quinta-feira, 7 de julho de 2011

Liberdade animal, está acontecendo...

               Meu pai deixou o corpo no dia 25 de março de 2011, aos noventa e quatro anos. Foi um grande pecuarista, gostava muito de criar gado e vivia deste trabalho. Participou ativamente da EXPOCRATO, por mais de cinquenta anos, levando animais de qualidade, da raça gir, fruto de uma seleção cuidadosa que fazia utilizando até inseminação artificial. Foi muito premiado nos concursos realizados nas exposições agropecuárias do Estado do Ceará. Ainda em vida, quando não mais administrava sua criação, os animais foram divididos entre os filhos, a seleção vendida para pecuaristas da região do Cariri, ficando 14 animais de origem leiteira para minha mãe, Dona Alzira, que gostava muito de vender leite na porta de sua casa, todas as manhãs, para seus costumeiros fregueses. Minha mãe agora está com noventa e um anos de idade e não mais se interessa pela venda do leite
               Algum tempo depois da morte de meu pai, conversando por telefone com minha filha Laelia, que mora em Brasília e é vegetariana – vegana – ou seja, que se preocupa com os animais, evitando o seu sofrimento, expressou sua preocupação com o gado deixado pelo meu pai.
- Faça todo possível para ficar com os animais e deixa-los aí no sítio até o final de suas vidas, me falou minha filha. Eu não sabia o que dizer e falei pra ela que o normal seria vendê-los e depositar o dinheiro na conta da minha mãe.
- Não pai, por favor, não faça isto, se for assim eu compro os animais, me respondeu. Falava chorando, se condoendo com o futuro incerto destes bichinos, principalmente com a possibilidade dos mesmos serem levados para o abate ou serem submetidos a qualquer forma de sofrimento. Ela tem uma tia, minha irmã Cícera, que também é vegana e me apressei em falar com ela que se mostrou entusiasmada com a ideia e logo sugeriu deixar os animais no sítio e as despesas com a manutenção dos mesmos fosse de responsabilidade das duas. Não haveria necessidade de comprar os animais. Ai nasceu o projeto Liberdade Animal que começa com 14 cabeças de gado, animais estes que ficarão pastando no Sitio Flor em Caririaçu, Ceará, Brasil, até o último dia de suas vidas, recebendo alimentação e assistência veterinária. Apresento para vocês, leitores do blog Ser Livre, cada animal deste projeto. Fico feliz por ter uma filha e uma irmã com tanta nobreza em seus corações e mais feliz ainda pelo destino destes animais. Ficarei responsável por conduzir este trabalho e conto com a ajuda de uma pessoa que trabalhou a vida toda com o meu pai, o senhor José Gomes, que tudo vai fazer para cultivar e manter o pasto necessário para a alimentação do rebanho.

Um comentário:

  1. Emocionada e ate mesmo cho0rando, pra variar. Eu te amo, pai! Obrigada por tudo, viu?

    ResponderExcluir