segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Por que é tão difícil alegrar-se?

          Falo muito da felicidade, Ser Livre passa por uma coisa assim. Você acessando a sua fonte de felicidade. Aí você é livre para ser infeliz, se quiser. Não vou dizer para vocês que estou todo tempo feliz. Não, não estou. Há momentos de angústia também. Mas não faço da angústia o meu viver. Só observo, entro nela pra valer e, assim, logo saio ileso. Ninguém precisa ficar sabendo. Não preciso tomar remédios para os momentos de angústia. Ela vem e vai. Não demora, não deixo que ela faça morada no meu coração. Não suportaria, de jeito nenhum. A alegria é muito mais saudável e duradoura em mim, atualmente.
          Osho diz que "é difícil alegrar-se porque enorme tem sido seus investimentos em permanecer miserável. A menos que você perceba isto, poderá continuar tentando se alegrar mas você nunca será alegre. Aqueles investimentos na miséria terão de ser abandonados imediatamente. Mas todo mundo aprende, desde a própria infância, que a miséria é gratificante. Se você é miserável, os pais tornam-se mais amorosos. Quando você está doente, seus pais dão-lhe maior atenção. Se você está feliz, saudável, ninguém liga, ninguém lhe dá atenção. E a atenção é o alimento do ego. Sem a atenção, o ego não pode viver, ela é sua própria respiração. Assim como o corpo precisa de oxigênio, o ego precisa de atenção.
          Observe esses truques e estratégias da mente e você será capaz de abandoná-los. Não exija atenção, ou você permanecerá miserável. Este mecanismo precisa se tornar consciente. Esteja atento a ele, caso contrário ele destruirá todas as possibilidades de alegria na vida.
          Esteja prevenido, trata-se de uma armadilha muito antiga. Se você estiver disposto a tornar-se um ninguém, se você não estiver necessitando da atenção dos outros, não haverá absolutamente nenhum problema. Você pode se alegrar, pequenas coisas o alegrarão. Na verdade, as pequenas coisas podem lhe proporcionar a maior alegria possível".   

Nenhum comentário:

Postar um comentário