira é o que desejo para você. Será possível? Já vi escrito em algum lugar que o importante não é fazer o que se gosta, mas gostar do que se faz. Como conseguir isto? Se ligando no momento presente, no Agora. Dar atenção ao que se faz. Quando você está no Agora não fica pensando que seria melhor estar em outro lugar, fazendo outra coisa mais prazerosa. O Agora é de pleno prazer, independente do que você esteja fazendo. Experimente fazer o que estou dizendo e veja o resultado em você mesmo. Muita Luz.

domingo, 21 de agosto de 2011

Com o bicho mulher, nem o diabo pode...

          Gosto de conversar, dizer besteiras, me soltar. Desta vez foi a  Dona Ciça que assumiu o papo. Ela é rezadeira, tira renovação nas casas de família no Sítio Barrado, sempre tem uma lorota para contar. Ontem, depois da reza comemorativa do dia de falecimento do Padre Cícero, na casa de meu sogro, ela me contou uma estória que achei engraçada e repasso para vocês.
          Um camarada fez um trato  com o diabo, pediu uma boa soma em dinheiro para sair das dificuldades financeiras e sobrar mais um tanto, para nunca mais precisar ganhar o pão com o suor do rosto.
          Passou a vida no maior banquete, até que se aproximou o dia do diabo vir buscar sua alma, conforme o combinado. Começou a sofrer com antecedência, não parava de pensar, já não dormia mais de tanta preocupação. Logo agora que a vida estava tão boa, deixar tudo para trás e se entregar ao diabo, queimar eternamente no fogo do inferno!
          Entrou em depressão, antecipando o sofrimento que o esperava do outro lado. A mulher, já muito preocupada também, não querendo perdê-lo tão cedo na vida, disse para sossegar que ela mesmo resolveria esta parada.
           - Você tá doida! O negócio foi comigo, é assunto meu. Eu é que devo pagar.
          - Faça-me o favor! Se aquete home!
          E nisso, no dia tratado com o capeta, ela sai de casa bem cedinho e se dirige para a encruzilhada onde foi marcado o encontro. Chegou mais cedo que o diabo, se despiu completamente, ficou do jeito que chegou ao mundo. Soltou sua vasta cabeleira, jogou para frente e levou as mãos em direção ao solo, ficou de quatro e virou o rabo pro lado do caminho em que o tinhoso deveria chegar. Quando o capeta apareceu, se assustou com o que viu.
          - Que bicho é aquele? Deu mais umas passadas em direção à marmota e assim falou:
          - Os bichos que eu conheço tem a boca assim (e fez o gesto com a mão) e este tem a boca assim (repetiu o gesto). Com os movimentos da mão desenhou no espaço o sinal da cruz, foi o suficiente para estourar, espalhando um fedor de enxofre pra todo lado.
           Com o bicho mulher, nem o diabo pode.

É um sonho e sonhar é preciso...

Amigo, palavra doce, recheada de amor, repleta. Gestos especiais de um ser humano em direção ao outro,fazem acontecer a amizade que atravessa vidas e vidas, registrada no livro da sabedoria que poucos conhecem. Quantos apertos de mãos já selaram uma amizade em sua vida, nem se contam. A gente até esquece, mas o coração agradecido faz contatos sigilosos com o registro no "Book of Wisdom" e mantém esta chama acesa.
Feliz daquele que sai por aí fazendo amigos, semeando pérolas no coração das pessoas, com sua presença alegre e sempre aberta à vida. É bom estar na presença de pessoas assim e gostaria que estes gestos fossem espalhados pelo planeta, para que uma convivência mais pacífica e amiga nos redimisse de tanta violência que se instalou no coração dos homens.
É um sonho e sonhar é preciso.

B O M D I A !

Bom Dia!
Um pássaro solitário com o seu canto matinal vem despertar em mim as lembranças da minha infância no Sítio Flor, quando nestas mesmas horas de incontáveis manhãs, os galos de campinas nos brindavam com cantos belíssimos, em vários acordes, um verdadeiro coro, acompanhados dos açoites estridentes dos bentevis. O despertar no Flor era muito melodioso, as batidas dos chocalhos do gado no curral dava um colorido especial às nossas manhãs.Brindo você caro leitor do Ser Livre, com estas recordações que acendem no meu coração as chamas da alegria dos bons tempos já vividos e muito vivos dentro de mim.