quinta-feira, 28 de julho de 2011

Meu pai foi músico e boêmio...

               Meu pai foi músico, teve alguns professores, entre eles o Padre David Moreira do Ginásio do Crato, hoje Colégio Diocesano do Crato. Com ele estudou violino. Era um violinista e tanto! Tocou também o Banjo, um instrumento de cordas (foto abaixo). Dominava tão bem o instrumento que ficou conhecido no Ceará, no meio boêmio de Fortaleza e do Cariri, como Pedro Banjo. Tocou também clarinete, saxofone, bandolim, cavaquinho e, nos últimos anos de sua vida, se divertia com um teclado, onde dedilhava sonoramente as melodias do seu tempo que mais gostava.
               Quando solteiro teve várias namoradas, garotas que muitas vezes se apaixonavam pela beleza das músicas que ele graciosamente executava nos mais variados instrumentos. Uma delas, que também não se encontra mais entre os seres viventes, chegou a compor algumas músicas com ele. Ela fazia a letra e ele fazia a música. Ela morava com a família em Juazeiro.
             Meu pai, já próximo dos noventa anos, me confidenciou alguns momentos vividos por ele e esta sua namorada em Caririaçu, Juazeiro e Crato. Foi uma grande paixão de sua vida. Minha mãe morria de ciúmes e mesmo na idade avançada não queria ouvir falar sobre o assunto. As nossas conversas eram às escondidas.
            Chegou a cantar para mim a música "Saudades de São Pedro" cuja letra compartilho com vocês, pela beleza do amor tão emocionantemente vivido pelos dois.

Eu e você
O luar no céu estrelado
O amor entre nós dois e depois
Só saudade ficou e nada mais
Assim, só que eu e você
Ouvindo as estrelas
E fitando para a lua
Em você ficando a imagem minha
E em mim a imagem sua.

Quando eu me for embora
Vou chorar muita saudade
Deixando esta terra
Deixo a felicidade
São Pedro é do céu
É terra do amor
Quando eu me for embora
No meu peito fica a dor.

Longe daqui eu vivo a chorar
Pedindo a Deus do céu para voltar
Terra deliciosa, bela e feiticeira
Ó vila magestosa
Em serra altaneira
Quando eu me for daqui
Chorarei de saudade
Só quando eu voltar
Terei felicidade
Meu São Pedro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário