sábado, 27 de agosto de 2011

CNEC de Caririaçu, foi um marco na educação do município...


Primeira turma de formandos do Ginásio São Pedro - CNEC - Caririaçu-Ceará. 1965.
Da esquerda para a direita: Geraldo Alves, Jackson, Onisia, Vicência, Fátima Rodrigues, Donana, Marlene Martiniano, Adelina, Catarina Borges, Francisca de Sousa, Aspásia, Aidê, Mariá, Pedro Rodrigues e Flávio Borges.
          A Campanha Nacional de Escolas da Comunidade -CNEC de Caririaçu, merece ser registrada no blog Ser Livre. Foi um marco no setor educacional da cidade. Começou com o Ginásio São Pedro, que teve como primeiro diretor o Padre Vicente Alves Feitosa. Depois foi dirigido pela professora Maria de Nazareth Nogueira Machado, e, finalmente, pela professora Maria Floscoelli Machado Lacerda.
          A foto acima é da primeira turma de formandos do Ginásio São Pedro, na praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte. Segundo um dos formandos, a turma foi hospedada na residência do casal Geraldo Botelho e Nolita Vitorino. Como não havia salão de beleza em Caririaçu, as formandas tiveram de se aprontar nos salões daquela cidade.
          A CNEC de Caririaçu, fundada em 1962, fez história em Caririaçu e a maioria dos professores, que atua na educação da cidade, passou pelas salas de aulas do Ginásio São Pedro e depois Centro Educacional São Pedro, que funcionou até o ano de 2003.
          Dona Floscoelli, como as pessoas da comunidade a chamavam, foi a expressão maior da CNEC em Caririaçu e lutou até os últimos dias de sua vida pela educação dos jovens do município. Ajudou muita gente a conquistar o seu diploma, incentivou outro tanto a retomar os estudos e não mediu esforços para manter a CNEC sempre atuante.

Um comentário:

  1. tem alguma foto no tempo que dona Floscoelli era diretora , nos ano 80 ou 90. não lembro o certo.

    ResponderExcluir