sexta-feira, 26 de agosto de 2011

As duas riquezas da vida ...

          Gosto de viver a vida de forma simples, sem muitas complicações, sem muitos compromissos, somente os compulsórios. Isto alivia bastante, abre espaço para a calma e a paz duradoura. Neste período de treinamento para se conseguir a paz permanente, estas pequenas atitudes são essenciais.
           Se você quer se conectar com a sua fonte de riqueza interior, faça exatamente o oposto do que faria para tornar opulenta sua riqueza exterior. A única atitude semelhante para se conseguir o sucesso em ambas as riquezas, é a perseverança. As duas necessitam de cuidados diários, de muita persistência.
          É bom ser rico por fora e por dentro. É bom também definir o quanto você quer ser rico por fora, qual o seu limite. Quando parti para a luta, quando saí de casa para vencer na vida, meu sonho era ter uma família, um carro, uma casa e dinheiro no bolso. Neste tempo não havia tanta divulgação da caderneta de poupança. Eu também nunca gostei de guardar dinheiro. Eu sempre achava um jeito de gastar o dinheiro da forma mais prazerosa possível. Me divertia com o dinheiro. Me tornei rico na minha medida, nunca quis mais do que isto. Há uma citação que gosto de expressar: "a pessoa rica é aquela que é satisfeita com o que tem".
          Satisfeito com a riqueza exterior adquirida, senti um vazio que não tinha tamanho, me faltava algo, não sabia o que. Só sabia que não era mais dinheiro, não era mais bens, nenhuma sede de consumo. Aí fiz uma viagem no outro rumo, para dentro, fui buscar a riqueza interior. Cada dia faço uma garimpagem nesta mina e quanto mais eu cavo, mais vontade tenho de mergulhar nas suas profundezas. É uma busca sem fim e muito agradável, o sorriso natural que me vem à face me diz. 
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário