sexta-feira, 30 de setembro de 2011

B O M D I A !

Bom Dia!
      Gosto de conversar com você logo bem cedinho. Infelizmente, estou com minha vida dividida entre duas moradas - Caririaçu, minha residência definitiva e Juazeiro do Norte, onde meus filhos estudam. Infelizmente minha cidade natal continua com o nível educacional muito baixo, não temos escolas de qualidade. Quem quer o melhor para seu filho, uma educação formal mais sólida, tem de buscar recursos nas cidades maiores do cariri.
      Hoje amanheço em Caririaçu, aliás, estou aguardando o dia clarear dando o meu recado matinal. "O significado da Vida", editora Thesaurus, é um livro famoso do escritor hindu Rabindranath Tagore, Prêmio Nobre de Literatura. Gosto dos indianos, estive com eles por duas vezes, convivi seis meses com aquela gente. A prática da meditação me levou até à Índia para conhecer de perto seus métodos, suas vivências. É deste autor o trecho que transcrevo abaixo, de muito significado para nossa vida.
      Na Índia antiga, a concepção era diferente. O homem e seu mundo estava absorvidos por uma única e grande aspiração: conseguir a harmonia entre o homem e o universo. Este pensamento estava acima de tudo, já que não seria possível uma autêntica comunicação com o orbe circundante se antes não lhe fosse este inteiramente familiar.
      Para o homem hindu, o essencial é encontrar-se em plena harmonia com a natureza. O pensamento é possível porque o espírito está em boas relações coma as coisas que o cerca. Se as forças naturais nos ajudam é porque o poder do homem está em harmonia com os poderes universais.
      No ocidente, essa finalidade pertence aos animais e aos seres inanimados, como se existisse uma estranha solução de continuidade no princípio de toda natureza humana. Para o homem ocidental, tudo o que é inferior é natureza e o que leva o selo da perfeição é o humano. É como se colocassem o botão e a flor em duas hierarquias diferentes, como produto de forças distintas.
       Brindo a você, nesta manhã, com palavras de tão elevados significados. Um grande abraço.
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário