quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Nossas motos de cada dia...

               Viajando para Juazeiro passei por uma moto conduzindo uma senhora com uma criança no colo e na frente do condutor do veículo uma outra criança de uns sete anos de idade. As crianças estavam completamente desprotegidas e a senhora não usava capacete. Espero que não, mas é bem provável que esta família esteja indo para Juazeiro, pensei. É muito comum se encontrar na estrada que liga Caririaçu a Juazeiro motos fazendo este percurso, o que envolve um certo risco de acidentes.
               O que me preocupa mais em Caririaçu é a grande quantidade de motos sendo conduzidas por pessoas sem habilitação e sem nenhum conhecimento da legislação do trânsito. Minha sugestão é que os órgãos competentes ofereçam cursos gratuitos a estes condutores objetivando prepará-los melhor para transitar com suas motos nas vias públicas. Já que não se exige dos mesmos a habilitação, que pelo menos os instrua sobre as regras habituais de comportamento no trânsito.
               Acidentes têm acontecido quase que diariamente, principalmente no final de ano, em tempo de férias. Infelizmente, os sinais de trânsito chegaram na nossa cidade antes da habilitação da maioria dos condutores de motos. Está mais do que passando da hora de se enfrentar este problema com seriedade. Cabe ao Legislativo e Executivo caririaçuenses dar um basta nesta questão e dotar a cidade de mais segurança no trânsito.
               Um outro dia três motos cruzaram a sinaleira sob a luz vermelha bem no momento em que a luz verde me dava passagem. Como sou cauteloso, mesmo me sentindo bastante incomodado,  avancei devagar, já imaginando que isto pudesse acontecer. Esta infração é das mais comuns depois da chegada das sinaleiras.
                É comum também você parar o automóvel no sinal vermelho e imediatamente ficar cercado de motos por todos os lados, sem opção de avanço. Mais perigo, não se pode perder a calma sob risco de acidentes.
                Gosto muito de minha cidade e gostaria de viver aqui até o fim dos meus dias, mas tenho inveja das cidades organizadas em que todos procuram dar um sentido de organização a tudo em volta. Se cada um fizesse sua parte, Caririaçu seria uma cidade boa de se viver, o clima agradável já é um diferencial neste nosso Cariri tão quente.
               

Um comentário:

  1. Meu prezado, compartilho com você neste seu lamento. Aqui em J.do Norte não é nada diferente. A quatidade de motos circulando em todas vias públicas é quase como uma praga que está atacando e enfernizando a vida de que vive aqui. Acredito muito na sua idéia de que os órgão responsáveis poderiam desenvolver campanhas educativas no sentido de que todos podessem viver e conviver bem nas cidades.

    ResponderExcluir