sábado, 14 de maio de 2011

Frutos da lama...

 “Comemos uma deliciosa fruta em Fatu-Hiva, uma das remotas ilhas Marquesas, no sul do Pacífico. Demos uma segunda olhada na árvore que produzia tal fruta, e perguntamo-nos como poderia ela dar aquela maravilha, tão diferente em forma e em paladar dos frutos de outras árvores.
O pedaço ou a lasca de uma laranjeira não fazem muita diferença de um fragmento de mangueira ou de uma árvore de fruta-pão; no entanto, quando o mesmo tipo de lama é filtrado através delas, desde as raízes até os ramos, um produto inteiramente distinto acaba por sair.
Esses toscos troncos de árvores que nos alimentam são, na realidade, exímios cozinheiros; a matéria-prima que utilizam não é mais do que aquela mesma substância que as crianças usam para fazer bolinhos, de lama. O melhor cozinheiro do mundo, que tivesse à sua disposição a maior variedade de condimentos e especiarias, jamais poderia converter lama na enorme variedade de delícias que obtemos das simples árvores. Se um cozinheiro algum dia pudesse fazer isso, seria um
Mágico. Na selva, nós estamos rodeados de mágicos.”
Palavras de Thor Heyerdahl, em Fatu-Hiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário