segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Sinais dos tempos...

Fui de um tempo em que não havia energia elétrica em minha cidade, pelo menos como temos hoje. As luzes na cidade acendiam as seis horas da noite e se apagavam as dez. Não precisa dizer que não tínhamos geladeiras e outros utensílios elétricos. Minha mãe contava que seu tio viajava para Fortaleza para comprar novidades para sua loja. Numa destas viagens, trouxe embalado não sei de que maneira, ela não se lembra deste detalhe, uma pedra de gelo para mostrar aos habitantes da vila. Foi aquele reboliço, todo mundo querendo tocar a pedra gelada. Foi motivo de admiração para muita gente e comentários de toda natureza.
O desenvolvimento fez uma revolução nos costumes de minha geração como uma tsunami. Aprendi a datilografar numa máquina com teclados rígidos, duros, precisava de força nos dedos para registrar uma letra numa folha de papel. Para apagar uma palavra era um sacrifício, com uma borracha que quase sempre deixava marcas no papel, quando não rasgava e tinha-se que começar tudo outra vez.
No IPod vou maciamente tocando de leve sobre um teclado virtual, que, com um simples toque, passo de minúsculas para maiúsculas, aparecem símbolos de toda natureza e, para apagar uma letra, é só clicar num x com uma seta invertida. Até correção na grafia das palavras ele faz, sem contar com inúmeros artifícios, facilitando a edição de textos. É um verdadeiro milagre. Hoje ficou muito fácil se fazer um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário