sábado, 24 de setembro de 2011

O melhor amigo do homem...

          Estava saindo da casa de minha mãe agora há pouco, quando na calçada da rua, próximo da esquina, vejo um cachorro bem deitado com a cabeça levantada. Uma pose de muita elegância,  parecia que sua vista se perdia no horizonte, que para o seu tamanho não deveria chegar ao final da praça.
         Para um sábado à noite a praça estava movimentada, bastante gente, acho que esperando o início de uma anunciada seresta que acontecerá logo mais num restaurante chique da cidade. O "maitre" do restaurante mora em Fortaleza, é filho da terra, cozinha maravilhosamente bem.
          É bem provável que o cachorro esteja farejando o cheiro dos temperos do restaurante, quem sabe, aguardando o início da seresta, com mesas fartas de petiscos, não há dúvidas que pelo menos os ossinhos do frango a passarinho caiam e fiquem disponíveis para uma boa noitada, bem farta. 
         Fiquei tão impressionado com o cão que me abaixei um pouco para fitá-lo, olhos nos olhos, e pude ver a serenidade do seu olhar e a certeza de uma noite promissora, pelo menos, até ali tudo parecia muito bem. Tão sereno! Pouco ligou para a minha curiosidade, retribuindo meu gesto com um olhar de agradecimento, possivelmente pela consideração de trocar com ele um olhar de amizade. 

BOM DIA !

Bom Dia!
Estive algumas manhãs sem Internet por isto não postei meus costumeiros cumprimentos matinais. Fiquei ligado nesta emoção dos primeiros momentos do dia e o fiz silenciosamente, de coração. Ser Livre é poder estar com você a toda hora, aberto a um sorriso que brota naturalmente pela simples emoção que sinto ao escrever estas palavras. Um amigo virtual muito real para mim, pois que me toca a sensibilidade, me fazendo vivo, presente e preenchido de uma energia revitalizante. A felicidade é feita de coisas simples, atitudes como esta, que me faz ver a utilidade de se estar vivo. Um dia especial recheado de muita paz e um sorriso aberto a tudo de bom que a vida traz até você.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Caririaçu, um clima diferente na região...

          Hoje, no final da tarde, subi a Serra de São Pedro para passar o fim de semana em Caririaçu. Não me dou muito bem com o calor e Juazeiro estava quente demais, principalmente nas duas últimas noites desta semana. O clima da serra é outro, você sente a diferença logo no meio da subida. No topo, logo que se chega na última curva, junto do Posto Padre Cícero, o vento ameno faz a recepção, me dá boas vindas e aí me sinto em casa.
   Continuo insistindo que Caririaçu, se tiver que crescer economicamente, tem que ser através do turismo. Uma cidade de clima mais frio dentro da região do Cariri, onde as principais cidades ardem no fogo do calor insuportável, atrairá pessoas para passar momentos agradáveis num ambiente mais natural, sem os incovenientes do ar condicionado e ventiladores. 
    Para tanto, nossa cidade tem que se equipar de serviços necessários para um bom atendimento aos turistas. Um dos mais sérios, um fator limitante à instalação de um setor hoteleiro à altura da demanda turística, é a água, tanto em quantidade quanto em qualidade. Vivemos num racionamento constante de água, ou seja, ela chega em nossa casa em dias alternados. O açude que abastece a cidade é pequeno e não atenderia à demanda. É urgente que este problema seja solucionado, tanto para atender as necessidades atuais, quanto para atender ao crescimento da cidade.
          Esperamos dos candidatos à sucessão do atual prefeito, um compromisso com a solução de problema tão sério que vive a nossa cidade. Uma outra questão, que infelizmente tem manchado o nome  da nossa cidade, é a violência. Caririaçu tem se destacado na mídia como uma cidade violenta e isto prejudica muito a intenção de fazer crescê-la na área turística.
           

O reencontro é necessário...

          Saber o que se passa dentro de mim, observar os pensamentos e emoções, ficar alerta  a todo movimento interno. É um falatório sem sentido, uma mistura, um emaranhado, me deixando doido.
          Quando se olha nesta direção é que se vê a necessidade de um equilíbrio, e isto só acontece com a meditação. Insisto em se observar a respiração, o ar que entra e sai. É mais simples e pode ser feito em qualquer lugar e a qualquer hora.
           Com a prática constante a meditação acontece automaticamente. Qualquer preocupação, já acontece uma sintonia e você começa a observar a respiração. Imediatamente a tranquilidade retorna.
           O certo é a paz. Momentos de turbulência acontecem de vez em quando no mundo de paz que você vive. Infelizmente o que ocorre com a maioria das pessoas é o inverso, vive-se na confusão intercalada com instantes de paz e, quando esta chega, é motivo de surpresa - o que está acontecendo comigo?
           Viver em paz é a nossa natureza, esquecemos, nos perdemos.  O reencontro é necessário.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Andar na linha, é quase impossível...

          Andar na linha, para muitos, significa não pisar na bola, trilhar o caminho da retidão. Acho isto quase impossível, principalmente se considerarmos nossa fragilidade humana. Fala-se de pecado, quando se cai na falta com as regras de comportamento religioso estabelecidas, aprendi nos primeiros passos de minha vida como cristão.
          Caregava um fardo pesado, chamado sentimento de culpa, sempe que saía fora das regras. Ainda hoje sou machucado quando não faço como "deveria ser feito". Não nos ensinaram sobre o sentimento altruista chamado compaixão, que simplesmente alivia todo sofrimento, lava a alma por completo. O que nos ensinaram é que o sentimento de culpa só poderia ser aliviado no confessionário, depois de pagar o castigo com algumas preces, pronunciadas sem qualquer sentimento mais profundo, apenas recitadas da boca para fora, como se diz. Por medo de arder eternamente no fogo do inferno se faz de tudo.
          A verdadeira religiosidade só acontece quando se vivencia, de forma consciente, aquilo que se deteminou chamar de pecado. Falhas humanas, comportamentos inocentes, se transformaram em delitos imperdoáveis pela mente pevertida dos algozes, que resolveram tomar a si o controle da conduta humana. Até agora só conseguiram transformar o mundo nisto que aí está: palco de misérias incontroláveis, conflitos e desumanidade de toda natureza.
         

Vou tentar. Se conseguir, te conto...

          Compreensão. É uma qualidade superior, própria daqueles que atingiram o cume da sabedoria. Nós, que estamos aprendendo a viver a vida de forma sábia, devemos procurar a prática da compreensão nas pequenas atitudes diárias, nos pequenos desafios. É uma forma meditativa de se viver.
         Quero, por exemplo, transitar nas ruas da cidade sem que as manobras negativas dos outros me incomodem. Este exercício, para mim, é quase impossível. Perco a calma no trânsito com muita facilidade. Se uma moto me ultrapassa pela direita, e elas passam por todos os lados, xingo de todos os impropérios, e em voz alta. De repente a paz se evapora e um sentimento de muita raiva toma o lugar, não sou o mesmo. Isto consome muita energia vital.
          Compreensão... A atitude acertada.
          Mas, como conseguir?
          Vou tentar. Se conseguir, te conto.

Aceitar é a atitude correta...

          Não passo por aqui tem muito tempo. Os caminhos da vida dão muitas voltas, mas de vez em quando retornamos a um determinado trecho para aprendermos alguma coisa. Por que voltamos ao mesmo lugar repetidas vezes? Será que não queremos aprender a lição? Não seria uma forma de ficarmos mais conscientes de uma realidade que não queremos vivenciar?
          São questões que têm muito a ver como o aprendizado do caminhar. Não gosto disto, não gosto daquilo, não tolero pessoas assim, por que só acontece comigo? São situações que se apresentam  no caminho daquele que tem que aprender algo da vida e tem que procurar a forma de se relacionar melhor com as situações, consigo mesmo e com o outro.
          É muito difícil passar pelo mesmo lugar mais de uma vez, principalmente quando nos incomoda. Aceitar é a atitude correta. É difícil, impossível não.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

O instante...

Degustar o instante, ser totalmente no instante, uma calmaria.
Apreciar a si sendo o instante...

Se entregue totalmente, não há para onde ir, você chegou...

          O tempo corre, escapa de nossas mãos, é assim quando não estamos conscientes, presentes. De repente, sem que nos demos conta, já é passado, se foi. É assim que passamos pela vida e  não vivemos.
           O presente momento, o instante T, como se diz na matemática, é o único momento onde a vida está. Aí a alegria aparece, é sintonizada. Se você se der conta, se se abrir para este espaço, a vida te acolhe, uma paz te toma todo, te invade. Você é a paz, você é Deus, é a Existência, o Nirvana. Uma dança é você.
             Se entregue totalmente, não há para onde ir, você chegou...

O velho dá lugar ao novo...

          A tormenta é necessária para criar um clima de energia em movimento ascendente, à semelhança de um vulcão. As larvas fazem uma destruição sem precedentes em tudo em volta, não deixa nada em pé, uma devastação completa.
          Depois da erupção um sentimento de liberdade, as correntes se romperam. O velho dá lugar ao novo...

BOM DIA !

          Bom Dia!
          Ontem passei o dia sem internet, me ausentei do Ser Livre, não fiz postagens, senti muita falta. Gosto de escrever, soltar as palavras no ar, deixar que assentem na sua telinha. Alguma coisa gosta dentro de mim quando me comunico. Sinto uma paz, fico muito relaxado, é um prazer tocar o outro.
          Meu bom dia é para compartilhar com você este meu retorno com uma vontade grande de dizer: Te amo! É um amor suave, muito bem guardado, uma fonte inesgotável, está sempre jorrando. Um dia assim me faz mais gente e uma alegria vai até você em agradecimento, por abrir também a qualidade amorosa que habita seu coração.
                Muita paz...

domingo, 18 de setembro de 2011

O sorriso é uma expressão natural, não economize...

          Tenho falado muito no prazer, no sorriso, na alegria e muita paz. Coisas simples que nos fazem vivos.
          Pesquisando na internet e encontrei um texto de uma reportagem da Revista Veja que achei interessante e que compartilho como vocês. 
             Em trechos do livro de 1872, Charles Darwin mostra que a expressão de sentimentos não é prerrogativa do gênero humano, e sim algo comum a várias espécies. 
             Sobre o prazer dos macacos ele diz: Eles mostram os dentes e soltam uma espécie de risada. Tão logo sua risada desaparece, uma expressão, que podemos chamar de um sorriso, passa pelo seu rosto. Ou seja, uma expressão de satisfação, da mesma natureza que um sorriso incipiente e semelhante àquela tantas vezes vista no rosto do homem, pode ser nitidamente reconhecida nesse animal. Copiado de: http://veja.abril.com.br/150300/p_150.html
           O sorriso é uma expressão natural, não economize.


Meus parabéns Cinara...

Cinara é uma eterna criança, mesmo depois de fazer quarenta e um aninhos.
É uma menina muito bonita a Cinara, um sorriso aberto sempre que me encontra.
Dou um beijo na testa, ela me pede a bênção e me comovo com sua delicadeza.
Ela me faz criança também, eu agradeço.
Sua inocência é a minha inocência e ela me toca profundamente.
Meus parabéns Cinara, você é uma pessoa abençoada, dessas que a vida agradece por espalhar vida entre os seus.
São tantos amigos, ela faz questão de falar com cada um, dar um abraço, oferecer seu sorriso, sua beleza.
Sua missão muitos desconhecem, mas no fundo eu sei que você está aqui para nos mostrar a simplicidade das coisas, a beleza de ser feliz apenas brincando de viver.

É bom sentir, é bom saber...

A cada instante tudo acontece.
É como se estivesse surfando, vendo o mundo sobre uma prancha.
Ondas mais altas, outras mais baixas, quase planando sobre a superfície das águas.
Uma brincadeira é a vida, nada sério para se fazer, nada para se fazer, um nada.
Um sorriso leve, incipiente, toma a face, preenche meu viver.
É como uma satisfação por tudo, com tudo em volta.
É um viver leve, somos muito leves...
É bom sentir, é bom saber.

B O M D I A !

          Bom Dia!
          Faltam as palavras, sobra silêncio, uma vontade de apenas ser. Fecho os olhos e me vejo por inteiro, apenas um testemunhar. Nenhum lugar para ir, estar aqui é tudo.
          Uma quietude. E só.
          Meu silêncio é o seu silêncio, o silêncio universal.
          Dê-me suas mãos, respiremos juntos o silenciar.