terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Minha Serra, sei que você também está saudosa...

               Tem tempo que não vou à Praça Padre Augusto, encontrar os amigos, dar uma volta com a família. Minha filha não gosta de sair de casa, mas hoje me pediu para dar uma voltinha. Saímos com vontade de apreciar o clima mais frio do centro da cidade, na parte mais alta, onde o ventinho do Flor costuma passar logo que a noite cai.
               Ir à praça me traz recordações de um tempo que não volta mais, dos encontros com os amigos, dos namoros muito bem comportados da época, olhares tocando o coração de jovens vivendo despretensiosamente, simplesmente curtindo o momento. 
               Hoje a praça não é a mesma. Gente que não conheço é a maioria. Um tempo bem diferente e a preocupação com a segurança, principalmente ao cruzar a rua principal, motos aparecendo de repente e em alta velocidade. 
               De repente, um barulho de sucatas se batendo, uma colisão de duas motos no canto da praça em frente a residência de meu primo e amigo Humberto Borges. Ainda bem que não havia ninguém na calçada, os dois veículos se jogaram em direção à casa. Dois rapazes jogados ao chão e logo recolhidos por uma ambulância. A polícia apareceu em seguida, para registro do fato. 
                Sair de casa hoje em Caririaçu é um risco de vida. Atravessar a Rua Carlos Morais só com muito cuidado e sob a proteção divina. Minha cidade mudou, infelizmente, em alguns pontos, para pior. Tenho saudades das ruas calmas, da praça como extensão da nossa casa, onde encontrávamos os amigos e a conversa se demorava sem tempo para voltar. Um doce de leite em Santana Flor, um cafezinho em Miguel Salú e o som da amplificadora A Voz da Serra com mensagens divertidas, de gente com muito tempo para viver feliz.
               Minha Serra, sei que você também está saudosa.

3 comentários:

  1. Swami,

    Praças como extensão de nossas casas ficaram no passado. Como você disse, até a "minha serra também está saudosa". Temos que conviver com as mudanças e a velocidade em que elas ocorrem atualmente assustam.

    Gostei do seu blog. Vou segui-lo. Visite o meu
    http://wwwnarrativasbreves.blogspot.com/

    Seja seguidor também.

    Um abraço

    Lucia Regina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Regina pelo seu comentário. Li seu blog e gostei muito. Sinto que as palavras saem leves nos seus escritos. Um grande abraço.

      Excluir
  2. PASSOU AGORA EM MINHA MENTE, NÃO UM FILME PURE E SIMPLES, MÁS SIM UNS LONGAS-METRAGENS, DADOS AOS TEMAS QUE VOCÊ DESTACOU, EM MINHA SERRA. SE NÃO VEJAMOS A PALAVRA DOCE DE LEITE EM SANTANA FLOR, QUEM NÃO PROVOU? CAFÉ DE MIGUEL SALU, QUEM NÃO TOMOU? AMPLIFICADOR NO COMANDO DE ZÉ CARVALHO E POSTERIORMENTE POR JOÃO DE SENHOR, QUEM NÃO OUVIU? GUARDO AQUI NOS MEUS GUARDADOS ALGUMAS LETRAS DE MELODIAS QUE FICARAM ETERNIZADAS, O SABOR DO DOCE DE LEITE E DO CAFÉ SÓ QUEM PROVOU PODERÁ DISCUTIR. FOI UM TEMPO, QUE AGORA PARECER TER SIDO BREVE. COMO AQUELE FOI UM RIO...

    ResponderExcluir