quarta-feira, 22 de junho de 2011

Plácido Castelo homenageia conterrâneos.

          Hoje participei de uma comemoração na Escola de Ensino Plácido Aderaldo Castelo em homenagem à Professora Maria Floscoelli Machado Lacerda, de saudosa memória, com a inauguração da Sala dos Professores que agora recebe o seu nome e de uma academia em homenagem ao Benemérito Valdemar Bernardino da Silva, que esteve presente ao acontecimento. A solenidade contou com a participação do Diretor da escola, Professor Alberto Pinheiro, Prefeito Municipal Sr. Edimilson Leite, Vereadores, Diretora do CREDE de Juazeiro do Norte, Delegada de Polícia de Caririaçu, professores, alunos, funcionários, membros da comunidade e familiares dos homenageados.
         Segue abaixo as palavras de agradecimento em nome da família, pela homenagem concedida a minha irmã Maria Floscoelli.

Uma vida voltada para a educação.

                Floscoelli, quero começar minhas palavras articulando seu nome, Ceceli como chamávamos em família. É um nome muito bonito, de origem latina, Flor do Céu. Sua chegada ao planeta se deu no dia 24 de outubro de 1944 e sua despedida no dia 30 de outubro de 2003. Foi uma flor efêmera, dessas que se forma em botão, se abre, exala seu agradável perfume e se despede deixando saudades e lembranças inesquecíveis. Por isto esta justa homenagem que a Escola de Ensino Médio Plácido Aderaldo Castelo, através de sua direção, professores, alunos e funcionários lhe concede.

            Você deixou um legado de base firme, edificado pela incansável dedicação à educação no município de Caririaçu. Quantas pessoas, hoje educadores também, não tiveram na bondade e incentivo persistente de Floscoeli o impulso para atingir suas metas? Hoje disseminam pelas salas de aula o exemplo de grandeza que foi esta tão brilhante e respeitada professora. Que esta sala que neste momento recebe o nome de Maria Floscoelli Machado Lacerda, seja uma lembrança viva do legado educacional e cultural lapidado por ela ao longo de sua passagem pela CNEC de Caririaçu, inicialmente como professora do então Ginásio São Pedro e depois como diretora do Centro de Ensino São Pedro, onde permaneceu até quando seu estado de saúde lhe permitiu.

            Sinto-me feliz por estar aqui em nome da família e agradecer por esta homenagem, a inauguração de tão importante espaço, especialmente por se tratar desta escola, berço da formação educacional de Floscoelli , que aqui chegou no início da década de 1950.

            Antes de finalizar minhas palavras peço permissão aos presentes para lhes contar um fato que marcou muito a estreia de minha irmã nos bancos escolares aqui neste estabelecimento de ensino. Lembro-me muito bem do primeiro dia que aqui chegamos – Floscoelli, eu e Rossini. Fincamos pé nos degraus do portão de entrada e aos berros, desesperados, como três bichinhos do mato, fizemos nossa mãe passar o maior vexame e não entramos na escola. Ficamos de castigo o dia todo e no dia seguinte chegamos mansinhos até a sala de aula, ainda muito assustados. Foi uma imposição de limites que nos deu a nossa mãe e, junto com o corretivo físico, recebemos também lições de incentivo para que seguíssemos a carreira do estudo.

            Era um sonho de Dona Alzira ver a todos os seus filhos formados. Floscoelli foi a primeira, recebeu seu diploma de professora em 1963 e veio para sua cidade multiplicar o ideal de sua mãe, abrindo os horizontes do conhecimento a inúmeros discípulos conterrâneos seus.

            Abençoada Floscoelli, colhes hoje mais esta pétala do reconhecimento pelo teu trabalho que teus amigos carinhosamente de oferecem. Um buquê de flor, um roseiral, um jardim é o resultado daquilo que tu semeastes.
José Wagner Borges Machado

Nenhum comentário:

Postar um comentário