quinta-feira, 12 de abril de 2012

Osho mudou minha vida...

               Quando comecei a meditar, isto tem um pouco mais de 25 anos, eu o fiz com uma fé muito grande de que minha vida tomaria um rumo diferente. Eu era nervoso, impaciente, reclamava de tudo, muito pessimista. Olhava para as pessoas mais velhas e via que estas pessoas, à medida que envelheciam, eram mais infelizes e me passavam a ideia de  que a morte era o fim de tudo e eu via muito medo da morte em suas fisionomias. Aliás, nem gostavam de tocar no assunto.
               Então dizia para mim mesmo - não quero ser um velho assim, se eu tiver que ficar mais infeliz do que o que sou hoje, acho que não vou suportar chegar até o fim, tenho que fazer alguma coisa. Será que a felicidade existe? Questionava. Será que é só isto o que chamam de vida? Inquiria profundamente. Se é, não vale a pena ser vivida.
              Aí, um certo dia, encontro Osho, um velho indiano e fui até Ele. Tornei-me seu discípulo, recebi o nome de Swami Arpana Gyan, que significa "ofereça-se a Deus com sabedoria". Comecei a praticar seus métodos de meditação apropriados para a mente ocidental, as chamadas meditações ativas. Minha vida mudou, e mudou para melhor. Conheci vislumbres de felicidade, uma forma melhor de se ver a vida, de vivê-la intensamente e aí posso dizer que viver vale a pena e que envelhecer com sabedoria é caminhar para a vida eterna de braços abertos, sem medo da morte que na realidade é a nossa verdadeira liberdade.
              Osho nos leva a experimentar a vida, vivê-la na sua intensidade, descobrir para que viemos aqui neste lindo planeta. Na página 55 do Seu livro "O que é meditação", Ele diz: Meditação é consciência alerta... cada situação tem de se tornar uma oportunidade para meditar. O que é meditação? Tornar-se alerta do que você está fazendo, do que está acontecendo com você.
               Alguém o insulta: fique alerta. O que está acontecendo a você quando o insulto o atinge? Medite sobre isso; isso muda toda "gestalt". Quando alguém o insulta, você se concentra na pessoa: "Por que ela está me insultando? Quem ela pensa que é? Como posso me vingar? Se a pessoa é muito poderosa você se rende, você começa a abanar o rabo. Se ela não é muito poderosa e você vê que ela é fraca, você salta sobre ela. Mas nisso tudo você se esquece totalmente de si mesmo, o outro se torna o foco. Isso significa perder uma oportunidade de meditação. Quando alguém o insulta, medite.