sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Árvores que ajudei a plantar em Brasília.

               Estou em Brasília visitando minhas filhas, meus genros, um netinho e duas netinhas. Desço para brincar com os pequeninos no parque, logo aqui embaixo do bloco onde mora uma das filhas e reencontro árvores amigas que ajudei a plantar na cidade, tempos atrás. Presto nesta oportunidade uma homenagem a tão importantes companheiras.
             
Cambuí - Peltophorum dubium - Árvore plantada na Superquadra Norte 416, em 1978. As mudas foram plantadas com um pouco mais de um metro e hoje, trinta e três anos depois, mostram vigorosos troncos. Estão dando sombra para duas filhas, um genro e duas netinhas. Obrigado Brasília.

Pajeú - Triplaris pachau - Árvore nativa nas matas ciliares do Planalto Central Brasileiro. Plantada na SQN 416, fruto de pesquisa que realizei quando trabalhava no Departamento de Parques e Jardins, na década de 1970. Juntamente com uma equipe técnica competente e com o apoio do então chefe do DPJ, Engº Agrônomo Stênio de Araújo Bastos, de saudosa memória.

Jaqueira já produzindo, plantada na SQN 416. É comum encontrar fruteiras outras como abacate, manga, goiaba, ameixeira, nas áreas verdes da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário