sábado, 29 de outubro de 2011

Rico é aquele que é satisfeito com o que tem...

          O dinheiro não é uma coisa fácil de lidar, principalmente quando não se tem com fartura. O que seria para mim ter dinheiro com fartura? Sei que para cada pessoa esta medida é diferente.
          Meu primeiro sogro, o seu Cornélio, por exemplo, era uma pessoa muito simples. Tudo estava bom para ele, não tinha qualquer ambição. Viveu da agricultura e plantava numa pequena gleba, de sua propriedade, onde tirava o sustento de sua família: sua esposa e um casal de filhos. 
          Quando jovem, ganhava uns trocados a mais, tocando num fole de oito baixos nas festas que aconteciam nas proximidades de sua cidade. Se divertia muito, era muito solicitado, às vezes não dava conta da demanda. O conjunto musical era formado pelo fole, violão, pandeiro e triângulo. Animava festas de casamentos, batizados, aniversários de gente importante e tudo mais que aparecesse.
          Quando chegou aos sessenta anos de idade se aposentou pelo antigo FUNRURAL. Certa vez, me confidenciou, "você sabe Wagner, tenho a maior vergonha de receber este dinheiro todo mês sem trabalhar, sem fazer nada. Quando chego perto do homem que me dá o dinheiro, fico acanhado, nem olho pra ele direito". O que é isto seu Cornélio, o senhor trabalhou a vida inteira na enxada, produziu, agora vai descansar recebendo esta aposentadoria, eu dizia. Vi as lágrimas rolarem na sua face de tanta felicidade. 
          Ele sabia como multiplicar o salário que recebia para atender o seu sustento e o de sua mulher. Homem feliz aquele, com tão pouco! Era sua medida.Vi em algum lugar:"rico é aquele que é satisfeito com o que tem". Seu Cornélio era milionário...

2 comentários:

  1. Nunca vi uma coisa tão verdadeira ! Wagner,adorei.

    ResponderExcluir
  2. Amigo Wagner como você tem contribuido para com os que seguem o seu blog com suas postagens, como esta história do seu sogro. Quantos são tão ricos com tão pouco, enquanto que outros pela a ganância
    que têm vivem a pobreza do ter.

    ResponderExcluir