segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

          Recebi hoje, das mãos do Diretor da Escola de Ensino Médio Plácido Aderaldo Castelo, Professor Alberto Pinheiro, um certificado por minha participação como palestrante no III Seminário Caririaçuense de Meio Ambiente, "Solos:  Fonte de Vida, Eqüidade e Sobrevivência do Planeta". Aconteceu pela manhã, no Auditório da Secretaria de Educação de Caririaçu, com a presença de professores, alunos deste estabelecimento de ensino e convidados.
          Quando criança estudei no estão Grupo Escolar Plácido Castelo e fiz saber aos presentes da honra que foi para mim falar para os estudantes que agora têm assento naquela casa do saber. Fiquei impressionado com a recepção que me fizeram e com a forma como se comportaram ouvindo minhas palavras, compartilhando meus sentimentos. 
          Falei sobre a Ecologia Interior, com base nos preceitos adotados pela Unipaz - Universidade da Paz, com sede em Brasília e me espelhei também nos Mestres Osho e  Eckhart Tolle, através dos quais vivi minhas experiências de meditação e centramento. O silêncio vivido durante o acontecimento permitiu que eu transmitisse com sucesso a necessidade de se conhecer a si mesmo antes de tentar conhecer o meio ambiente. Ou quem sabe deixar que estas duas facetas da vida caminhem juntos.
          A vivência me deixou muito sensível, me fez ver o quanto é possível uma virada na vida das pessoas, para melhor, através do conhecimento da sua vida interior. Estar presente conscientemente em tudo que se faz, observar a sua própria casa, como os pensamentos vagueiam, como os sentimentos muitas vezes atrapalham e o que se pode fazer para cuidar do ambiente pessoal, no sentido de se poder viver com qualidade. Tudo de forma simples, de fácil compreensão, com técnicas meditativas ao alcance de todos.
           Fico muito agradecido a Alberto Pinheiro, aos professores, alunos e a todos os presentes, neste dia muito especial para mim. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário