domingo, 5 de fevereiro de 2012

Descobrindo as asperezas da vida...

                Estou em Fortaleza, o sol da terra de Alencar está entrando pela janela do apartamento, aquecendo meu braço esquerdo. Olho em direção à Praia do Futuro, só vejo prédios elevados e poucas árvores colorindo de verde o que sobra dos telhados das casas que teimam em continuar de pé.
                Toda vez que aqui chego, me lembro da primeira vez que aqui aportei. Um garoto acanhado, nos seus 15 anos, temeroso da imensidão da cidade daquela época. A Avenida João Pessoa muito larga, difícil de ser atravessada, olhando com pavor e com cuidado os carros que ali circulavam, procurando uma brecha para cruzá-la com segurança em direção à Avenida Tristão Gonçalves, endereço do Ginásio Agapito dos Santos, onde cursei a terceira e quarta séries.
                 Minha mãe insistia para que eu nunca tirasse o santo rosário do pescoço e eu, muito obediente às suas determinações, cheguei à escola na capital do estado adornado com as contas das ave marias e pai nosso, que eu rezava, sempre me lembrando de suas recomendações religiosas. Nunca pensei que este meu gesto fosse provocar risos e mangofas dos colegas de classe. Mas foi o que aconteceu e logo me apelidaram de romeiro do Padre Cícero. Não precisa dizer como me senti. Usar ou não usar? Não podia contrariar a minha mãe que estava distante e, por isto mesmo, merecia ainda mais a minha obediência.
                O que fiz? Circulando na cidade levava no pescoço as contas da prece e quando chegava nas proximidades do ginásio colocava-o no bolso e, com o passar do tempo, a meninada foi esquecendo e me deixando em paz. Não foi fácil para mim vencer as limitações de um beradeiro do interior na convivência com a turma da capital. Estas lembranças me levam de volta àquele menino frágil, de coração puro, descobrindo as asperezas da vida.

Um comentário:

  1. QUEM NÃO TEM UMA HISTÓRIA PARA CONTAR A RESPEITO DA SEPARAÇAO DOS FAMILIARES, NÃO VIVEU TALVEZ UM DOS BONS MOMENTOS DA VIDA, QUE É ENFRENTAR OS DESAFIOS QUE A VIDA NOS OFERECE. VALEU MEU AMIGO, UMA BOA ESTADA NA FORTALEZA QUE DIZEM AGORA É BELA, NÃO SEI DE FATO É OU ESTÁ BELA. UM ABRAÇO.

    ResponderExcluir