sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pai, obrigada por ser meu pai...

          Recebi um Email da minha filha Clivia em resposta a um relato que fiz de um episódio de minha vida que marcou muito e foi para mim um divisor de águas na busca pela tomada de consciência interior. Compartilho com você, leitor do Ser Livre e recebo este retorno de minha filha, que relato abaixo, como um presente de aniversário que vai acontecer no próximo dia 12 deste mês de Novembro.

          "Pai, muito bonito o que vc falou, realmente me emocionei! Profundo mesmo...nunca soube que isso tinha acontecido com vc, era mesmo só um pouco mais velho do que eu. Pai, para aqueles que estão já acordados, aprendem muito com quase nenhuma dor. A dor é necessária para os que vivem dormindo. Só uma pancada muito forte para acordar aqueles que dormem. Para os que estão já no paraíso, tudo é fonte de aprendizado...A minha fase de sofrimento já passou, e se eu ainda sofro, não chega nem perto do sofrimento grande dos que dormem um sono profundo sonhando com a casa, o carro, com a carreira. Estes sonham enquanto a vida vai passando, enquanto o sol brilha todos os dias, os pássaros cantam, as crianças brincam, as árvores balançam, a chuva cai.. 
          Pai, meu querido pai, fique feliz, porque você colocou no mundo três Jesus Cristo...pessoas que vieram para iluminar esse mundo. Quando eu era bem pequena, me lembro que vc me levava pra fazenda da UnB, eu sentia vc muito feliz naquele lugar, cheio de mato, o sol lindo, as árvores... Vc me deu a liberdade de ser criança, nunca gritou comigo, era uma pessoa leve, pai muito carinhoso. Essa alegria, essa vida e essa liberdade eu conservei porque não fui uma criança reprimida, sofrida, triste, amedrontada. Nada disso fez parte da minha infância. Tive a "educação" para me tornar um anjo quando crescesse. A chácara, o contato irrestrito à natureza... Vc e minha mãe nos criaram pra sermos anjos...acho que é a maior alegria que um pai pode ter: criei meu filho pra ser feliz, neste mundo onde praticamente 100 por cento dos pais tentaram isso pros seus filhos, mas, infelizmente, pouquíssimos conseguiram...
          Se sinta o mais abençoado dos pais...Uma frase que vc disse quando eu era pequena e guardo ela com muito amor, incorporei a mim: disse que quando vc veio pro Lago Norte não quis cortar as árvores do lote, porque aquele lugar era a morada delas e elas estavam lá primeiro, deveríamos respeitá-las. Muito lindo isso...fico muito agradecida à vida pelo presente que ela me deu, o dom de ser natural,verdadeiramente autêntica, tentar ajudar um mundo cada vez mais perdido, pessoas longe de si mesmas, nem sabem quem são, pessoas que sofrem muito e por 24 horas. 
          Agora entendo a frase:"servo de Deus". Quando a mente é totalmente limpa de condicionamentos, ilusões, ela passa a ter só Deus. Todo o conjunto mente, corpo, sentimentos passa a ter só Deus. é porque a pessoa morreu, ela não existe mais, sumiu, desapareceu...só restou...DEUS. Estar assim não é estar só feliz o tempo todo, é estar aberto ao que passa por vc, já que vc não existe mais. é viver muito intensamente tudo:o medo, a tristeza, a alegria. É estar VIVO, em paz...A PAZ é constante e contrasta com outras sensações.
          A sabedoria também está presente em alto grau. O tempo todo se aprende com as mínimas coisas. Hoje mesmo, na hora de ir pra casa, ao invés de fazer um caminho mais curto, rápido, fiz um caminho mais longo, mais prazeroso. Desse fato, revelou-se uma verdade universal: muitas vezes o que é mais fácil, não é o que nos conduz à felicidade. Para senti-la, muitas vezes teremos que fazer o caminho mais longo, mais trabalhoso. 
          Já estou imersa na vida, por isso não preciso levar pancadas, chegar ao estado mais profundo pela DOR, ser forçado a me aprofundar. Já estou na profundidade, um aprendizado contínuo. Hoje me dei conta, Pai: descobri a intensidade ainda jovem, terei ainda um bom caminho de luz pela frente aqui na terra...meus olhos se encheram de água. VIDA, OBRIGADA!!!!!O MELHOR PRESENTE QUE ALGUÉM PODE RECEBER!!!!E todos os dias antes de dormir, eu agradeço por TUDO o que a vida me deu: desde o prato de comida até a consciência espiritual, mando luz pra quem precisa e pra  pessoas mais importantes pra mim.
          Pai, obrigada por ser meu pai, obrigada por ser o grande impulsionador da verdadeira felicidade que um pai pode proporcionar a um filho: O ACORDAR!!!!!!!

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Ser mãe não é fácil não...

Ontem fui ficar com uma pessoa amiga no Hospital Geraldo Botelho, em Caririaçu. Ele estava tomando soro, sentado muito confortavelmente numa poltrona larga. Conversanos, me inteirei do seu estado de saúde, rimos um bocado, pois ele é muito engraçado e tudo leva na brincadeira. Às vezes fico pensando como a doença conseguiu passar uma rasteira nele. Se o milagre existe, é bem capaz de bater à porta desse meu amigo e curar o seu mal. Espero que a força salvadora da Existência chegue até seu coração e faça sua parte. Acredito que a gente só morre no dia por Ela estabelecido. Nem um dia a mais, nem um dia a menos.
Do lado do meu amigo estava uma moça de pele morena, bonita, sempre que nos mostrava sua alegria, tocada pelas bricadeiras que estávamos a levar.
- Por que você está tomando este soro, perguntei.
- Pressão alta, acesso de raiva, me danei com os quatro filhos que tenho para criar, me respondeu ainda aflita.
- Menina, tu nova desse jeito, teu trabalho com estas crianças ainda está começando, e você já assim? Disse, tentando fazê-lá entender que com os filhos a gente vai ter problemas pelo resto da vida. É uma missão, não adianta fazer adoecer o corpo já no começo da empreitada.
Ela encolheu as pernas sobre a poltrona, largou seu corpo de forma relaxada sobre a cadeira, deu mais um sorriso, me parecendo fazer as pazes com a raiva que até então maltratava seu coração de mãe.

domingo, 30 de outubro de 2011

Sua fera, como você está cuidando dela?

          Hoje acordei cedo, fui pro quintal da casa, é bem grande, na minha cidadezinha a gente pode ter um quintal assim. Abri a torneira e deixei a água molhar as raízes do coqueiro. Peguei um coco, retirei a casca, deixei que elas ficassem ali mesmo, tomei a água, estava fresquinha como estava também esta manhã. Comi a "carne" do coco e fui molhar as outras plantas. Dei asas ao meu animal, que gosta de estar junto da terra, sentir o cheiro do mato verde e chão molhado nos pés. Despertei este bicho que vive em mim e que tão pouca atenção tenho lhe dado.
          Cheguei até a cozinha, botei água na jarra para ferver e preparei o meu leite. Estava só, gosto muito da solitude, me passa uma sensação de que não estou só, há uma companhia sempre comigo e tenho certeza vai estar junto, quando o último suspiro acontecer a este corpo. Um sorriso suave me diz, agradeço. Fiz umas torradas e comi junto com uns três sequilhos e dois bolinhos de goma.
          Bem alimentado o meu bichinho. Comecei a pensar como o meu animal foi enjaulado e vive à semelhança de qualquer outro, nos zoológicos deste planeta. São tantas regras, normas, leis, formas permitidas de comportamento tecendo uma grade poderosa em volta dele. Se esse bicho se solta, sei não. Que estrago! Meu Deus!                     
         Sessenta e oito anos vivendo assim! Tudo sob controle, como foi difícil domá-lo! A vida sexual deste bicho, tudo dentro dos padrões permitidos pela Organização Social de sua jurisdição. Suas vontades mais primárias todas sob controle, não se pode facilitar, vai ele faz besteiras. Não se pode confiar. Uma fêmea só é o suficiente para satisfazê-lo por toda vida. A gente dá um jeito. Ela faz sua parte também. E por aí o coitado vai levando a vida, só olhando pras outras, sentindo o cheiro natural do sexo oposto sem poder expressar sua vontade animal. E todos fazendo de conta que tudo está bem, cada um domando sua fera à sua maneira. Sabe-se lá como. Meu Deus!