sábado, 3 de setembro de 2011

É só plugar...

Um grande Amigo conheci, toquei Seus pés.
Um Amigo Especial, Papaji, uma luz intensa e muito amor.
Conheci Sua cidade, bem distante da minha, caminhei muito para chegar até lá. Valeu a pena.
Um Mestre vivo, desses que te dá uma banho de suavidade.
É só abrir as portas em Sua direção.
Foi o que aconteceu e ainda hoje acontece, é só plugar.


B O A N O I T E !

Boa Noite!
          A compreensão dos fatos, a aceitação, por pior que pareça, abre espaço à reconciliação consigo mesmo. Foi o que aconteceu comigo neste dia de hoje. A presença dos amigos, o apoio, o ombro amigo ajuda muito também, é um grande alento.
         Meu boa noite é de muita paz, pois ela agora está tomando chegada, me consolando. Abri espaço dentro de mim, um espaço receptivo, de muita compreensão e aceitação. É a vida, a condição humana como me diz sempre uma grande amiga.
         A nossa passagem pelo planeta é de muito desafio, muita vontade de aprender, descendo muitas vezes ao fundo do poço e retirando dali o sumo de vida. Estive lá de ontem para hoje e visualizei uma esperança muito grande de que tudo vai dar certo, a caminhada será retomada num clima de harmonia, assim como foi no início.
         A garra de viver renasce a cada crise, depois da tormenta. É preciso acreditar que há uma força maior conduzindo tudo, cicatrizando as feridas, amenizando as dores, sarando o sofrimento. Uma música suave me diz da suavidade que me chega neste instante, e aí posso dizer para você: tenha uma boa noite, maravilhosa, melhor ainda...

Uma tristeza suave, suportável...

O sofrer pousou em mim, não me deixa.
Um pouco de paz é o que preciso.
As lágrimas se foram, o peito descansa.
Uma dor assim abre um abismo sem fronteiras.
Respiro fundo, me entrego à dor, respiro outra vez...
A paz vai aos poucos abrindo espaço dentro de mim, ocupando seu lugar.
Respiro fundo mais uma vez, me entrego, faço uma massagem no coração que agradece, se recolhe triste.
Uma tristeza suave, suportável...

Por que tem de ser assim?

Falta um pedaço de mim, sinto.
Algo lá atrás aconteceu e me deixou um vazio enorme.
Estou triste, uma nuvem passa no céu da minha vida.
Está pesada, dói.
Não posso afastá-la, nem pedir ao vento que leve para longe.
Observar a nuvem é o que posso fazer.
Feri corações que estavam bem próximos de mim.
Não sei como reparar, me sinto sem forças.
Pedir desculpas não vai ajudar, eu sei...
Deixar a dor me maltratar é um suplicio, insuportável, desnecessário.
Nada vai mudar, isto também incomoda muito. Me mata aos poucos.
Por que tem de ser assim?

Amanheceu o dia e uma nuvem é minha companhia. Compartilho...

Há uma nuvem passando no meu céu. É de tristeza. Há um sofrimento doendo na minha alma, compartilho com vocês. Espero a nuvem passar para depois abrir meu coração em sua direção. Obrigado.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

A felicidade é real, tão ao dispor quanto o ar que respiro...

          Tenho insistido na alegria, no bem estar, mas, para muitos, são coisas utópicas, sem sentido. Realmente, as coisas sem sentido são as mais importantes para mim, as únicas que transformaram meu viver, para melhor.
          Enquanto fiquei preso no ter, nas conquistas da vida, na busca por um futuro melhor, sem viver o presente, a felicidade parecia sem sentido, coisa de sonhador, gente sem futuro.
          Como agora o futuro deixou de pesar na minha vida, tudo ficou mais leve e pude descobrir que a felicidade é uma coisa real, palpável, tão ao dispor quanto o ar que respiro. 

Nosso Deus e nosso Céu...é um estado d'alma...

          O meu Deus eu costumo chamar de Existência, Osho me ensinou. Não é um ser antropomorfo, como aprendi a visualizar desde a tenra idade. Minha mãe gostava, era bem mais fácil criar os filhos com a ajuda de um Deus imponente, sentado num trono, só vigiando nossas desobediências, controlando nossos pecados, anotando tudo, ameaçando com o fogo do inferno.
           A Existência é uma energia acolhedora, suave, sempre disponível. É bem mais de acordo com o que aprendi com meu pai. Ele nos dizia que o seu Deus estava ali no sítio, no meio das árvores, das fruteiras, naquele ambiente de paz. Ali encontrava seu bem estar em conversas particulares que tinha com o Deus que ele imaginava. Não quero nada de ninguém, não faço mal ao outro, procuro sempre o acordo e tudo faço para viver bem. Esta é minha religião, nos dizia.
           Vi muito pouco meu pai na igreja, gostava mais de ficar do lado de fora, próximo do cruzeiro que ficava na entrada. Os filhos homens deveriam acompanhá-lo, dizia minha mãe. Eu achava ótimo. O padre também não gostava de criança bagunçando dentro da igreja, era duro com a meninada.
           Na velhice ele se enfezava com as dificuldades próprias da idade, mas logo depois estava sorrindo. Morreu como um passarinho, como costuma se dizer, em meus braços. Foi uma despedida muito terna, nunca vou esquecer. Tenho certeza que foi muito fácil para sua alma encontrar a paz merecedora tão logo desencarnou, ele já vivia no seu céu particular, que já era bem amplo, repleto de anjos da natureza e seres afins.
            É importante cuidar do Deus e do céu aqui mesmo na terra, a passagem se torna bem mais fácil, e uma mão acolhedora estará sempre estendida em nossa direção.  

A inocência é a verdadeira felicidade, tem uma qualidade divina...

          Os caminhos que trilhei, em alguns momentos pareciam assim: planos, um horizonte perdido, distante do imaginário. 
       As pegadas não mais existem, mas guardo bem vivas dentro de mim eternas lembranças. Tempos bons aqueles.
                 De manhã logo cedo saía em direção ao sitio, lugar agradável, ar puro, buscando colher frutos maduros no pé. Jaqueiras, mangueiras, goiabeiras, laranjeiras, oliveiras, cada uma no seu tempo. Um lanche especial sempre me aguardava quando me demorava na caminhada. Quase sempre uma água de coco bebida ali debaixo da palmeira. Cachos enormes pendiam de vigorosos troncos. 
                Laranjas doces, amarelinhas, meu pai pedia para esconder as cascas sob as folhas secas. Não deixar rastro. Jaca dura ou jaca mole, um cheiro que se espalhava por tudo em volta. Já sabíamos da disponibilidade de uma merenda farta. Goiabas madurinhas, algumas picadas por pássaros, ao alcance das mãos. O sereno da noite deixado sob gotas em sua casca. Da branca ou da vermelha, todas muito doces. Não esqueço a língua roxa que mostrávamos uns aos outros depois de degustar deliciosas oliveiras. Sob sua copa uma densa sombra, sabiás e sanhaços escondidos entre os ramos, saboreavam também.  
            As boas lembranças da vida reabrem espaços dentro de nós trazendo de volta a felicidade. Não é que tragam de volta, a felicidade está sempre aí, precisa ser reconectada. As lembranças da infância parecem mais vivas, mais vibrantes, mais inocentes. E esta inocência é nossa verdadeira felicidade. Tem uma qualidade divina. 

B O M D I A !

Bom Dia!
        O sol está alto, a manhã deu seus primeiros passos, no coração a alegria respira junto com o ar de paz que me envolve. Achei por bem compartilhar este momento com você. A felicidade diz da leveza da vida que este dia desperta, gostaria que você despertasse assim também, junto comigo.
        A Existência está por tudo em volta, é Nela que me espelho e é com Ela que te dou o meu abraço de bom dia. 
         Carinhosamente, Ser Livre...

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

B O M D I A !

Bom Dia!
        A sensibilidade vem com o despertar. Vejo a sensibilidade como uma consciência de tudo que é belo, da beleza em si, do simples. Um toque de mãos, um olhar com um ar de riso, o colorido do final da tarde, o sol se despedindo...
        O sensível é uma qualidade que brota do ser, se espalha em volta, preenche todo espaço, chega até você. Nesta manhã, algo novo, um broto, a expressão máxima do belo, é meu presente para todos vocês. Feche os olhos, respire fundo, tome minhas mãos nas suas,  abra-se à receptividade, acolha com amorosidade este momento. Leve esta chama com você e compartilhe com os seus.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

O princípio feminino... transformador...

          O mundo está se afastando cada vez mais da qualidade amorosa. Parece que um caos se estabeleceu no planeta e os meios de comunicação só nos trás notícias de desequilíbrios por toda parte. Estamos necessitando de uma nova revolução, a revolução amorosa, a revolução vinda do coração e este passo só pode ser dado pela qualidade feminina.
          Muitas vezes temos que levantar a voz, outras vezes se expressar carinhosamente. É bom nos lembrar de carregar sempre conosco o princípio feminino, capaz de tudo transformar. E o mundo precisa de uma transformação profunda, urgente.
           

Caririaçu, no caminho do desenvolvimento... cuidado!

          Caririaçu tem 26.325 habitantes e ocupa a 68ª (sexagésima oitava) posição de cidades mais populosas do estado do Ceará. No Brasil ocupa a 1.144ª posição. É comparada no estado, em termos populacionais às cidades de Novo Oriente, Milagres, Jardim, Redenção e Campos Sales e no país às cidades de Cambuí (MG), Areias (PB), Jaciara (MT) e Anajara (PA). (http://www.estadosecidades.com)
          Segundo do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Caririaçu é considerada uma cidade pequena, com menos de 50.000 habitantes. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Cidade_pequena).
          Mesmo sendo uma cidade pequena, Caririaçu apresenta problemas sérios em vários setores, notadamente no trânsito. Infelizmente não há fiscalização nenhuma, o DEMUTRAN é completamente inoperante neste sentido. É comum se vê menores pilotando motos, adultos sem habilitação, ausência quase unânime no uso de capacetes. Pessoas embriagadas dirigindo é muito comum, principalmente no final de semana. É uma desordem.
          Hoje, já no final da tarde, quando regressei de Juazeiro, fui surpreendido com sinais de trânsito funcionando no centro da cidade. É um sinal de desenvolvimento, mas com pessoas inabilitadas, completamente leigas no conhecimento dos sinais e leis de trânsito, temo que vá gerar mais confusão. Infelizmente não estão preparadas para circular em ruas sinalizadas. Temo que atravessem o sinal vermelho por pura ignorância, despreparo, falta de costume. O comum é circularem sem qualquer preocupação com a segurança de quem quer que seja, inclusive dele mesmo.
         

Só ser, é o destino de todos nós...

Digo o  que sinto, o que se  passa no coração, é onde  estou mais presente.
As palavras não dizem tudo, são apenas uma indicação.
O sorriso que está em mim, este sim, é completo. Pousa  mansinho e se desfaz numa eterna alegria, banha tudo em volta.
Só ser, é o destino de todos nós. 

BOM DIA!

Bom Dia!
A nossa natureza é amorosa, de paz, de alegria. É dessa matéria que somos feitos. Infelizmente a mente teve que assumir o comando, questão de sobrevivência física, aí fomos deixando a aparelhagem do sentimento sem uso. O resultado é este desamor que está aí, trazendo tanta desarmonia nas relações entre os homens.
Meu bom dia é um chamado ao retorno, ao ser mais primitivo dentro de nós. Nascemos assim, nos esquecemos. Que tal darmos uma virada?
É com você. Ainda há tempo.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Vivo na corda bamba...

Assim que te vi algo novo me aconteceu,
uma vibração diferente,
qualquer coisa inusitada.
Chamam de paixão, já conhecida de outras histórias,
uma bem contada, Romeu e Julieta.
Dizem que enlouquece, se perde a cabeça,
imagino seja assim mesmo, pois sou todo coração.
Te vejo a todo momento,
te acompanho em todas as passadas que dou,
em cada pensamento que me chega.
Teu olhar, teus gestos, teus trejeitos.
Tudo em você me emociona, me tira do sério, brinco de viver.
Uma sensação assim não me deixa em paz,
vivo na corda bamba.

Almas gêmeas...

Claro dia, aquele que te encontrei.
Um olhar foi tudo, só emoção.
Claro dia, uma manhã insolarada, minhas mãos nas tuas.
Num dia muito claro nossas almas se encontraram,
se encantaram, gêmeas no viver.

BOM DIA! Vida longa para todos vocês...

Bom Dia!
Hoje eu pedi uma carta ao Tarô do Cigano. Minha companheira tem muita sensibilidade e é uma verdadeira bruxa, está indo muito bem no estudo das cartas.
Pedi para que ela retirasse uma carta do Tarô como uma mensagem para os leitores de hoje do Ser Livre. Saiu uma carta muito bonita, a de número 20, As Ervas.
"Representa o lado mais belo da vida. Tudo aquilo que depende única e exclusivamente do nosso esforço. Aquilo que semeamos no nosso jardim e o que será colhido depois. Também significa vida longa".

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Mergulho na tua intimidade...

Um olhar é o que te peço,
um encontro de almas,
um encanto...
Mergulho na tua intimidade,
me permites.
Um sorriso suave me diz que você abriu as portas do coração.
É tudo...

Me dou conta, sou outra pessoa...

Não há como ser de outra forma,
não há outra saída, perco a calma, me desespero.
Num momento assim não sei a quem recorrer
e tudo perde o brilho.
Um nó que não tem tamanho.
Desfazer o nó, com cuidado.
Um suspirar me alivia, a intenção de encontrar uma saída,
me acalma um pouco mais.
Olho em volta de mim, uma ordem vai acontecendo.
Me dou conta, sou outra pessoa.

Minha caminhada... pelo Cariri...

          Gosto de andar no meio das plantas pelo viveiro do Espaço Verde, em Juazeiro do Norte, no bairro Lagoa Seca. É muito agradável e se respira a beleza das plantas, o colorido de suas flores e a variedade de espécies.
É um local de fácil acesso e a recepção é bem calorosa.   




Esta é uma flor de orquídea terrestre. Pode ser cultivada diretamente no solo.







Este é um tipo de lacre - Ixora sp., da família Rubiaceae. Flores brancas e vermelhas no mesmo cacho.




Esta é a flor da fortuna ou calanchoe - Kalanchoe Blossfeldiana, família Crasssulaceae. Existe uma grande variedade com flores de cores diferentes.

Canto o instante...

Canto o instante que me chega melodioso,
notas musicais expressando o que se passa comigo.
Tempo de se abrir em todas as dimensões
e fazer soar todos os timbres.
Imagino o som maior,
aquele que transmuda o imaginário,
encanta e faz cantar toda natureza.

B O M D I A !...! A i d m o B

Bom Dia!
          Segunda feira, a semana deu uma volta completa, por quantas vezes isto acontece no mundo nem posso imaginar. Tudo parece do mesmo jeito, uma roda sem fim, passando pelos mesmos pesadelos, as mesmas coisas. Entra dia, sai dia - entra semana, sai semana.
          Há alguma coisa que se possa fazer para mudar a rotina? É a velha pergunta de quem quer tomar novos rumos, fazer novas escolhas, se renovar.
          Vamos fazer desta segunda feira, 29 de agosto de 2011 um início de semana diferente? Que tal dar umas passadas andando de costas? Coisa de maluco? Que tal dar uma forçazinha para o nosso maluco atuar? Entrar em cena...
          É o nosso desafio no rumo de um dia diferente. Um salto para fora da rotina cansativa, enfadonha. Poderemos fazer as coisas com a outra mão, a mais esquecida. Qualquer coisa diferente do cotidiano.
          Meu bom dia é de uma virada. Xô rotina!
          ! A i d    m o B

domingo, 28 de agosto de 2011

Vida a dois, tem de ser cultivada, cuidada...

Acredito na vida a dois quando os dois estão envolvidos em fazer dar certo. Dar certo significa, principalmente, entendimento.
Estar juntos, mantendo a individualidade, os pormenores de cada um, seus ganchos. Nenhuma cobrança.
Quando um fala, o outro dá atenção. Nenhum dos dois é dono da verdade. É bom quando se chega a um acordo num clima de paz. Há tantas coisas pra se dizer um ao outro, muitas vezes sussurrando aos ouvidos, num clima de romance.
Viver com o outro é passar juntos por momentos de tristeza e de alegria com a mesma disposição de fazer da vida a dois um berço de felicidades.

A gente aprende cada uma!

Estou ao vivo, o que? Me pergunto.
Ao vivo. Respondo.
Aprendi, ao longo dos meus sessenta e sete anos a conviver com muitas expressões novas. E a gente vai incorporando sem ao menos questionar, sem se dar conta.
Antes da televisão, e eu vivi este período, nem se ousava dizer uma coisa destas.
Estou vivo, tudo bem. Estou ao vivo não significava nada, no mínimo uma maluquice.
Tudo muda neste mundo da inteligência.

Caminhar em meditação...

Caminhar meditativamente. Perceber cada passo. A sola do pé tocando o solo. Perceba como o pé toca o chão. Cada detalhe. Um pé, o outro pé. Caminhe bem devagar, quase parando, sempre ligado na maneira como o pé toca o solo.
Caminhar assim vai dar a você uma base sólida. Quando estiver caminhando normalmente, dê atenção à sola do pé, como toca o solo. O importante é a consciência do caminhar.

BOM DIA!

Bom Dia!
O momento agora é de uma calma bem suave. Me dê as mãos, se chegue, se junte a mim. Vamos respirar esta atmosfera. É só silêncio.
Você comigo nesta caminhada de paz. Um compartilhar. Amanheço com você, amanhecemos num só ritmo. Uma só melodia.